Helena Afonso vence campeã nacional


Helena Afonso, esgrimista da EDV, venceu a competição do Circuito Nacional de cadetes, relegando para o segundo lugar a campeã nacional de cadetes.

Helena Afonso, que recentemente disputou o Campeonato da Europa, prova na qual conseguiu o Estatuto de Atleta de Alto Rendimento, venceu todos os jogos da fase de qualificação e passou à fase de eliminação com o número 2. A vianense, Vice-campeã Nacional de Cadetes, que depois do Campeonato Nacional estava muito focada em vencer a Campeã Nacional, iniciou o jogo da final com muita determinação, conseguindo um ligeiro ascendente na fase inicial. A campeã Nacional, Marta Caride do Sport Club do Porto, conseguiu equilibrar a disputa, tendo-se chegado ao final do tempo regulamentar com uma igualdade a 13 pontos. Na disputa do ponto decisivo, que decorre no espaço de um minuto mas com prioridade sorteada que determina quem vencerá se não ocorrer qualquer toque, a Edvista, mesmo sem a prioridade a seu favor, manteve-se muito focada e conseguiu tocar a sua adversária sagrando-se a grande vencedora desta importante competição. Sofia Vieira, a outra representante da EDV, que ainda não tem grande experiência competitiva, conseguiu pela primeira vez chegar à “final de 8”, terminando no 7.º lugar, a sua melhor classificação desde que iniciou a prática da esgrima.

Na prova do escalão de Iniciadas, mais um grande resultado para a EDV, desta feita através de Ana Silva, esgrimista ainda Infantil, que conseguiu chegar à “final de 8”, terminando no 7.º lugar.

Na prova masculina Tomás Ferreira classificou-se no 5.º lugar, Danilo Costa foi 9.º e Hugo Fernandes terminou no 11.º posto.