Como foi?

Como previsto, realizou-se, no passado dia 9 de Maio, o colóquio amplamente divulgado e subordinado ao tema “olhares sobre o desporto de competição”.
Foi com enorme satisfação que recebemos no Auditório da ESE pais, atletas, técnicos e dirigentes desportivos de várias modalidades e clubes e foi, ainda, com agrado que vimos como o debate que se seguiu às intervenções proporcionou momentos de grande partilha.
Os objectivos traçados para esta iniciativa foram cumpridos e ambos os oradores contribuíram para que tal acontecesse.
O Doutor António Cardoso apresentou, em traços gerais, a evolução do Desporto até à Modernidade; chamou a atenção dos presentes para questões como a luta pelos resultados que polariza o desporto amador e o desporto profissional; demonstrou existir sujeição dos clubes e escolas aos diferentes poderes locais e globais; colocou a tónica na substituição de valores e atitudes no desporto, em articulação com a questão do desporto como fenómeno social que está sujeito às transformações sociais e tipos de controlo de diferentes origens, entre as quais económicas; apresentou a perspectiva de vários autores e actores envolvidos no fenómeno desportivo e nos diferentes níveis de tomada de decisão na actividade; finalmente, apontou o desporto enquanto produto de mercado (espectáculo e indústria) mas, ao mesmo tempo, gerador de identidades apoiado em questões como o “eu”, o “nós” e a pertença ao grupo.
O Dr Manuel Pereira, por sua vez, aproximou a sua apresentação da realidade da Escola Desportiva de Viana, e procurou definir, por um lado, o papel da Psicologia no desporto, bem como o lugar do Psicólogo nas equipas e sua interacção com os diferentes actores. Por outro lado, demonstrou como cada atleta é um ser único, resultado de um conjunto de factores interdependentes e complexos. Procurou, e conseguiu, criar abertura para o debate ao apresentar situações concretas e específicas de cada modalidade e sua ligação a questões psicológicas determinantes para o rendimento dos atletas. Finalmente, salientou formas de intervenção e competências que podem, e devem, ser trabalhadas pelo Psicólogo, mas também pelos treinadores, pais e dirigentes desportivos. Desta forma, ficou claro que é legítimo transportarmos todas estas questões a outras áreas de vida, pelo que definiu, no final da sua apresentação, a Escola Desportiva de Viana enquanto Escola de Vida, num feliz jogo de palavras com base nas inicias da EDV.
Dado o sucesso desta iniciativa, a direcção da Escola Desportiva de Viana garante não se furtar à sua responsabilidade na formação integral dos jovens que integram as suas secções e procurará oferecer à comunidade mais oportunidades de aprendizagem, partilha de experiências e espaços de reflexão.
Aproveitamos, ainda, para reiterar os nossos agradecimentos aos dois oradores que amavelmente aceitaram nosso convite, à Escola Superior de Educação a cedência do auditório e a todos os participantes que deram sentido a esta iniciativa.
A direcção.


Made with Slideshow Embed Tool