Aniversário EDV: Discurso Presidente da Mesa da Assembeia-Geral

Muito Boa Noite

Saúdo todos os presentes, sócios, atletas, treinadores, dirigentes e convidados em geral, agradecendo a todos a vossa presença neste jantar comemorativo do 39º Aniversário do Clube a que pertencemos, A Escola Desportiva de Viana

Obrigado a todos.

Saúdo-vos na pessoa do Exmº Sr. Presidente da Camara Sr. Engenheiro José Maria Costa que muito nos honra com a sua presença.

A EDV vive momentos que merecem uma breve reflexão. Reflexão que permita uma projecção segura do seu futuro, consolidando as estratégias que determinam o seu sucesso, e corrigindo as que podem conduzir ao fracasso, seja ele desportivo, financeiro ou social.

Foi mais um ano de bons resultados desportivos, conquistámos mais títulos de campeões, participamos em inúmeras competições por esse país fora, como se costuma dizer do Minho ao Algarve, levamos bem longe o nome de Viana do Castelo e das suas gentes.

Homenagearemos hoje aqui esses excelentes resultados e os seus protagonistas, nunca esquecendo que é no seu todo que a EDV se afirma.

Estivemos bem do ponto de vista desportivo!

Para manter esta excelência é necessária uma estrutura técnica e administrativa que de forma permanente e eficaz assegure a complexa e dispendiosa logística que movimenta o universo de atletas e praticantes da EDV, da Natação ao BTT, do Basquete à Patinagem, enfim… toda a família EDV.

Também aqui melhoramos ao reforçar a gestão central tornando-a mais operacional e obtendo com essa medida maior controlo e eficácia nomeadamente na área financeira.

Perdemos o Sr. Sousa, figura emblemática do Clube, amigo de todos, e por esse motivo a Sede nunca mais será a mesma.

Fomos felizes ao homenagear, no ano passado, a sua dedicação à Escola, sem podermos adivinhar quanto oportuna essa homenagem seria.

Mas precisamos de melhorar muito mais este modelo de gestão descentralizada das diversas secções, que se tem revelado útil mas que carece de atenção permanente sob risco de descontrolo com consequências dramáticas para o equilíbrio financeiro do Clube.

Vivemos este ano alguns sobressaltos evitáveis.

Há que estar atento e disponível para a reforma do modelo se tal se revelar necessário.

Não abdicámos da responsabilidade de contribuir para uma visão mais global do desenvolvimento desportivo do concelho procurando conciliar estratégias que permitissem concretizá-lo, potenciando o resultado desportivo a médio ou longo prazo e simultaneamente rentabilizando os recursos humanos e materiais existentes. Neste domínio entendo que não atingimos os objectivos propostos, mas não por incapacidade ou falta de esforço da nossa parte.

Muita há ainda que caminhar para, em diálogo permanente, atingir esse objectivo, para o qual estamos e estaremos sempre disponíveis.

O ano que passou ficou marcado pela decisão, diria histórica para a EDV, de atribuir um espaço permanente para a sua actividade desportiva.

Em intervenções anteriores, nestas mesmas circunstâncias, na comemoração do aniversário do Clube e perante os mais altos responsáveis políticos da Autarquia, afirmamos a necessidade imperiosa de, numa logica de sobrevivência, mas também de projecção para o futuro, encontrar uma solução para a enorme dependência da EDV de espaços para a pratica desportiva que não são seus e que cada vez mais são partilhados com outros agentes desportivos da cidade e do concelho.

A Autarquia, na figura do Sr. Presidente da Câmara, Eng.º José Maria Costa, mas também na acção esclarecida do Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Eng.º Vítor Lemos, ouviu-nos, compreendeu, tomou a iniciativa de propor soluções arrojadas, e hoje, podemos dizer que há uma enorme expectativa pelo resultado que do ponto de vista arquitectónico , poderá ser a recuperação de uma Praça de Touros circular para a transformar num espaço social e desportivo multifuncional, moderno e pleno de originalidade, enquadrado no melhor espaço da cidade, espaço aberto ao rio, espaço de lazer procurado cada vez mais pelos vianenses para usufruir da magnifica frente fluvial e do parque da cidade.

Que possamos todos responder com o melhor do nosso saber a este desafio do tempo que vivemos, para marcarmos de forma inesquecível o tempo dos que estão para vir. Será um legado nosso magnifico!

Mas toda esta luta pela sobrevivência da EDV, quer na sua consolidação financeira, quer na definição do seu modelo desportivo, quer na relação com todos os outros agentes desportivos que tem ambições muito próprias, quer na própria relação com a Autarquia, traz por vezes conflitos, desgaste físico e até emocional, e por vezes, corremos o risco, todos os que estamos envolvidos nestas lides, de comprometer relações cordiais e até amizades, algumas de longa data, pela simples incompreensão ou incapacidade de dialogo, quando as divergências de opinião que são naturais e saudáveis acontecem.

Compete-nos, aos mais responsáveis, encontrar a serenidade e o discernimento necessários para não extremar posições, para não percorrer caminhos sem retorno, para procurar sempre o entendimento pelo dialogo, na defesa das convicções de cada um, de forma civilizada e com a firmeza necessária para não tolerar desconsiderações que nos tempos de hoje e com os instrumentos de comunicação disponíveis, se tornam rapidamente universais, ou como se diz agora, virais.

Enfrentamos o grande desafio de criar as condições, para que, com o inquestionável apoio da autarquia de Viana do Castelo, possamos projectar em condições excepcionais, o futuro da EDV numa dimensão impensável há alguns anos atrás.

Não podemos perder esta oportunidade.

É enorme a nossa responsabilidade.

É preciso saber criar as condições indispensáveis à sustentabilidade do projecto social e desportivo da EDV.

Saibamos fazer deste Clube, Um Clube para uma cidade, esta cidade de Viana do Castelo, a nossa cidade.

Alberto Midões
Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da EDV