Trail: Vitória inédita no ultra trail de São Mamede

A Escola Desportiva de Viana conquistou uma vitória inédita no Ultra Trail de São Mamede (UTSM), com a colocação de três atletas no “Top 5” e com o triunfo, no feminino, de uma prova de três dígitos.

O Ultra-Trail da Serra de São Mamede foi um evento de trail running, que decorreu no dia 16 de maio, em Portalegre. Apresentando-se, segundo a organização, Organização de Atletismo de Portalegre, como o Ultra Trail de Portugal mais participado, com a presença cerca de mil e trezentos atletas, integrou três provas, de caráter individual, em formato linear, numa única etapa, em regime de semiautonomia: o Ultra Trail (UTSM) com a distância de 100km, o Trail Longo (TLSM) com 42 km e o Trail Curto (TCSM) com 25km.

A edição de 2015 foi uma das quatro provas pontuáveis para o Circuito Nacional de Ultra Trail - Endurance e recebeu a classificação de grau 2 (numa escala de 1 a 4), pela Associação Trail Running de Portugal (ATRP). O percurso do UTSM foi ainda certificado pela International Trail Running Association (ITRA) com 3 pontos, num máximo possível de 4. Conferiu aos seus finishers três pontos de acesso para a edição de 2016 do Ultra-Trail du Mont-Blanc.

A EDV- Viana Trail inscreveu nove atletas na prova rainha, tendo feito história nesta quarta edição do UTSM. A partida foi dada às zero horas de sábado, no Estádio dos Assentos, em Portalegre.

Ricardo Silva foi, mais uma vez, o vencedor absoluto, batendo o record do trajeto em mais de vinte minutos, correndo os 100 km, com 3500 m de desnível positivo, em 9:55:20, com uma velocidade média abaixo dos 6min/km. Considerou que “a principal dificuldade foi a distância”, tendo sido necessário vencer o cansaço, que começou a sentir a partir do quilómetro quarenta. O campeão destacou o apoio incondicional dos colegas de equipa, quer pelos presentes, quer por aqueles que embora longe, sabia que estariam a torcer pelo seu êxito. Nas suas palavras: “quando se faz parte de uma equipa em que todos trabalhamos no mesmo sentido, tudo fica mais fácil”.

A comitiva edvista encheu-se de orgulho quando avistou o segundo atleta a regressar ao Estádio dos Assentos, uma vez que também vestia a familiar camisola amarela e preta. Jérôme Rodrigues, nome bem conhecido do Trail nacional, concluiu os 100 km em dez horas e trinta minutos. Mencionou como maior obstáculo o facto de o “piso ser bastante irregular, pelas inúmeras pedras soltas que se encontravam nos estradões que compunham o percurso, e o calor que se fez sentir nas primeiras horas da manhã”. Acrescentou que ele e o Ricardo correram alguns riscos ao encabeçar desde o início a ultra distância. Considerou que “ver o dia a amanhecer enquanto se sobe para o Castelo do Marvão é a imagem mental que imortaliza aquela prova”. O Edvista “não tinha qualquer tipo de expectativa, apenas residia o desejo de terminar a prova”, tendo em consideração que no ano transacto foi obrigado a abandoná-la, devido a problemas físicos. Como afirma o Jérôme, nesta modalidade “nada está decidido até cruzarmos a meta”!

De salientar mais duas prestações individuais dos trail runnners auri-negros masculinos, a de Jorge Rocha que obteve um magnífico quinto lugar e a de Gabriel Meira, que se distinguiu na sua categoria (M40), tendo obtido o terceiro lugar.

Quem também subiu ao lugar mais alto do pódio foi Ana Rocha, que conseguiu uma esmagadora vitória, percorrendo os trilhos em 12:14:46, com uma vantagem de 43 minutos para a segunda classificada. A atleta da EDV-Viana Trail fixou um novo record feminino, tendo retirado uma hora e seis minutos ao tempo alcançado por Júlia Conceição, no ano de 2013. Este triunfo teve um sabor especial para a Ana, tendo em consideração que a mesma regressou de um período de convalescença, derivado a um problema de saúde, que a obrigou a abandonar os trilhos e a competição cerca de dois meses e meio.

Ana salientou que tinha “muita vontade de correr, de sentir a noite, o amanhecer, os trilhos, a superação, de fazer a equipa sentir orgulho”, mas particularmente de se sentir ela mesma. A edvista tinha algumas expectativas, contudo possuía algum receio de como o seu corpo iria reagir ao acumular da quilometragem. Com a sua enorme capacidade de superação, o resultado foi, como a própria intitula, “inacreditável”.







Classificações no Ultra Trail de São Mamede
CLASSIFICAÇÕES POR EQUIPAS
EDV-Viana Trail - 1º Lugar

CLASSIFICAÇÕES INDIVIDUAIS
Ricardo Silva – 1º (Geral M) – 1º (SEN M) – com o tempo de 9:55:20
Jérôme Rodrigues – 2º (Geral M) – 2º (SEN M) – com o tempo de 10:30:32
Jorge Rocha – 5º (Geral M) – 5º (SEN M) – com o tempo de 11:07:50
Gabriel Meira – 12º (Geral M) – 3º (M40) – com o tempo de 11:50:23
Ana Rocha – 1ª (Geral F) – 1ª (SENF) – com o tempo de 12:14:46
Telmo Ferreira – 23º (Geral M) – 14º (SEN M) – com o tempo de 12:27:55
Artur Matos – 51º (Geral M) – 5º (M45) – com o tempo de 13:31:30

Todas as classificações disponíveis em: www.utsmportalegre.com