O esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Gael Santos, que está a preparar-se para o Campeonato do Mundo de seniores, disputou o Open de Londres e classificou-se em terceiro lugar, demonstrando desde já um excelente ritmo competitivo, que permite acalentar a esperança de uma boa prestação no Mundial.
A prova londrina teve duas fases, uma para apuramento e uma fase final reservada aos 16 melhores classificados. Na primeira fase, o vianense venceu todos os jogos que disputou, passando ao quadro de eliminação com o número um. No quadro de eliminação desta fase, Gael Santos venceu com naturalidade os dois jogos que disputou, um por 15/3 e outro por 15/6, apurando-se para a fase final do Open de Londres. A fase final da competição, limitada a 16 esgrimistas, teve uma qualificação prévia na qual o edevista venceu três dos quatro jogos disputados. No quadro final de eliminação, Gael Santos entrou a vencer, derrotando o holandês Borst, esgrimista que tinha vencido o vianense na segunda fase de qualificação. Nas meias-finais Gael Santos foi eliminado pelo tunisino Samandi, número 36 do Mundo, que acabaria por ser o vencedor da prova. Gael Santos terminou a sua prestação no Open de Londres no terceiro lugar, subindo uma vez mais ao pódio numa competição internacional.
A próxima participação do jovem auri-negro será no Campeonato do Mundo de Seniores, que se realiza em Budapeste, entre 5 e 12 de Agosto.