EDV - Basquetebol Feminino


Torneio Nacional Sub-14 Femininos
Segunda Fase: Zona Norte

ED Viana 50 - AD Sanjoanense 44
Na sua aventura pelo campeonato nacional, as meninas da Escola Desportiva de Viana conseguiram este sábado mais uma vitória digna de registo, desta feita contra a Sanjoanense, um dos principais emblemas do basquetebol português. Foi a primeira vitória das vianenses na segunda fase do Torneio Nacional, o que lhes permitiu escapar ao último lugar na viragem do campeonato. Terminada que está a primeira volta, o grupo é liderado pelo CPN de Ermesinde que é seguido de perto pelo NCR Valongo, campeão distrital do Porto.


No Pavilhão Mestre Luís Braga, em Monserrate, a equipa orientada pela Professora Ana Freixo entrou decidida a conseguir a sua primeira vitória e terminou os primeiros dez minutos a vencer por 19-6. No segundo período, as duas equipas empataram a quatro pontos, muito por causa de uma arbitragem muito confusa realizada por um jovem de 14 anos que certamente deu o seu melhor, mas que é ainda muito novo para orientar um jogo deste nível ("empurrar" um muito-jovem-árbitro para provas deste tipo é quase provocar o abandono precoce da sua actividade).


No terceiro tempo, as auri-negras juntaram mais dois pontos à vantagem que trouxeram dos balneários, e quando tudo fazia querer que o jogo estava resolvido, as meninas de São João da Madeira encetaram uma fantástica recuperação causando muitas dificuldades às auri-negras que tiveram de suar muito para garantir a vitória. Estão por isso de parabéns os dois conjuntos que numa fase adiantada da prova continuam a demonstrar que não foi por acaso que chegaram à segunda fase da Taça Nacional.

No próximo sábado, às 17 horas, as campeãs distritais de Viana do Castelo irão receber as lideres da competição, que até ao momento, não perderam nenhum jogo nesta edição da prova nacional. A equipa de Viana do Castelo segue no quinto lugar e bem se pode orgulhar do excelente campeonato que tem realizado.


Classificação Torneio Nacional

Fim da Primeira Volta


Segunda Fase: Zona Norte
1º CPN
2º NCR Valongo
3º Illiabum
4º Académica
5º ED Viana
6º AD Sanjoanense

Segunda Fase: Zona Sul

1º Esc. Maria Alberta Menéres
2º Clube Lisnave
3º SIMECQ
4º SL Benfica
5º GDESSA Barreiro
6º CA Queluz
Taça Nacional Sub-16 Femininos
Fase Regular: Zona Norte
ED Viana 65 - 55 Académica
As meninas da Escola Desportiva de Viana conquistaram a sua sexta vitória na Taça Nacional de Sub-16 frente à Académica de Coimbra, num jogo disputado no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior. A duas jornadas do fim, as vianenses seguem no quinto lugar da zona norte com seis vitórias e seis derrotas.

Depois de dois desaires consecutivos fora de portas, no seu regresso a casa, as auri-negras não perderam a oportunidade de amealhar mais um triunfo à sua caminhada nesta competição. As edevistas assumiram desde cedo o controlo do jogo e conseguiram rapidamente uma vantagem que souberam gerir até ao final do encontro.

Na próxima jornada, a EDV irá até Barcelos para defrontar o Basquete Clube local, num desafio onde mais uma vez, as vianenses irão jogar desfalcadas devido à realização em simultâneo da Fase Final do Campeonato Nacional de Desporto Escolar. É pena que, apesar das parcerias que tem com o Desporto Escolar, a federação não reveja a calendarização das provas e continue a prejudicar o trabalho que as escolas e os clubes desenvolvem em comum. É sem dúvida um caso a analisar por parte da FPB.
Taça Nacional Sub-19 Femininos
Apuramento para a Final-Four

ED Viana 43 - 56 SC Farense
As juniores auri-negras perderam a hipótese de participar na Final-Four da Taça Nacional de Sub-19 Femininos depois de perderem, em Santarém, com a equipa algarvia do SC Farense. Apesar da derrota, a jovem equipa de Viana do Castelo pode orgulhar-se do jogo que fez já que mesmo desfalcada, lutou pelo resultado e deixou uma bela imagem do basquetebol vianense.


No seu ano de estreia no escalão de sub-19, as edevistas conseguiram uma fantástica qualificação para o jogo de apuramento para a última vaga na fase final da competição. Contra o Farense, quinto classificado na época passada, a equipa minhota sabia que ia ter uma tarefa complicada, principalmente depois da lesão de mais uma jogadora influente. Mesmo conscientes das dificuldades, as auri-negras jogaram no máximo das suas capacidades e se não fosse a má entrada no jogo, a surpresa poderia mesmo ter acontecido.

A equipa do Algarve, mais experiente nestas andanças, entrou a todo o gás, e conseguiu um parcial inicial de 4 - 18. Para esta diferença muito contribuiu a eficácia ofensiva das atletas do Farense que nos dez minutos iniciais conseguiram marcar quatro triplos. A partir daí, as vianeses conseguiram equilibrar o encontro e não deixaram que as algarvias aumentassem ainda mais o fosso pontual. As equipas foram para os balneários com o Farense a liderar por 15 pontos (14 - 29).


Na segunda parte, a equipa de Viana do Castelo entrou mais agressiva na defesa e no último período ainda esboçou uma reacção, contudo, o tempo já era escasso e o SC Farense acabou por ser um justo vencedor numa partida muito bem disputada onde o fair-play foi uma constante. Ao clube do Algarve e ao NDA Pombal, equipas que defrontamos e que irão estar na fase final da prova, desejamos boa sorte para a discussão do título.


Afastadas da Final-Four, as atletas da Escola Desportiva de Viana podem orgulhar-se do quinto lugar conseguido e da excelente caminhada que realizaram esta época. Relembre-se que esta equipa é ainda muito jovem e terá certamente outras oportunidades para estar presente numa final nacional. A atitude e a humildade com que aceitaram a derrota é sem dúvida um motivo de orgulho para toda a Secção e as edevistas têm todas as razões para estarem satisfeitas já que conseguiram igualar a melhor posição de sempre alcançada por uma equipa feminina da EDV numa competição nacional.

As minis da Escola Desportiva de Viana participaram em mais uma Tournée Distrital que desta vez se realizou em Santa Marta de Portuzelo. As jovens vianenses estiveram mais uma vez em grande plano, embora as duas equipas femininas apresentadas pela EDV tenham estado desfalcadas devido à realização simultânea do Torneio EDÉVIA.

Apesar de serem menos, as pequenas basquetebolistas não se acanharam e fizeram a habitual festa disputando todos os encontros com alegria e dedicação. A época aproxima-se do final e as jovens estarão certamente ansiosas pela última Tournée que será disputada em Vila Nova de Cerveira e onde serão entregues as respectivas medalhas de participação a todas as atletas.

A Secção de Basquetebol Feminino da Escola Desportiva de Viana organizou, este domingo, a sexta edição do Torneio EDÉVIA que este ano foi dedicada ao escalão sub-13. A prova que integra as comemorações do aniversário do clube teve como palco o Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior e como convidadas de honra as equipas do ATC (Joane) e da Escola Diogo Cão (Vila Real).

A prova foi um sucesso e para isso muito contribuiu o fair-play e a boa disposição das atletas dos clubes convidados. Por isso mesmo, não podemos deixar de agradecer a sua participação e o seu comportamento durante todo o convívio. Em termos de competição, a Escola Desportiva de Viana venceu os dois jogos e conquistou o troféu. Em segundo lugar ficaram as transmontanas e na última posição do pódio ficaram as jovens do ATC.

A Secção de Basquetebol Feminino e as suas atletas ficam felizes por poder contribuir para as comemorações do 35º aniversário da Escola Desportiva de Viana. Estamos muito bem nesta casa e esperamos por cá continuar muitos anos. Parabéns EDV!

Resultados do Torneio

ED Viana 53 - 26 ATC

ED Viana 52 - 32 Diogo Cão

Diogo Cão 37 - 25 ATC

Taça do Minho Sub-14 Femininos
Vitória SC 62 - 43 ED Viana

As iniciadas da Escola Desportiva de Viana não conseguiram superar a equipa do Vitória de Guimarães e saíram da cidade berço com uma derrota por 19 pontos. A estreia na Taça do Minho foi portanto negativa, embora a equipa do alto-minho, que está ainda em prova no Torneio Nacional, tenha como principal objectivo a preparação da equipa de iniciadas para a próxima época.

O jogo até começou de forma equilibrada com as vimaranenses a chegarem ao fim do primeiro período a vencer por três pontos (17-14). Nos segundos dez minutos, a equipa da casa, sempre muito bem organizada, distanciou-se no marcador e foi para os balneários com uma confortável vantagem de doze pontos (31 - 19). Na segunda parte, a equipa da Foz do Lima entrou melhor e até parecia capaz de dar a volta ao jogo quando conquistou o terceiro parcial por 9-15. Contudo, as jovens do Vitória não se deixaram impressionar e voltaram a acelerar o ritmo da partida, terminando o encontro com uma confortável vantagem.

A superioridade do Vitória foi evidente nos pontos-chave do jogo e portanto a sua vitória foi inteiramente justa. As vianenses têm novo desafio para esta competição já no próximo domingo, às 17h, no Pavilhão Mestre Luís Braga, frente ao ATC de Joane.
A secção de Basquete Feminino