Carolina Oliveira e Helena Afonso no Campeonato do Mundo


As esgrimistas da Escola Desportiva de Viana, Carolina Oliveira e Helena Afonso, integram a selecção nacional que vai disputar o Campeonato do Mundo de Cadetes e Juniores, que se terá lugar em França.


Carolina Oliveira, campeã nacional de juniores, vai participar pela primeira vez num Campeonato do Mundo, mas já tem alguma experiência internacional. A Vianense esteve presente na época passada no Campeonato da Europa, prova na qual conseguiu o estatuto de Atleta de Alto Rendimento, e na presente temporada já disputou o Campeonato da Europa de Cadetes, várias provas do Circuito Europeu de Cadetes e o Torneio Internacional de Paris. Os resultados internacionais já alcançados (9.º lugar no Torneio Internacional de Paris; 10.º lugar no Circuito Europeu de Manchester), indiciam que a Edvista poderá classificar-se entre as melhores deste Mundial. 


Helena Afonso, vice-campeã nacional de cadetes, vai também disputar pela primeira vez um Campeonato do Mundo. A jovem esgrimista da EDV, que já tem alguma experiência internacional de relevo, parte para França com o objectivo de consolidar o lugar que ocupa entre as melhores cadetes Portuguesas e tentar um resultado que lhe permita conseguir o estatuto de Atleta de Alto Rendimento. Helena Afonso está focada na equipa nacional de cadetes, sendo esta experiência internacional de grande importância para a próxima época, na qual a vianense pretende disputar o Circuito Europeu de Cadetes. 


As esgrimistas da EDV serão acompanhadas pela treinadora Eugénia Queirós, que será responsável pelos treinos a realizar em frança e pela orientação das atletas durante as provas que vão disputar neste Mundial de Cadetes e Juniores.