40º Aniversário EDV: Discurso Presidente da Direção


Exº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo – Eng José Maria Costa
Exº Senhor Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo – Eng. Vitor Lemos
Exºmos Senhores representantes das diferentes Associações
Caros Patrocinadores, Pais, Diretores e Seccionistas, Equipas Técnicas e Brilhantes Atletas

Esta Gala do 40º Aniversário é uma homenagem às mulheres e homens que criaram e nos legaram a digna e honrosa Escola Desportiva de Viana. Infelizmente alguns membros já partiram, outros afastaram-se do nosso caminho; outros permaneceram juntos até hoje, 

Todos os sócios e dirigentes têm a responsabilidade de diariamente continuar com empenho e dedicação a honrar as suas memórias e contribuir para que a Escola continue Digna, Respeitada e cada vez mais forte e organizada.

A Escola nasceu a 12 de maio de 1976, curiosamente, no mês do meu aniversário e da minha filha.Também, em muitos países do hemisfério norte, a chegada de maio é sempre celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Bonitas coincidências.

Somos hoje a maior Instituição Desportiva deste concelho e se este será o lugar onde todos os sonhos dos nossos atletas ou simples utentes serão possíveis, ou se ainda questionam se os sonhos dos nossos fundadores ainda permanecem vivos, encontram esta noite aqui, a verdadeira resposta.

Continua a ser um orgulho fazer parte desta Família, de uma grande Direção, de um grupo campeão, que prima pela coesão, coerência, competência e acima de tudo, comprometimento com esta nobre instituição sempre com um objetivo comum, formar mais e melhores atletas, tornando-as pessoas capazes de responder às mais altas exigências da vida, com níveis de resposta de excelência. Parabéns a todos pela atuação profissional. É sempre um grande prazer fazer parte de uma equipa tão competente!

Temos a capacidade de perceber que a velocidade das transformações sociais faz com que a experiência e o conhecimento acumulados neste clube desde há quarenta anos, por si só, já não chegam e provavelmente hoje, estarão já, profundamente desactualizados face às novas mudanças.

Em conformidade, os clubes desportivos nos mais diversos países do mundo têm de ser capazes de se regenerarem, sob pena de estagnarem, aliás como já é de alguma maneira notório em múltiplos clubes de âmbito distrital, nacional e internacional.

Abrem-se, assim, enormes possibilidades de intervenção que as novas gerações interessadas no fenómeno desportivo não devem deixar de aproveitar e a EDV, com esta direção, estará sempre empenhada e na linha da frente para o fazer. 

Para nós, o mais importante neste momento, para além de ser sempre útil realizar o levantamento dos problemas que afectam os modelos de gestão desportiva, é questionar aquilo que se anda a fazer no âmbito da gestão do próprio clube e quais as suas repercussões no seu desenvolvimento e crescimento esperado.

A crise do desporto moderno parece-nos ser um dos indicadores mais significativos que nos aconselham a reequacionar os modelos tradicionais de qualquer organização desportiva e dos clubes em particular. Tanto o “desporto profissional” como o “desporto educação” estão em profunda crise. Esta crise surge também da desagregação do modelo corporativo do desporto tradicional, que já não responde às dinâmicas da sociedade da nova economia naquilo que esta tem a ver com a industria do entretenimento associada às novas tecnologias de informação e comunicação e ao próprio desporto. 

Nos clubes, sempre foi mais importante “fazer” do que “saber fazer”, ou mesmo questionar “porque é que se faz de determinada maneira”. O “just do it” da NIKE, representa bem uma atitude que conduziu à maior crise do desporto moderno, que surgiu nos inícios de 1999 mas que infelizmente, na maior parte dos clubes desportivos, vai persistir nos próximos anos.

Estes desafios requerem, em matéria de gestão, organização e desenvolvimento dos clubes desportivos, novas atitudes e diferentes soluções, no sentido de serem criadas nova oportunidades para futuras gerações de praticantes, técnicos, dirigentes e espectadores. A não ser assim, ouso deixar o meu alerta, os atuais e futuros dirigentes hão-de ser responsabilizados por não terem sido capazes de promover um modelo sustentado de desenvolvimento, que não comprometesse as práticas desportivas das gerações futuras.

Uma coisa parece-nos evidente. É que se continuarmos a utilizar as mesmas soluções para os problemas que existem, não podemos esperar obter resultados muito diferentes daqueles que já foram obtidos no passado. 

Disse-o num passado recente e reafirmo-o sem rodeios. A EDV tem um projeto consolidado, organizado, transparente, sério e cada vez mais reconhecido pelos seus pares, exactamente porque foi capaz de se adaptar sistemáticamente a essas transformações sociais.

Na EDV, por exemplo, apesar de aplicarmos todo um conjunto de conhecimentos relativos à nossa normal gestão, estes só adquirem significado se forem contextualizados ao ambiente onde estão a ser aplicados. Ou seja, não chega só planear, liderar, coordenar e controlar. Mais do que objectivos e metas, recursos humanos e materiais, muito mais do que conceitos, técnicas e procedimentos mais ou menos quantitativos ou, mais ou menos elaborados, a nossa gestão é efectiva, pois requer, acima de tudo, contexto. Uma coisa é gerir o clube naquilo que diz respeito ao desenvolvimento das suas práticas, outra é, por exemplo, a gestão financeira dessas mesmas práticas.

Por isso somos diferentes, e a nossa paixão aumenta em função dos obstáculos que se encontram ao longo do nosso percurso. Não desistimos, e procuramos constantemente novas soluções e ou direções.

Não me canso de o dizer. A Escola Desportiva abriu-se a novas ofertas desportivas, com grupos com diferentes motivações, preferências e competências. Tudo isto sem perdermos a nossa identidade e a nossa qualidade na maximização do rendimento e da competição.

Promovemos e melhoramos as condições para a generalização da prática desportiva a todos os níveis e idades, cooperamos com os parceiros do associativismo desportivo local e consolidamos e reforçamos o papel do desporto vianense nos contextos nacional e internacional. Somos , provavelmente o maior embaixador da marca VIANA.

Aos sócios, atletas, treinadores, dirigentes, que são hoje premiados, deixo a minha homenagem em nome da Escola Desportiva de Viana. 

O mais importante para a EDV e o seu principal objectivo é a formação de jovens, educando através do desporto. Ainda assim, o número de galardoados desta noite é revelador das capacidades, do trabalho, da organização e da competência dos nossos agentes desportivos e das nossas entidades parceiras, que tornaram possível o que se faz e como se faz. De ano para ano são mais e melhores.

Há cerca de 4 anos atrás disse-o sem hesitações: “A existência de novos espaços face à procura constante dos nossos serviços será a garantia de futuro de cada uma das diferentes secções.” 

O estabelecimento de parcerias estratégicas, onde a Autarquia e a Caixa Agrícola se destacam como parceiros fundamentais, conjugando os vários interesses, são condições “sine qua non” para viabilizar financeira e qualitativamente a EDV.

Temos que evoluir para uma crescente profissionalização da nossa gestão e criação de espaços próprios para assim atrair novos utilizadores para ser possível à EDV melhorar as suas prestações formativas/competitivas. 

Temos que transformar o clube numa entidade que pouco ou nada vão ter a ver o “romantismo” e bairrismo de outros tempos. 

Se bem se lembram, mencionei o grande mestre de gestão Michael Porter quando falou da forma como os clubes poderiam obter vantagens competitivas sobre a concorrência, “no meio é que não se pode estar, no meio não está a virtude, ou se vai num sentido ou no outro. Quem fica a meio caminho e não se decide, acaba por só ter um futuro possível: para baixo.”

Se não arriscarmos na vida, já decidimos que não queremos crescer mais. E isso, sem dúvida, é o princípio do nosso fim.

Arriscamos e crescemos. Agora que a Autarquia cumpriu a sua parte. Cabe a nós cumprir a nossa. É necessário que o nosso Clube seja competente no aproveitar desta oportunidade, num mundo tremendamente concorrencial que emerge diante dos nossos olhos em cada dia. 

Parafraseando o nosso Dr. Midões, “Que possamos todos responder com o melhor do nosso saber a este desafio do tempo que vivemos, para marcarmos de forma inesquecível o tempo dos que estão para vir. Será um legado nosso magnifico!”

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser concretizado e eu sempre acreditei, pois quando sobre ele se lança a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.

Obrigado pela vossa presença, pela oportunidade de "estar" com vocês mais uma vez, aproveitando cada momento, aprendendo a cada momento e o principal de tudo: divertindo-me a cada momento.

....E nada continua a ser por acaso....”

Por isso, queremos ser e somos uma Bandeira e um Exemplo, nesta Região, nesta Cidade, neste País,

Viva a EDV.

Presidente da Direção da EDV
Rui Jorge Martins da Silva