Crónicas Técnicas: Os princípios da Esgrima, por José Luciano.

Existem três armas na Esgrima: a Espada, o Florete e o Sabre. Na Espada reflecte-se o “duelo puro” pelo que quem toca primeiro pontua. No Florete e no Sabre existe um conjunto de regras que definem quem tem prioridade para pontuar nos casos dos dois esgrimistas conseguirem tocar no seu adversário. Assim, quem inicia o ataque (o ataque é o alongamento do braço armado seguido de um afundo ou de uma flecha, que são movimentos de pernas) tem prioridade, e no caso de haver um toque válido, é atribuído a quem ataca. Para inverter esta prioridade o adversário necessita parar o ataque do oponente (movimento defensivo com a arma que afasta a do adversário do seu corpo) podendo no desenrolar do assalto, tocá-lo, sendo-lhe atribuído o toque.
A esgrima enquanto desporto, resultou de uma evolução das “lutas de espadas”. O treino para o combate, conjugado com o aparecimento das armas de fogo, resultaram num aperfeiçoar das técnicas no manejo da espada que evoluiu para a criação de uma actividade lúdica, a esgrima de competição, presente nos Jogos Olímpicos desde a sua criação.
A esgrima desenvolve vários aspectos físicos muito importantes para os mais jovens, tais como, a coordenação motora, a agilidade, o equilíbrio e a flexibilidade, além de desenvolver os reflexos, sendo também adequada para desenvolver características mentais e comportamentais de entre as quais se destacam a capacidade de concentração, de resolução de problemas e a rapidez de decisão, sendo esta a razão pela qual a esgrima é por vezes definida, como um jogo de xadrez jogado à velocidade da luz.
O desportivismo a ética desportiva e o respeito pelos adversários está muito presente na esgrima, consubstanciando-se no facto de antes de iniciar o jogo, os esgrimistas se cumprimentarem bem como cumprimentarem o árbitro e o público e no fim do jogo voltarem a efectuar estes cumprimentos, razão pela qual é por vezes designada de desporto de cavalheiros.

Resultados da Esgrima Portuguesa

Portugal tem vários resultados internacionais na esgrima que merecem destaque. A esgrima Portuguesa é uma das modalidades desportivas que já conquistou uma medalha Olímpica, a medalha de bronze por equipas nos jogos olímpicos de 1928. Entre os desportistas portugueses com mais participações em Jogos Olímpicos consta o esgrimista, Henrique da Silveira, que participou nos Jogos Olímpicos de Antuérpia 1920, de Paris 1924, de Amesterdão 1928 e de Berlim 1936. Destaque ainda o título de Campeão Europeu de Equipas Florete – 2000, equipa que integrava o esgrimista da Escola Desportiva de Viana, João Gomes. Em campeonatos do Mundo destaque para o título de Vice-Campeão Mundo Espada 2005, alcançado pelo espadista Joaquim Videira.

Historial da Esgrima na EDV

A esgrima em Viana do Castelo teve o seu início pela mão do Mestre Luís Braga, que hoje dá o nome ao Pavilhão Municipal onde decorrem os treinos.
A esgrima Vianense tem vários êxitos, nacionais e internacionais, um Campeão Europeu (João Gomes), um atleta três vezes Olímpico (João Gomes), uma medalha de bronze nos Jogos Mediterrânicos 2008, várias dezenas de Campeões Nacionais (Iniciados, Cadetes, Juniores e Seniores), e vários atletas que integraram e integram as selecções nacionais.
Os esgrimistas da EDV participam no circuito nacional, com competições de norte a sul do país, bem como no circuito mundial de seniores e juniores, com provas na Europa, no continente Americano, em África e na Ásia.
Os treinos decorrem no Pavilhão Municipal Mestre Luís Santos Braga, de segunda a sexta-feira das 18h30 às 20h00, sendo abertos a jovens de ambos os sexos, a partir dos seis (6) anos.

José Luciano
(Director Técnico da secção de Esgrima da EDV).