Esgrima: Carolina Oliveira vence Olímpica Portuguesa

A esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Carolina Oliveira, venceu a última competição sénior do circuito nacional, vencendo na final a Olímpica Portuguesa e Campeã Nacional de seniores, Débora Nogueira do Ginásio Clube Português.

Carolina Oliveira, que é campeã nacional de Cadetes e Juniores e número 1 dos rankings nacionais de Cadetes e Juniores, venceu a sua primeira competição de seniores, relegando para segundo lugar a internacional Olímpica Portuguesa e Campeã Nacional de seniores, a experiente esgrimista do Ginásio Clube Português, Débora Nogueira, por 15/12.

A vianense entrou determinada na competição vencendo todos os jogos da fase de qualificação. Com este início triunfante, a Edvista começou a pensar que poderia subir a um dos lugares do pódio, facto que já acontecera na época passada na qual se classificou em 3.º lugar numa competição sénior.

No quadro principal, Carolina Oliveira eliminou as suas adversárias, umas com mais outras com menos dificuldade, até chegar à final e defrontar a Campeã Nacional, Débora Nogueira, que entre outros resultados de destaque no seu curriculum tem a participação nos Jogos Olímpicos. Contrariando o natural favoritismo da Campeã Nacional, Carolina Oliveira entrou determinada e controlou o jogo, não permitindo que a lisboeta jogasse como normalmente gosta de jogar. A postura de Carolina Oliveira colocou muitas dificuldades à Campeã Nacional e permitiu manter-se na dianteira do marcador, acabando por vencer por 15/12 e assim subir, pela primeira vez, ao lugar mais alto de uma prova do circuito nacional de seniores.

Com mais esta brilhante prestação, à qual se juntam os títulos nacionais de Juniores e Cadetes, o 30.º lugar no Campeonato da Europa e as classificações ao nível dos dezasseis-avos-de-final em competições internacionais, Carolina Oliveira é já uma certeza da esgrima Portuguesa, merecedora de mais e melhor apoio das entidades oficiais com vista à consolidação das suas prestações a nível internacional, onde poderá alcançar lugares de destaque.