Esgrima: EDV com quatro medalhas no Nacional de seniores

A Escola Desportiva de Viana foi o clube mais medalhado no Campeonato Nacional de Esgrima, no escalão de seniores, conseguindo quatro subidas ao pódio, três na competição individual e uma na competição por equipas. Carolina Oliveira foi 2.ª, Cátia Ferreira 3.ª, Gael Santos 3.º e a equipa feminina foi 3.ª classificada.

Carolina Oliveira foi a grande revelação do Nacional de Seniores ao sagrar-se Vice-campeã nacional. A jovem Carolina, que é atualmente campeã nacional de cadetes e campeã nacional de juniores, sabia que tinha possibilidades de vencer, pois já venceu esta época uma prova de seniores, mas sabia que a tarefa era difícil porque as esgrimistas mais cotadas estavam todas presentes e apostadas na vitória na prova mais importante do calendário nacional.

A vianense entrou muito determinada na prova e conseguiu passar ao quadro principal com o número 1, o que aumentou a sua motivação e a preocupação das adversárias. Com um quadro favorável, Carolina Oliveira chegou à final onde defrontou Sofia Gouveia do Sport Club do Porto, esgrimista que já foi campeã nacional de seniores. No início do jogo Carolina Oliveira conseguiu alguma vantagem no marcador, mas a sua cotada adversária conseguiu equilibrar e empatar a 14 toques. No final o último toque foi atribuído a Sofia Gouveia, numa decisão de arbitragem polémica e muito contestada pelos técnicos da EDV, mas que se manteve, terminando assim Carolina Oliveira no segundo lugar e sagrando-se vice-campeã nacional de seniores, ficando toda a comitiva da EDV com um “amargo de boca” pois o título podia e devia ter vindo para Viana.

Cátia Ferreira, esgrimista experiente e regressada à competição para este nacional de seniores, esteve a um toque de disputar a final, perdendo com Sofia Gouveia pela diferença mínima, tendo ficado muito perto de acontecer uma final vianense. Catarina Afonso, terminou no 7.º lugar, abdicando da sua prestação individual em prol da equipa. Catarina sofreu uma pequena lesão e, para não a agravar e poder jogar por equipas no dia seguinte, abandonou durante o jogo com a sua colega de equipa, Cátia Ferreira.

Na competição por equipas, prova distinta da individual, a equipa feminina terminou no terceiro lugar.

Gael Santos, que vai disputar o Campeonato da Europa de Seniores, no início de Junho, apresentou-se com alguma fadiga muscular resultante da intensificação de treino no estágio que realizou na Polónia, estágio financiado pelo projeto de qualificação olímpico patrocinada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela Caixa de Crédito Agrícola e pela EDV. O vianense demonstrou já um elevado nível competitivo, perdendo somente com o seu colega de seleção, Álvaro Noite, que se sagraria campeão nacional, terminando no terceiro lugar.

A aposta num bom resultado no Europeu, que pela proximidade de datas com o nacional de seniores iria condicionar a prestação do vianense neste nacional, foi ponderada e assumida pois o Campeonato da Europa pontua para a qualificação olímpica, que é o grande objetivo de Gael Santos. Segue-se agora o Europeu no qual o vianense aposta numa boa classificação.