JANTAR DE GALA EDV

Enquanto não apresentamos a apreciação e a reportagem fotográfica do Jantar de Gala, comemorativo do 33º Aniversário da EDV, que decoreu no dia 15 de Maio, no Restaurante Quinta da Presa, publicamos na íntegra, para conhecimento de todos, o discurso proferido pela Presidente da Direcção, Isabel Lima.
"Boa noite
Gostaria de apresentar os meus cumprimentos, em nome da direcção da Escola Desportiva a todos:
Representantes das entidades públicas, associações, associados, atletas, treinadores e pais.
Sejam todos muito bem-vindos a este Jantar de Gala. Espero sinceramente que passem uma excelente noite na nossa companhia.
Para nós direcção esta noite já faz parte das nossas melhores memórias.
Há trinta e três anos alguém teve a ideia de criar uma escola que ocupasse as crianças com a prática desportiva. A esta ideia juntou-se a vontade de outros que conseguiram materializar um ideal que se vem concretizando diariamente.
Para todos aqueles que durante estes anos participaram na vida da Escola Desportiva como dirigentes, directores ou seccionistas, treinadores, associados, atletas e pais, instituições públicas e privadas nossas amigas, dirigimos o nosso respeito e agradecimento pelo trabalho realizado.
Numa sociedade em constante evolução, a actual direcção da EDV entende como importante respeitar, analisar as nossas raízes e colher ensinamentos do passado para uma associação desportiva que se pretende organizada, transparente e rigorosa na prossecução dos seus fins.
A direcção da Escola Desportiva de Viana, enquanto órgão executivo de uma associação, por definição, um conjunto de pessoas que se reúne em torno de um fim comum, entende que esta depende unicamente da boa vontade das pessoas que a constituem.
E que boa vontade é esta? Estamos a falar da vontade pura e desinteressada que se preenche unicamente pelo cumprimento do seu fim.
Tal como há trinta e três anos atrás os nossos fundadores tiveram várias dificuldades na concretização do seu ideal, nos dias de hoje os mesmos e/ ou outros problemas colocam-se no desenvolvimento organizado da prática desportiva.
Entende a direcção da Escola Desportiva que o fim que prosseguimos é de tal modo elevado e tem implicações tão profundas a nível desportivo, familiar, social e até económico, que só pode despertar em toda a comunidade que a conhece ou contacta a vontade de colaborar e participar activamente na vida da escola.
Entende a direcção que a Escola Desportiva de Viana será tão mais desenvolvida qualitativa e quantitativamente quanto as pessoas que a servem diariamente.
No inicio do nosso mandato, que tem a duração de três anos, determinámos como objectivo principal o saneamento financeiro da EDV; para isso a direcção viu-se envolvida numa exposição pública da defesa dos argumentos e meios para atingir esse objectivo, numa constante, participada e viva dialéctica, que não servindo para erradicar totalmente os mitos existentes, que chegou a provocar rupturas, reforçou as nossas convicções.
E não é, que apesar da inédita filosofia, da estranheza do discurso, da irrealista forma de gestão, a EDV, com o rigor, a atenção e com o sacrifico de todos os seus agentes está pertíssimo de atingir esse objectivo?
Há coisas fantásticas, não há? E as pessoas e as instituições amigas que trabalham diariamente na EDV e com a EDV só podem ser adjectivadas de fantásticas, não é?
É evidente que ainda temos um longo caminho a percorrer, ainda estamos longe da organização que pretendemos ter e proporcionar, ainda estamos longe de termos uma situação financeira consolidada, mas vamos continuar a trabalhar até atingirmos esses objectivos que estão perfeitamente ao nosso alcance.
Mantivemos a actividade desportiva na totalidade, algumas secções estão a desenvolver um trabalho afincado para captar e alargar as suas bases desportivas, perspectivando o futuro.
E é sempre com a perspectiva no futuro que tentaremos desenvolver nas próximas duas épocas projectos sustentados dirigidos ao reforço da formação desportiva e social para concorrermos à Excelência.
Queremos, sem escamotear as nossas responsabilidades competitivas, mas também por elas, defender, incutir, reforçar e insistir até à exaustão na ideia da Escola Desportiva de Viana ser uma escola de fazedores dos homens e mulheres do amanhã. Ser uma “Escola De Vida”.
Por fim hoje, a Escola Desportiva de Viana reúne-se engalanada.
Destacaremos no nosso seio os melhores alunos, os Campeões, a nossa história. Convidámos os nossos amigos. Estamos em festa.
Amanhã, e nos dias seguintes, com espírito de Festa, e desta Festa, vamos todos continuar o trabalho.
Obrigada."