João Queirós e Ivo Santos, esgrimistas da Escola Desportiva de Viana, participaram na Taça do Mundo de Madrid, tendo pontuado para o ranking mundial, sendo agora, respectivamente, número 132 e número 201 do mundo.
Os esgrimistas da EDV integraram a selecção nacional que participou na etapa da Taça do Mundo que se realizou em Madrid tendo como objectivo pontuar para o ranking mundial (para o que necessitavam de ultrapassar a fase de qualificação) e ganhar experiência internacional, pois estão ainda no seu primeiro ano como Juniores.
João Queirós, que já conta no seu currículo desportivo internacional com uma medalha de bronze no Campeonato do Mediterrâneo, entrou em competição com algum nervosismo que o impediu de jogar ao seu nível normal. Mesmo assim, conseguiu atingir o primeiro objectivo que lhe fora definido – ultrapassar a fase de qualificação, apurando-se para a fase de eliminação, na qual se pontua para o ranking mundial da modalidade. No quadro principal, já a jogar de forma mais concentrada e menos nervoso, eliminou com alguma naturalidade alguns adversários acabando por perder com o número 8 do mundo, o Grego Kontochristopoulos, que terminaria a competição em 2.º lugar. Com esta prestação, João Queirós pontuou para o ranking mundial, no qual ascendeu ao lugar 132.
Ivo Santos partiu para esta competição com o objectivo de pontuar para o ranking mundial. Na fase de qualificação da prova acusou em demasia o “peso” desta meta, mas conseguiu atingir o objectivo, qualificando-se para a fase de eliminação. Já no quadro principal desta Taça do Mundo, Ivo Santos foi eliminado pelo Dinamarquês Johansen, número 41.º do mundo, mas pontuou para o ranking mundial, ocupando agora o lugar 201desta tabela mundial.
A secção de Esgrima.