Aniversário EDV: Discurso Presidente da Direção

Hoje estamos aqui reunidos, nesta simples mas sentida sessão solene, para comemorar o 39º aniversário da Escola Desportiva de Viana, fundada em 12 de Maio de 1976.

É efetivamente uma bonita idade para uma Instituição que tanto tem feito pela atividade física, pelo desporto e lazer dos seus associados e de todos quantos têm assistido e participado nas diversas atividades desenvolvidas por esta prestigiada Instituição.

"Eu creio que no desporto ou num simples jogo anárquico mora todo um mundo maravilhoso de expressões e cores da vida. E que tudo devemos fazer para que não adormeça em nós a sensibilidade e a disponibilidade para admirar aquilo que é belo. Aquilo que é superior e sublime, que celebra o homem ou mulher, que canta a sua dignidade, que afirma os seus sonhos e que desenha o seu nome em letras gordas e coloridas, com orgulho e com admiração e espanto."

Esta ideia de Jorge Olímpio Bento é o ponto de partida para mais uma reflexão sobre a nossa comunidade, o nosso modo de funcionamento, o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro.

Segundo Denis Diderot, “aquele que se analisou a si mesmo, está deveras adiantado no conhecimento dos outros.”

A EDV está à beira do seu maior feito. Finalmente a concretização daquele que ao longo dos seus 39 anos foi e ainda é o seu calcanhar de Aquiles: a falta de infraestruturas desportivas, a sua casa Mãe.

Estamos a contar os dias, as horas, os minutos que ainda faltam para conseguirmos honrar o nosso Passado, os nossos atletas, treinadores e dirigentes, eternizando os seus brilhantes feitos e dando face a tantos anónimos ilustres, filhos desta Cidade que tanto deram ao clube e projetar para o futuro uma longa vida de sucesso.

Foram muitas lutas, muitas promessas, muitas esperanças e deceções, mas finalmente a cidade percebeu que o estabelecimento de parcerias estratégicas, onde a autarquia se destaca como parceiro fundamental, é hoje um procedimento incontornável e claramente aconselhável a fim de, conjugando os vários interesses, viabilizar financeira e qualitativamente a EDV.

Assim, se Deus quiser, o homem sonha e a obra nasce.

E ela já começou a nascer, numa parceria de saberes, de conhecimento que no futuro transformará ainda mais, Viana do Castelo, num exemplo e numa Bandeira no campo da cooperação entre pares dando origem a novas instalações funcionais, auto suficientes e perfeitamente construídas para as diferentes modalidades ou atividades a desenvolver.

Há dois anos atrás, nesta mesma gala, referi que estava na hora de que fazer escolhas e arriscar!

E o caminho passava e passa por evoluir para uma crescente profissionalização da sua gestão e com a criação de espaços próprios estará ainda mais apta para atrair novos utilizadores. Só assim será possível à EDV investir e melhorar as suas prestações formativas/competitivas.

Não existe um modelo ótimo. Existem sim fatores conjunturais que são indicadores de aplicação de um ou outro modelo. É um processo dinâmico e a EDV e os seus gestores tem sabido perceber esses momentos e adaptar-se às novas realidades e aos novos desafios que se avizinham, que são por si só, mais um motivo para uma nova atualização.

O Estado cumpriu a sua parte e o nosso Clube tem que ser competente no aproveitar de oportunidades, num mundo tremendamente concorrencial que emerge diante dos nossos olhos em cada dia. Tal como disse no passado recente, o objetivo é sermos capazes de entender esta mudança, melhor, sermos capazes de a antecipar ou, em alternativa, saber gerir todo e qualquer imprevisto.

A época 2013-2014, veio mais uma vez demonstrar a nossa capacidade formadora.

Não me canso de afirmar que temos os melhores quadros técnicos, treinadores dedicados, qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente, temos os melhores atletas, de todas as idades e sexos, com diferentes capacidades e resultados, em tão diferentes modalidades, temos um corpo dirigente único, responsável, dedicado e incansável, composto por mulheres e homens unidos num só propósito, FORMAR COM QUALIDADE.

Os resultados obtidos, no plano competitivo são o reflexo dessa mesma qualidade formativa. Consolidamos os títulos nacionais, mas melhor ainda, naturalmente, ano após ano, vão surgindo novos campeões e em novas modalidades.

Os galardoados desta noite, vencedores nas suas competições nacionais, são claramente os nossos heróis, os exemplos a seguir, e a todos os outros que ainda não o conseguiram ser, estamos seguros que com o seu talento individual, o acompanhamento técnico e seu trabalho diário, o seu tempo de glória virá e cá estaremos nós para publicamente reconhecer os seus feitos.

Realço com ainda mais prazer, talvez pela minha costela pedagógica, o elevado número de troféus de mérito escolar, provando que a relação atleta/aluno resulta sempre numa parceria de sucesso, numa relação que se deve incentivar e promover, pois o desporto é uma escola de regras de virtudes e boas práticas.

Aos pais e encarregados de educação, uma única palavra: Obrigado!

Obrigado pela vossa escolha, Obrigado pelo apoio, dedicação e presença na vida desportiva dos vossos/nossos filhos. Ela é fundamental. A família é a maior fonte de influência na vida dos atletas, pois é nela que primeiro aprendem e desenvolvem competências de vida e mecanismos de confronto para lidarem com as exigências competitivas.

Hoje é um dia especial para todos os Edivistas. É também o dia de homenagem às figuras maiores do nosso Clube: os sócios, simbolizados aqui pelos sócios com 25 anos de clube. Celebramos a nossa identidade, os nossos valores, o nosso passado, mas sobretudo o nosso futuro. A nossa história é uma história de superação, de inconformismo e de muito e cada vez mais, sucesso.

Aquilo que já fizemos dá-nos esperança para o que devemos e podemos conseguir amanhã.

Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça. Nós fazemos por acontecer, porque a melhor maneira de se ser feliz é contribuir decisivamente para a felicidade dos outros…

Rui Jorge Silva
Presidente da Direção da EDV