EDV JUNTOU 188 JOVENS ATLETAS EM TORNEIO DE BASQUETEBOL



A Escola Desportiva de Viana organizou, no dia 5 de Março, a primeira etapa da XII edição do Circuito Ticha Penicheiro, que juntou, no Pavilhão Municipal de Monserrate, cerca de 190 jovens praticantes de basquetebol, todas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.


O evento, que já tem uma longa tradição na cidade da foz do Lima, juntou 16 clubes provenientes de seis associações distintas: ED Viana, BC Limiense, BC Valença e CP Lanheses (de Viana do Castelo); ATC e SC Braga (de Braga), SC Coimbrões, CD José Régio, SC Guifões e CPN (do Porto); UD Oliveirense, GD Gafanha e CP Esgueira (de Aveiro); Diogo Cão (de Vila Real); Olivais SC (de Coimbra); FC Os Belenenses (de Lisboa).

Entre as 10h e as 17h, as jovens atletas tiveram a oportunidade de disputar cinco encontros entre si e de realizar o jogo do “Elimina”. Depois do almoço, todas ensaiaram uma pequena coreografia de dança, ao ritmo da Prof. Marta Cavaleiro da Open Dance School, que muito alegrou o encerramento do evento.

O almoço foi servido na cantina da Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, que mais uma vez teve a amabilidade de ceder as suas instalações, proporcionando condições para que fosse preparada uma refeição capaz de revigorar a energia das pequenas basquetebolistas.

No final do torneio, todas as equipas levaram para casa um pequeno e tradicional “cabeçudo” produzido pelos utentes da APPACDM, uma t-shirt e uma edição do livro Romaria da Srª. D’Agonia.

O Circuito Ticha Penicheiro homenageia a mais bem-sucedida basquetebolista portuguesa de todos os tempos, que durante vários anos jogou na WNBA, onde bateu recordes no capítulo das assistências.

A Escola Desportiva de Viana agradece o apoio e o empenho de todos os encarregados de educação e atletas do clube na organização deste torneio, e não pode deixar de referir as entidades e os patrocinadores que, em boa hora, se associaram ao evento: Câmara Municipal de Viana do Castelo, Agrupamento de Escolas de Monserrate, União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Junta de Freguesia da Areosa, Clínica Médico Dentária de Aver-o-Mar, Lda, filial da Meadela, Pingo Doce de St.ª Marta, Ameadella Pastelarias, Delta Cafés, AVICOPIA, Padaria de Carreço, Casa do Doce e Carpintaria Vital. Um agradecimento muito especial também à fisioterapeuta Rute Cruz, nos 1º socorros; ao Laureano Freixo na cobertura fotográfica, às cozinheiras e restantes colaboradores da escola e do pavilhão, que se revelaram incansáveis no desempenho das suas tarefas.

O associativismo e a colaboração desinteressada ainda desempenha um grande papel na construção das sociedades, e este evento é a prova disso mesmo.



Cumprimentos,



A secção de basquetebol EDV