Discurso do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da EDV.

Gostaria em primeiro lugar de saudar todos os presentes neste jantar comemorativo do 36º aniversário da Escola Desportiva de Viana, saudar a presença do Exmº. Sr. Vereador, Eng Vitor Lemos em representação da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de todos os convidados em representação de entidades oficiais, federações e associações desportivas, outras colectividades de Viana do Castelo e representantes da comunicação social, mas gostaria muito em particular de saudar a presença dos sócios, dirigentes, e atletas da Escola que são no essencial a sua razão de existir.

É, de facto, extremamente gratificante participar nesta comemoração, assumindo a responsabilidade de Presidir à Mesa da Assembleia Geral e nessa condição vos dirigir algumas palavras.

Em 1976, ano já muito distante para muitos dos presentes, e, para outros, ano de um tempo inexistente na medida em que ainda nessa data não eram nascidos, aconteceram factos importantes que julgo vos dirão alguma coisa na medida em que de uma forma ou outra deles ouviram falar.

Em 1976 o prémio Nobel da Economia foi Milton Friedman cujas analises da economia mundial, infelizmente, por motivos pouco “saudáveis” nos inundam o quotidiano .

Em 1976 Steve Jobs que como devem saber morreu recentemente e Steven Wozniac lançam nos Estados Unidos a Apple Inc. que juntamente com Bill Gates da Microsoft marcará, no domínio da informática, o mundo nas décadas seguintes. 

Os Deep Purple, de quem provavelmente não ouviram falar, mas que é uma banda musical de renome (para os mais velhos) acaba, e é formada em 26 de Setembro desse ano de 1976, em Dublin, outra banda musical de quem, estou certo todos ouviram falar, pela mão e voz de Bono Vox, de nome U2.

Morre nesse ano, na China, Mao Tse Tung. Os mais velhos sabem quem é certamente!

Em 2 de Abril de 1976 é aprovada a Constituição da Republica Portuguesa, documento vital para a democracia que hoje vivemos, ainda que com alguns sobressaltos, democracia que tinha sido restaurada apenas dois anos antes desta data, a 25 de Abril de 1974.

São acontecimentos inquestionavelmente importantes, mas, para nós não menos importantes, como o que ocorreu em 12 de Maio do mesmo ano, em Viana do Castelo, quando um grupo de mais homens do que mulheres decidiu dar corpo ao espírito dessa época e fundou a EDV.

Certamente que se aperceberam que, com uma iniciativa e dedicação cada vez mais difícil de encontrar nos tempos de hoje, era necessário e possível, criar o espaço de formação desportiva que permitisse ao maior número possível de jovens terem acesso à pratica desportiva, numa cidade que à data carecia desses espaços, procurando preencher e complementar apenas com a Escola, entenda-se ensino público, o grande universo do desporto. Era uma época de grande dinâmica politica, social, cultural e desportiva, as pessoas estavam disponíveis e havia muito para fazer!

36 anos após este inicio, mantemos o mesmo espírito, o de colectividade de utilidade pública, procurando dar sentido ao lema da Escola Desportiva de Viana, UM CLUBE PARA UMA CIDADE, expressão de enorme sentido cívico e de rara oportunidade que todos devemos cumprir.

Quando dizemos todos, pretendemos, por um lado reconhecer que neste longo percurso sempre a escola teve e terá certamente, ainda que em contextos diferentes, um parceiro fundamental e indispensável para garantir um futuro estável à colectividade... a Autarquia. Por outro lado, lembrar, que a relação com outros parceiros do movimento associativo desportivo requer uma enorme disponibilidade de coordenação, justa e equilibrada que não comprometa as legitimas aspirações desportivas e, até a estabilidade, nomeadamente financeira de cada um, sendo seguramente objectivo da Escola e dos seus Dirigentes manter o melhor relacionamento possível entre pares do fenómeno desportivo mas não deixar de reivindicar no lugar certo e da forma mais firme possível as condições indispensáveis à manutenção do seu projecto de Clube, mantendo a sua lógica de clube ecléctico, tão autónomo e independente quanto possível de forma a garantir o seu futuro, seja quais forem as circunstancias que ele nos traga, e que todos prevemos serão difíceis. 

Mas sobre este espectro preocupante gostaria também de vos dizer que é com enorme confiança que o podemos enfrentar. Reconheço-o, porque vejo bem de perto, a enorme capacidade dos seus quadros dirigentes, a total dedicação dos seus treinadores e o enorme empenho dos seus atletas, atestado pelos excelentes resultados desportivos que também hoje celebramos, o que permite encarar esse futuro difícil com serenidade, alicerçado num elevado sentido de responsabilidade e de rigor que existe entre nós, mantendo e promovendo projectos sustentáveis de forma autónoma, reivindicando do seu parceiro principal, a autarquia, a disponibilidade, coerência, e vontade para permitir a esta colectividade de todos nós, continuar a dizer aos jovens de Viana do Castelo: Procura-nos! Crescemos a pensar em ti...

Encontraremos, em conjunto, as novas respostas para os novos desafios que certamente vamos enfrentar mas que, estou absolutamente certo, com o contributo de todos, vamos ultrapassar! Bem hajam e obrigado pelo vosso talento! 
Viana do Castelo, 11 de Maio de 2012
Dr. Alberto Jaime Marques Midões
Presidente da Assembleia Geral
da Escola Desportiva de Viana ___________________________________________________________________________13-05-2012_________