Gael Santos partiu para o Campeonato da Europa de esgrima com o objetivo de obter uma boa classificação moralizadora para iniciar a caminhada para o apuramento Olímpico do Rio 2016 e que lhe permitisse obter o Estatuto de Atleta de Alto Rendimento, Estatuto que perdera após lesão que o atormentou na época passada.
O vianense conseguiu uma fase de qualificação de excelente nível, tendo vencido a sua poule de qualificação com quatro vitórias em cinco possíveis, entre as quais se destacam as vitórias sobre dois esgrimistas de nível mundial, o Italiano Edoardo Luperi, medalha de Bronze neste Europeu e 14.º do Ranking Mundial e o Françês, Erwan Le Pechoux 16.º do Ranking Mundial. Com este resultado, Gael Santos passou ao quadro principal com o número 16.º, terminando este Europeu no 33.º lugar. Para esta boa prestação desportiva muito contribuiu o estágio internacional que o vianense realizou na Polónia, estágio que só se tornou uma possibilidade por estar integrado num projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que tem o apoio da Caixa de Crédito Agrícola e da EDV, projeto que permitiu reunir o financiamento necessário para esta preparação internacional.
Com este resultado, Gael santos conseguiu um salto de cerca de 100 lugares no Ranking Mundial, ocupando agora o lugar número 181.
Agora Gael santos vai continuar a sua preparação pois no próximo mês irá disputar o Campeonato do Mundo de Seniores, com mais confiança e com a tranquilidade que o Estatuto de Aleta de Alto Rendimento lhe transmite, focado num resultado que lhe permita continuar focado no apuramento Olímpico.