Carolina Oliveira a melhor esgrimista Portuguesa de sempre em Europeus de sénior.



Carolina Oliveira a melhor esgrimista Portuguesa de sempre em Europeus de sénior. 

Carolina Oliveira, esgrimista júnior da Escola Desportiva de Viana, disputou o seu primeiro Campeonato da Europa de seniores e, tal como já fizera noutros escalões etários, chegou aos 16-avos-de-final, terminando no 28.º lugar que é o melhor resultado de sempre da esgrima feminina Portuguesa em Europeus de sénior. 


A época desportiva da Vianense sofreu uma grande contrariedade pois uma lesão a uma semana do Europeu de Juniores impediu Carolina Oliveira de disputar quer esta importante competição, quer o Mundial de juniores. Com os dois grandes objectivos afastados, a época da Edvista foi reprogramada para disputar a mais importante prova europeia, o Campeonato da Europa de seniores. A atleta, que já frequenta o ensino superior, focou-se na recuperação da lesão e no retomar dos treinos, aproveitou todas as possibilidades para ganhar ritmo competitivo e chegou ao Europeu de seniores num bom momento de forma que lhe permitiu fazer o que ainda não tinha sido feito por qualquer esgrimista Portuguesa. 



Carolina Oliveira, que partia para o Europeu sem ranking internacional de seniores, conseguiu três vitórias na fase de qualificação que lhe permitiram passar ao quadro principal. Na fase eliminatória, Carolina Oliveira eliminou a britânica Kate Beardmore por 15/10 e deu grande “luta” á número 1 do quadro deste Europeu, a Italiana Chiara Cini, terminando no 28.º lugar. Com este brilhante resultado, Carolina Oliveira melhora o Estatuto de Desportista de Alto Rendimento, subindo um nível neste lote restrito de desportistas Portugueses. 

Carolina Oliveira, que com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo está integrada no projecto para a qualificação Olímpica de Tóquio 2020, irá no próximo mês de julho, participar no Campeonato Mundial de Séniores, na China e na próxima época disputar a Circuito Mundial de Juniores e algumas provas do Circuito Mundial de seniores para preparar este grande objectivo, difícil mas possível que é o de ser apurada para os Jogos Olímpicos.