ESCOLA DE PATINAGEM-ESCOLINHAS
















Basquete

INFANTIS (sub13)
Campeonato Distrital
Sábado,27-03-2010,10.30h,Paredes de Coura.
B.C.Coura 31 EDV 65
A EDV deslocou-se a Paredes de Coura para defrontar o único adversário com que perdeu na primeira fase e triunfou desta vez por expressivos trinta e quatro pontos de diferença.Os jovens de Viana realizaram uma excelente exibição e não deram qualquer chance ao seu adversário.





CADETES (sub16)
Taça Nacional
Sábado,27-03-2010,19.30h,Pav.Luís Braga.
EDV 71 S.C.Braga 57
A EDV recebeu e venceu a forte equipa de Braga por catorze pontos de diferença, num jogo muito equilibrado e bem disputado, com algumas fases de grande qualidade por parte das duas equipas.A EDV entrou melhor no jogo e conseguiu uma vantagem de dez pontos.Assistiu-se então a uma boa reacção por parte dos jovens de Braga que anularam a desvantagem e foram para o intervalo com quatro pontos a seu favor.Na segunda parte a EDV impôs um ritmo de jogo muito forte, acertou na marcação aos jogadores mais influentes do S.Braga e na parte final do jogo conseguiu uma vantagem confortável.Estão de parabéns as duas equipas pelo bom jogo realizado.


CADETES (sub16)
Taça Nacional
Domingo,28-03-2010,17.30h,Trancoso.
Trancoso 36 EDV 74
A EDV realizou mais um bom jogo e triunfou por trinta e oito pontos de diferença num jogo em que desde o começo se percebeu que o nível de jogo da EDV era claramente superior. A EDV entrou muito concentrada e empenhada no jogo para não ser surpreendida por um adversário lutador mas com menor qualidade técnica e táctica. O treinador da EDV aproveitou para rodar toda a equipa mantendo sempre uma margem confortável no marcador.Uma palavra de agradecimento aos pais que acompanharam e apoiaram a equipa e prepararam um óptimo almoço e lanche.


MINIS
Domingo,28-03-2010, 10h, Barcelos.

A EDV participou com duas equipas de sub 12 (masc/fem) num torneio organizado pela associação de Braga e que teve lugar em Barcelos. Os jovens da EDV participaram com entusiasmo nos seis jogos realizados, três por equipa e obtiveram bons resultados.Foi uma manhã de domingo divertida e com bons jogos.No final a organização ofereceu um lanche e todos regressaram a casa satisfeitos por mais uma boa jornada de convívio e desporto desta vez ao ar livre em Barcelos para o escalão de minis.

O Minhoto

Decorreu ontem, 26 de Março de 2010, no Pavilhão Municipal de Cabeceiras de Basto, a XIII edição da atribuição de prémio desportivo "O Minhoto" que visa reconhecer publicamente os agentes desportivos da região minhota.
O atleta da secção de Esgrima Gael Santos e a Escola Desportiva de Viana estavam nomeados para os prémios "Modalidades Variadas" e "Grande Prémio do Júri-colectivo", respectivamente.
A nenhum dos referidos nomeados foi atribuído prémio que foi entregue a José Varela, atleta do tiro, e ao Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes que estão, por isso, de parabéns.

EDV - Râguebi / O Râguebi EDViana no Portugal Rugby Youth Festival

Os 1800 atletas das 64 equipas de Râguebi de todo o mundo e milhares de famílias vibraram no Jamor com as exibições dos futuros campeões que participaram da 2ª edição do TMN Portugal Rugby Youth Festival.

As equipas Bufalo RFC (sub-12), AR Sul (sub-14), XV Presidente (sub-16) e Bath Rugby (sub-18) foram os brilhantes vencedores nas respectivas categorias.

Os Formação Pedro Terleira e 2ª Linha Sérgio Ales do Râguebi EDViana, alinharam na Selecção A.R.N./ F.P.R. e conquistaram um excelente 5º lugar com 4 vitórias e 2 derrotas, num universo de dezenas de equipas de países em que o Râguebi é o desporto-rei e uma tradição.
A nossa selecção e os nossos atletas do RA.V. estão, sem dúvida, de parabéns!
A secção de Râguebi.

NATAÇÃO -REGIONAIS-JUNIORES/SENIORES


Made with Slideshow Embed Tool

NATAÇÃO -REGIONAIS-JUNIORES/SENIORES


Made with Slideshow Embed Tool

Crónicas Técnicas / A Musculação, um complemento da Natação e uma parte integrante da actividade física, por Valério Miranda.

A força muscular e a resistência são importantes componentes da condição física dos jovens. Existem evidências sugerindo que os jovens podem participar em programas de treino de força muscular com cargas, desde que devidamente construídos e orientados. Um programa de exercício para jovem não pode, nem deve, ser o mesmo de um adulto. Há que atender às características morfológicas, psicológicas e fisiológicas especiais do mesmo, bem como aos períodos críticos de desenvolvimento das capacidades físicas em cada uma das fases de desenvolvimento. Uma preocupação habitual com o treino de força com jovens é a potencial danificação dos discos do crescimento. A maioria destas lesões envolve técnicas de levantamentos inapropriados ou a utilização de cargas elevadas. É por isso condição sinequanon educar os jovens a treinar a força correctamente (aquecimento adequado, técnica correcta e uma gradual progressão na carga de treino) e ter por perto alguém com competências para supervisionar o treino. A probabilidade de uma lesão é possível se as orientações para o treino com jovens e regras de segurança não forem seguidas. Os objectivos dos programas de treino de força com jovens não pode ser limitado ao aumento da força muscular, mas deve também incluir o dar noções acerca do seu corpo, promover estratégias de prevenção de lesões e providenciar um programa estimulante que transmita aos mesmos uma atitude mais positiva em relação ao treino de força e ao exercício em geral.
Na “salinha” da EDV foram desenvolvidos programas de treino de força que são um complemento da natação e têm sido utilizados equipamentos de forma segura. Embora o treino de força tenha o potencial para ser agradável e constituir uma experiência valorosa, este deve ser apenas uma parte integrante de um programa de condição física completo que inclua também a parte cardiorespiratória e exercícios de flexibilidade. No microciclo temos planeado os grupos musculares a serem treinados e têm sido utilizados equipamentos (Pesos livres, elásticos e sobretudo exercícios pliométricos e calisténicos) de forma segura. A execução perfeita dos exercícios é a principal preocupação da equipa técnica para a melhoria das componentes da actividade física!

Valério Miranda
(Treinador-adjunto da equipa principal da secção de Natação)

Basquete

CADETES
Taça Nacional
Domingo,21-03-2010,17h,Vila Real.
B.V.Real 59 EDV 69

A EDV deslocou-se a Vila Real e triunfou frente a um adversário sempre complicado principalmente a jogar em casa. A EDV entrou melhor no jogo e conseguiu no primeiro período uma vantagem de dez pontos. A equipa de Vila Real reagiu bem e conseguiu mesmo passar para a frente por três pontos no terceiro período. Assistiu-se então a uma reacção forte da equipa de Viana que voltou a passar a adiantar-se no marcador e colocar a diferença novamente nos dez pontos.

INFANTIS (sub 13)
Sábado,20-03-2010,15h, Pav. Luís Braga
EDV 70 A.D.Limianos 44

Os infantis da EDV somaram mais uma vitória na segunda fase do campeonato regional, num jogo onde foram desde o começo superiores ao seu adversário.Foi um jogo com algumas fases interessantes, que permitiu continuar a preparar o futuro, distribuindo o tempo de jogo por todos os jogadores.

INICIADOS (sub 14)
Sábado,20-03-2010,18h.Joane.
ATC 37 EDV 74

A EDV confirmou mais uma vez neste jogo a sua superioridade no torneio inter-associações, triunfando de forma clara por trinta e sete pontos de diferença.Os jovens de Viana foram superiores em todas as áreas do jogo pelo que a diferença no marcador foi aumentando até aos números finais.Os iniciados da EDV vão disputar agora uma fase mais competitiva na qual se aguardam bons jogos.

JUNIORES
Sábado,20-03-2010,17.30h,Pav.Luís Braga.
Campeonato Nacional
EDV 35 Sanjoanense 99

A EDV defrontou no sábado um forte candidato à conquista do título nacional e somou naturalmente uma pesada derrota. A somar às dificuldades já esperadas a EDV não contou neste jogo com alguns dos seus melhores jogadores que tiveram uma visita de estudo. A Sanjoanense entrou muito forte no jogo e não deu qualquer chance aos jovens da EDV que não conseguiram parar os pontos fortes do adversário e encontrar bons lançamentos no ataque muito por mérito da boa defesa adversária. Aos jovens da EDV resta continuar a trabalhar para evoluir e aprender com as melhores equipas deste escalão.
A secção de Basquete.

EDV - Natação / Campeonato Regional Júnior e Sénior


Nos dias 19, 20 e 21 de Março realizaram-se as provas referentes ao Campeonato Regional Júnior e Sénior nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim.
A representar a Escola Desportiva de Viana estiveram presentes 8 atletas: Laura Nascimento, Patrícia Direito, Maria Rodrigues, Filipa Pinheiro, José Enes, Bruno Sousa, Ricardo Sampaio e Rafael Ribas.
Os técnicos responsáveis foram José Lima, Valério Miranda e João Ribeiro e as Delegadas Isabel Pinheiro e Rosa Maria.
Os atletas Maria Rodrigues, Filipa Pinheiro e Rafael Ribas sagraram-se Campeões Regionais mas todos os atletas da comitiva Edevista subiram ao pódio em mais do que uma ocasião:
Maria Rodrigues foi 1ª aos 50M, 2ª aos 100M e 100B e 3ª aos 200E.
José Enes foi 2º aos 50 e 100C e 3º aos 200C.
Rafael Ribas foi 1º aos 50C e 100L e 2º aos 50L e 200C.
Bruno Sousa foi 2º aos 800 e 1500L e 3º aos 400E.
Ricardo Sampaio foi 2º aos 200B e 3º aos 100B.
Patrícia Direito foi 3ª aos 50 e 200B.
Laura Nascimento foi 2ª aos 200B.
Filipa Pinheiro foi 1ª aos 50C e 2ª aos 100M e 200E.
Por equipas, a estafeta júnior masculina da EDV foi 2ª aos 4x50L, 4x100L, 4x50E e 4x100E.
Os Atletas Rafael Ribas, Ricardo Sampaio, Bruno Sousa, José Enes, Maria Rodrigues e Filipa Pinheiro garantiram, ainda, a presença nos Campeonatos Nacionais Juniores e Seniores a disputar, na Cidade de Coimbra, nos dias 9, 10 e 11 de Abril.
Parabéns a todos!
Em breve publicaremos a reportagem fotográfica.
A direcção.
Torneio Bambis, Benjamins e Infantis no Portugal Vs Roménia

O Râguebi EDViana participou no passado sábado ,20 de Março, no Estádio Universitário de Lisboa, no Torneio de râguebi com aqueles escalões antes do jogo das selecções Portugal vs Roménia, ao que também assistiu.
Portugal perdeu o jogo e a possibilidade de ser apurado para o mundial 2011 na Nova Zelândia, mas o Râguebi EDViana ganhou um dia de emoções e novidades, jogando e vendo jogar o râguebi nacional no seu nivel mais elevado e cantou o hino nacional ao lado dos Lobos, vestidos com as cores da bandeira portuguesa!

A reportagem fotográfica em baixo e os "clips" no mesmo sítio de sempre no Youtube.


Made with Slideshow Embed Tool

EDV - Esgrima / Diogo Martins mantém o número 1 nacional

A Escola Desportiva de Viana participou em mais uma competição de Cadetes, escalão no qual é Campeã Nacional por Equipas e tem três dos seus esgrimistas entre os 10 melhores do Ranking Português.
Diogo Martins, actual Campeão Nacional de Cadetes, defendia o seu estatuto de número 1 nacional e esteve ao seu nível. Ultrapassou a fase de qualificação sem quaisquer problemas e no quadro principal venceu, entre outros, o internacional Brasileiro Erik Dornelles (que joga por um clube do Algarve). Nas meias-finais, já com os seus mais directos competidores pelo Ranking Nacional afastados, Diogo Martins parece ter relaxado e comprometeu a vitória ao ser eliminado por Mendes, terminando em 3.º lugar. Com esta prestação o jovem Vianense consolidou o seu lugar de número 1 nacional de Cadetes, quando faltam somente duas competições para terminar o Circuito Nacional.
Miguel Lajoso, actual número 3 do Ranking Nacional, estava motivado para “lutar” pelo segundo lugar da tabela nacional. No quadro principal teve a possibilidade de defrontar o Lisboeta António Silva (actual número 2 nacional) e se o tivesse eliminado teria chegado ao segundo lugar do ranking nacional. No entanto, um início de jogo pouco produtivo, aliado a uma arbitragem com algumas decisões controversas, ditou a eliminação do Vianense que terminaria a prova em 7.º lugar. Fica assim adiada a “luta” pelo 2.º lugar do Ranking Nacional de Cadetes para as próximas competições.
Os outros dois esgrimistas da EDV em competição, Pedro Morais (ainda Iniciado) e Tiago Lajoso (ainda Infantil) tiveram prestações de bom nível considerando a sua idade. Pedro Morais classificou-se em 19.º e Tiago Lajoso em 29.º, sendo certa, no entanto, uma subida no Ranking Nacional de cadetes para estes dois jovens Vianenses.
A secção de Esgrima.

Escola de Patinagem-Darque


Made with Slideshow Embed Tool

NATAÇÃO- NACIONAIS DE JUVENIS


Made with Slideshow Embed Tool

CAMPEONATO NACIONAL— 2009-2010

Dia 21 MARÇO
Iniciados
FAMALICENCE-3-EDV-5
E.D.V.: João Pedro (GR), André Costa, Gonçalo Correia, Ricardo Gomes, Rui Caçador (Cap.), Alberto Midões, Zé Pedro ,Valério Gonçalves, Luís Costa (GR)

Marcador : Valério Gonçalves(1) Rui Caçador(2)André Costa(1)Zé Pedro(1)

Treinador: Rui Neto

Infantis
J.Pacence-9-EDV-5
E.D.V.: Diogo Costa (GR), , Nuno Midões, Pedro Neto, Gonçalo Neto, Bruno Malheiro, Edgar Barbosa ,Bruno Rodrigues, Daniel Amorim, André Domingues, Vítor Hugo(GR).
Marcadores: Nuno Midoes(2) André Domingues(2) Edgar Barbosa(1)
Treinador: Pedro Neto


TAÇA MINHO/AVEIRO-- JUVENIS
EDV-3-Cartaipense-1

Taça do Minho
Escolares-O.Barcelos-7-EDV-2
Infantis-O.Barcelos-5-EDV-4

Próximo jogo para o Campeonato Nacional no dia 10 de Abril.

A secção de hóquei vai ter três atletas na selecção do Minho- RUI CAÇADOR, VALERIO GONÇALVES e JOAO LAJOSO. Estes atletas vão estar presentes no inter-regiões que se vai realizar na Mealhada .

Crónicas Técnicas / O Râguebi, por Américo Gomes

O rugby - râguebi em Português - é visto como uma modalidade de contacto físico mas que, na sua essência, deverá ser encarado enquanto modalidade de evasão em que o contacto é permitido.
Apesar de ter como objectivo simples colocar a bola atrás de uma linha e marcar ensaio, o elevado número de situações possíveis tornam a sua compreensão por vezes complexa.
Para tornar a sua compreensão mais acessível foram criadas várias versões, o rugby de sete, rugby de praia e o rugby touch.
O rugby de sete tornou-se uma modalidade olímpica, esperando-se a sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
O rugby de praia, que muitos consideram ter sido criado em Portugal, tem por objectivo permitir que os atletas tenham contacto com a modalidade durante o seu período de férias.
O rugby touch permite que o contacto seja eliminado e assim, na mesma equipa, poderão estar elementos do mesmo sexo e de escalões etários diferentes, isto é dos 7 aos 99 anos, ou mais.

Américo Gomes
(Director Técnico do Râguebi EDViana).

EDV - Natação / Campeonato Nacional de Juvenis - Renato Pinheiro conquista medalha de Bronze


Nos dias 12, 13 e 14 de Março, as Piscinas Municipais de Rio Maior receberam as provas referentes ao Campeonato Nacional de Juvenis.
Participaram nestas provas os seguintes atletas: Mª João Santos, Flávia Gonçalves, Patrícia Silva, Ana Rita Lourenço e Renato Pinheiro. A delegada à prova foi a Directora Isabel Pinheiro e o técnico responsável foi o treinador José Lima.
Estas provas ficaram marcadas pela excelente participação do atleta Renato Pinheiro que alcançou pela primeira vez uma medalha num campeonato nacional, o que prova que os atletas da EDV estão a evoluir ano após ano. Este atleta foi medalha de Bronze aos 200 Estilos, sendo ainda 4º aos 200 Costas e 6º aos 400 Estilos. As atletas Patrícia Silva e Ana Rita Lourenço participaram pela 1ª vez num campeonato nacional e responderam da melhor forma, batendo os seus recordes pessoais. Quanto às atletas Flávia Gonçalves e Maria João santos, salienta-se que ambas já garantiram a presença nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos que se realizam em Coimbra, no mês de Julho.
Em breve publicaremos a reportagem fotográfica.
Parabéns a todos!
A secção de Natação.

EDV - Esgrima / EDV Vice-Campeã Nacional Júnior


A esgrima Vianense continua a coleccionar êxitos e medalhas. No Campeonato nacional de juniores a Escola Desportiva de Viana sagrou-se vice-campeã nacional de juniores, resultado ao qual acrescentou as brilhantes prestações de João Queirós, Ivo Santos e Catarina Afonso que, na prova individual, se classificaram em 3.º lugar.
Na competição individual o vianense João Queirós terminou em 3.º após eliminar o internacional júnior Pedro Ramos da Associação de Esgrima João Gomes por um claro 15/4. No jogo de acesso à final Queirós perdeu com o Madeirense Álvaro Noite mas com a consciência de ter alcançado o objectivo que lhe fora fixado. Com este resultado João Queirós é agora o número 6 do ranking nacional de juniores. Ivo Santos também terminou em 3.º (na esgrima existem dois terceiros lugares) sendo somente parado na sua caminhada para a final pelo Lisboeta Pedro Macedo pela diferença mínima 15/14. Ivo Santos ocupa agora o lugar número 5 do ranking nacional de juniores.



4 Vianenses no TOP TEN nacional de juniores.


Diogo Martins, actual campeão nacional de cadetes, classificou-se em 8.º lugar (eliminado pelo seu colega de clube Ivo Santos) mas ascendeu ao 8.º lugar do ranking nacional de juniores. Miguel Lajoso terminou a competição em 14.º, ele também eliminado por um colega de clube, no caso João Queirós. Mesmo assim Lajoso ascendeu ao lugar 10 do ranking nacional de juniores. Xavier Saldarriaga, que esta época ainda só competiu na categoria de cadetes, terminou em 25.º lugar.
Na competição por equipas a EDV eliminou na meia-final o Ginásio Clube Português do campeão em título Pedro Macedo por um claro 45/30, passando assim à final onde defrontou a equipa do Sport Clube do Porto. Na final a EDV teve algumas oscilações na sua prestação, tendo estado a ganhar e a perder para igualar na fase final mas acabaria por perder por 41/45 sagrando-se vice-campeã nacional de juniores.

Na prova feminina, Catarina Afonso classificou-se em 3.º lugar e Ana Rita Azevedo terminou em 5.º, ambas eliminadas pela Lisboeta Ana Conceição (a quem ambas já ganharam em diversas ocasiões) da Academia de Esgrima João Jomes.

Parabéns!
A secção de Esgrima.

Râguebi EDViana







1ª Internacionalização de atletas do Râguebi EDViana*

No passado domingo 14 de Março, os atletas Sérgio Ales (2ªlinha) e Pedro Terleira (Formação) do Râguebi EDViana, jogaram o seu primeiro jogo representando Portugal com a camisola da Selecção Sub14 ARN/ FPR, contra a selecção Sub14 da Galiza, em Arcos de Valdevez.
Em entrevista, estes atletas disseram estar orgulhosos de representarem Portugal e levar o Râguebi EDViana além fronteiras com as suas prestações na Selecção.
Parabéns!

Râguebi EDViana com os Lobos*

Os Bambis, Benjamins e Infantis do Râguebi EDViana,participarão no próximo sábado, dia 20 de Março, no CONVÍVIO NACIONAL Portugal vs Roménia.
O Rugby Juvenil vai inundar o Estádio Universitário de Lisboa, com a que será a MAIOR festa de rugby juvenil português de apoio à Selecção Nacional, onde os atletas Sub-8, Sub-10 e Sub-12 se juntarão aos LOBOS neste jogo que será decisivo para o apuramento ao Mundial de 2011.
Se Portugal ganhar a Roménia, terá a oportunidade de disputar um Play-off mundial que dará acesso ao Campeonato do Mundo.


Râguebi EDViana no Youth Rugby Festival*

O Râguebi EDViana estará representado com os seus atletas da Selecção Sub14 ARN, naquela que é a maior festa do rugby juvenil do mundo, com a participação de mais de sessenta equipas.
Será em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Março, no Estádio Nacional.

A secção de Râguebi.

Raguebi EDViana

Graças ao trabalho do pai de um atleta da secção de râguebi, os melhores "clips" das actividades da referida secção estão disponíveis no Youtube. É só procurar em râguebiEDViana (páginas 2 e 3).

Regionais-Juniores e Seniores-Natação

A "start-list" e os resultados, em directo, do Campeonato Regional de Juniores e Seniores, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, que se vai realizar de 19 a 21 de Março, na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim e que contará com a participação dos atletas da EDV dos referidos escalões, poderão ser consultados no seguinte endereço http://www.annp.pt/ (clicar).

Basquete

JUNIORES
Campeonato nacional
Domingo,14-03-2010,18.30,Leça da Palmeira.
Desportivo de Leça 85 EDV 39

Vitória sem margem para contestação do Leça, que foi superior em todas as áreas do jogo.A EDV lutou até ao final mas revelou dificuldades perante a defesa agressiva da equipa adversária e o ritmo de jogo elevado, acusando o desgaste do jogo disputado no sábado à noite.

Zonais-Natação-Infantis


Made with Slideshow Embed Tool

TAÇA NACIONAL - SUB 16 Feminino

A jornada dupla realizada este fim-de-semana ditou a primeira derrota da EDV que, apesar de tudo, continua a liderar a prova.

A vitória em casa frente ao Vitória de Guimarães, e o desaire no Porto frente ao FCP por apenas um ponto, deixam as vianenses com boas perspectivas em relação à segunda metade do campeonato.

Para acabar a primeira volta na liderança, a EDV terá que vencer no próximo sábado a equipa da Covilhã, última classificada da prova. O encontro está marcado para sábado, às 17h, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior.

Classificação:
1º ED Viana
2º NCR Valongo
3º Vitória Guimarães
4º FC Porto
5º GRI Brandoense
6º ACER Tondela
7º NDA Pombal
8º AB Covilhã


Taça Nacional Sub 16 Fem.
E.D. Viana 55 - 41 Vitória S.C.

Jogo entre duas potenciais vencedoras da zona norte de qualificação. A equipa da EDV entrou melhor no encontro e venceu os dois primeiros parciais de forma convincente, iniciando a segunda parte da partida com 14 pontos à maior (ao intervalo: 40 - 26).

Na segunda parte, as vimaranenses equilibraram a partida mas as da casa souberam controlar o resultado e, abrandando o ritmo do jogo, acabaram por garantir uma vitória importante na luta pelo acesso à final four da competição.

Taça Nacional Sub 16 Fem.
F.C. Porto 45 - 44 E.D. Viana

Acusando algum cansaço e nervosismo, as atletas da EDV entraram muito mal na partida, permitindo que o FC Porto conseguisse uma vantagem que se revelaria crucial no desenrolar dos acontecimentos (no primeiro período: 23 - 10.)

Depois de recuperada a concentração, as vianenses dominaram o encontro e ponto a ponto foram reduzindo a desvantagem. No fim do terceiro período, a EDV vencia por um ponto (33 - 34).

Jogando em casa, e já com duas derrotas na prova, a equipa do Porto entrava para os ultimos 10 minutos do desafio com a certeza de que mais um desaire poderia comprometer as suas aspirações.

No derradeiro periodo do desafio, a equipa da casa demonstrou mais eficácia e acabou por vencer pela margem mínima.


INICIADOS (sub14)
Inter-associações
Domingo, 14-03-2010,11h, Santa Maria Maior.
EDV 106 B.Vila Real 55
A EDV terminou esta fase do inter-associações invicta, depois de levar de vencida a equipa de Vila Real, por números esclarecedores quanto à diferença de nível de jogo apresentado.Merecem os parabéns pela excelente prova realizada.

JUNIORES
Campeonato Nacional
Sábado,13-03-2010,20.30h,Santa Maria Maior
EDV 75 B.Vila Real 72

A EDV somou a sua primeira vitória no campeonato nacional, num jogo disputado, com grande intensidade, embora nem sempre bem jogado. A vitória podia ter sorrido a qualquer uma das equipas dado o equílibrio com que o jogo foi disputado; na parte final do jogo os jovens de Viana foram mais eficazes e garantiram a vitória.
A secção de Basquete Feminino.

Hóquei

CAMPEONATO NACIONAL— 2009-2010

Dia 14 MARÇO
Iniciados
OBarcelos-5-EDV-2
E.D.V.: João Pedro (GR), André Costa, Gonçalo Correia, Ricardo Gomes, Rui Caçador (Cap.), Alberto Midões, Zé Pedro ,Valério Gonçalves, André Gigante, Luís Costa (GR)

Marcador : Valério Gonçalves(2)

Treinador: Rui Neto

Infantis
OBarcelos-8-EDV-5
E.D.V.: Diogo Costa (GR), , Nuno Midões, Pedro Neto, Gonçalo Neto, Bruno Malheiro, Edgar Barbosa, Miguel Teixeira, Daniel Amorim, André Domingues, Luís (GR).

Treinador: Pedro Neto


TAÇA MINHO/AVEIRO-- JUVENIS
EDV-5-HCMealhada-6

Basquetebol

CADETES (sub16)
Taça Nacional
EDV 70 U.Tortosendo 55

A EDV venceu o primeiro jogo da taça nacional no qual defrontou uma boa equipa que vinha de duas vitórias.Foi um jogo equilibrado e bem disputado no qual se puderam assistir a bons momentos de basquetebol por parte das duas equipas.A EDV esteve sempre na frente do marcador mas por margens pequenas. Na segunda parte, conseguiu aumentar a diferença que manteve até ao final do jogo.As duas equipas começaram por utilizar uma defesa individual. A EDV, ainda na primeira parte, e face ao acumular de faltas, alterou a sua defesa para zona, o que criou alguns problemas ao ataque adversário.A equipa de Tortosendo na segunda parte utilizou igualmente uma defesa zona.De realçar a correcção com que o jogo foi disputado.
A secção de Basquetebol.

EDV - Natação / Torneio Zonal de Infantis - Alexandre Ribas conquista 4 títulos de Campeão Zonal e 1 título de Vice-Campeão


Nos passados dias 5, 6 e 7 de Março teve lugar, na Piscina Municipal de Ponte da Barca, o Torneio Zonal de Infantis (Norte) que contou com a presença de 274 nadadores (142 masculinos e 132 femininos) em representação de 43 Clubes filiados pelas associações regionais do Minho, Norte de Portugal, Aveiro, Coimbra e Nordeste.
A luta pelos títulos zonais foi marcada por excelentes momentos competitivos, onde foram alcançadas novas marcas de referência nacional, combinados com um notável espírito de “fair-play.”
A equipa da EDV teve ainda tempo para momentos de descontracção e convívio, marcados pelo aniversário do seu treinador e pelas conhecidas praxes para os atletas que participavam pela primeira vez num Torneio Zonal. No final das provas, atletas e treinadores da EDV e de outros clubes presentes, festejaram com o tradicional mergulho conjunto de roupa vestida.
Os atletas Juliana Freixo, Marta Nascimento, Luana Alves, Ana santos, Cristina Lima, Mónica Alves, Alexandre Ribas, Bruno Couto, Mário Barros, Fábio Rodrigues, Diogo Silva e Miguel Passos representaram a Escola Desportiva de Viana num total de 29 provas individuais e 5 colectivas. A comitiva Edevista foi acompanhada pelo treinador João Ribeiro e directores Rosa Maria e Vasco Rodrigues.
Numa perspectiva geral, os nadadores da EDV demonstraram um bom nível desportivo ao alcançarem um total de 36 novos recordes pessoais (eficiência de 105%) e novas marcas de acesso aos Campeonatos Nacionais.
De salientar as classificações individuais obtidas pelos atletas: Bruno Couto (4º classificado aos 200 e 100 Costas) e Juliana Freixo (5ª posição aos 100 Mariposa).
Em grande destaque esteve Alexandre Ribas ao conquistar o título de Campeão Zonal aos 400 e 200 Estilos, 200 Costas e 200 Mariposa (melhores marcas nacionais do momento) e de Vice-campeão Zonal nos 100 Mariposa.
Este atleta bateu, ainda, o record regional aos 200 Costas e 200 Estilos e recebeu o prémio de Melhor Fundista Nacional 2009/2010, outorgado pela Associação de Natação do Minho.
Em breve, publicaremos a reportagem fotográfica.
A secção de Natação.

Crónicas Técnicas / Concepção de modelo de formação na secção de Basquetebol, por Jorge Resende

Este texto surge na sequência de um convite da direcção da Escola Desportiva de Viana para apresentar de forma sucinta o trabalho que a secção de basquetebol está a desenvolver e a sua concepção quanto ao modelo de formação a implementar na EDV.
A secção de basquetebol conta com 130 atletas inscritos (masculino /feminino), distribuídos pelos escalões de sub8,sub10,sub12, sub13,sub14,sub16e sub18. O grande objectivo da secção neste momento passa por consolidar o que de bom foi realizado nas épocas anteriores e uma melhoria qualitativa dos nossos praticantes e equipas. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que estamos no bom caminho, quer pelo número de vitórias alcançadas, quer principalmente pela consciência de que somos mais eficazes e competentes no trabalho que desenvolvemos junto dos nossos atletas. O trabalho que realizamos diariamente tem como base um plano de formação e a definição clara do que é importante em cada etapa da formação dos nossos jovens.
A primeira etapa, iniciação (8 aos 12 anos), é fundamental do nosso ponto de vista, para iniciar a abordagem ao jogo, motivar as crianças para a modalidade e o desenvolvimento das capacidades coordenativas que lhes permitam depois nas etapas seguintes aprender os fundamentos básicos do basquetebol de forma correcta. As duas etapas seguintes, (sub14 e sub16), são decisivas na formação dos nossos atletas. É nestes dois ciclos de dois anos que o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na etapa anterior e o domínio das competências básicas do jogo tem que ser alcançado. O trabalho técnico-táctico, do ponto de vista ofensivo e defensivo, tem que ser desenvolvido durante este período, sempre de acordo com a nossa filosofia e modelo de jogo previamente definidos. É também muito importante nesta etapa, dividida em dois ciclos, o desenvolvimento de alguns aspectos que na Escola Desportiva de Viana valorizamos e exigimos aos nossos praticantes: espírito de equipa, capacidade de superação, educação desportiva e disciplina. Estes aspectos atrás referidos são por nós considerados os alicerces sem os quais todo o trabalho e investimento realizados não fazem qualquer sentido. A terceira etapa de formação (sub18), definimo-la como a fase de consolidação do trabalho desenvolvido nas duas etapas anteriores. Pretendemos nesta fase dar sentido e sermos coerentes com a preparação anteriormente realizada e preparar os nossos atletas para a competição.
Sabemos que o caminho a percorrer é longo e que as metas que nos propomos atingir são exigentes; aumentar o número de praticantes e a melhoria qualitativa das nossas equipas, tornando-as capazes de discutirem títulos nacionais, não são tarefas fáceis, mas também acreditamos que com uma boa estrutura de apoio, muito trabalho e perseverança, o futuro do basquetebol na EDV terá sucesso. Termino com uma frase que os nossos atletas ouvem muitas vezes e que tem de ser o nosso lema, "O único local onde a palavra sucesso vem antes de trabalho é no dicionário".
Jorge Resende
(Director Técnico da secção de Basquetebol da EDV)


INFANTIS (sub13)
Sábado,06-03-2010,Pav. Luís Braga,17.30h.
EDV 58 STª Marta 20

A EDV venceu a equipa de Santa Marta num jogo bem disputado e com alguns bons momentos de basquetebol.A EDV adiantou-se no marcador logo no começo do jogo e foi consolidando essa vantagem nos períodos seguintes chegando ao final com a diferença de trinta e oito pontos.É no entanto de realçar que a equipa adversária se bateu bem e procurou contrariar a superioridade da Escola Desportiva de Viana.

Taça do Mundo de Esgrima


Made with Slideshow Embed Tool

Torneio de Cadetes


Made with Slideshow Embed Tool

Escola de Patinagem


Made with Slideshow Embed Tool

Resultados do Torneio Zonal de Infantis

Enquanto não temos "link" definitivo, deixamos aqui (carregue no endereço)anminho.wordpress.com os resultados do Torneio Zonal de Infantis, realizado no passado fim-de-semana, nas Piscinas de Ponte da Barca.

Râguebi EDViana


O Râguebi EDViana participou, em Arcos de Valdevez, no passado sábado, 6 de Março, na 6ª Jornada do Torneio Sub-8 Bambis, Sub-10 Benjamins e Sub-12 Infantis, onde estiveram também presentes o CDUP, GRUFC, CRAV, UM e Companhia Rugby do Porto.


O Râguebi EDViana participará, com uma equipa de Sevens Sub-14, nas 5 Jornadas de um Torneio organizado pela ARN/ARC/FPR.
A secção de Râguebi.

13 de Março


No próximo sábado, 13 de Março, por motivo alheio à EDV, o Pavilhão de Monserrate não poderá ser utilizado das 9.00h-13.00h, pelo que não serão realizados os treinos da Escola de Patinagem e escalão de Escolinhas.

Futuramente, se a EDV for avisada atempadamente do impedimento, tentará arranjar espaço alternativo para a realização dos referidos treinos.

Pedimos desculpa pelo incómodo.

Na selecção



No dia 10 de Março o guarda redes do escalão de infantis, Diogo Costa, foi convocado para estar presente, com os técnicos da Associação da Patinagem do Minho e da Federação Portuguesa de Patinagem, na selecção de talentos nacional das camadas jovens, no Pavilhão de Barcelos.

Como noticiámos, relembramos que os três atletas da EDV, Rui Caçador, Valério Gonçalves e João Lajoso continuam a marcar presença nos treinos da selecção do Minho .


A todos, os nossos parabéns com o desejo de continuação do bom trabalho.

Basquetebol

INICIADOS (sub14)
Inter-associações
Sábado,6-03-2010,18h,Gaia.
Gaia 65 EDV 75

A EDV somou mais uma vitória, continuando a realizar uma excelente prova. Foi um bom jogo de basquetebol, com algum equilíbrio, mas no qual a Escola Desportiva de Viana foi mais eficaz e conseguiu gerir até final o resultado, vencendo por dez pontos de diferença.

JUNIORES
Campeonato Nacional
Sábado,6-03-2010,19h,Ovar.
Ovarense 63 EDV 41

A EDV perdeu na deslocação a Ovar, na quinta jornada do campeonato nacional. Foi um jogo bem disputado e muito equilibrado até ao começo do quarto período. Nessa fase, a Ovarense foi mais eficaz e aproveitou as falhas cometidas pela equipa de Viana para ganhar uma vantagem confortável no marcador.

Tounée Distrital de Minis
Viana do Castelo (Pav. Luís Braga e Municipal de Monserrate).
Domingo,07-03-2010, 14h.

Realizou-se, em Viana do Castelo, mais uma jornada da Tournée Distrital de Minis. A organização coube, desta vez, à Escola Desportiva de Viana.Foi uma boa jornada de basquetebol e convívio entre todos os participantes ao longo da tarde de Domingo, na qual a EDV esteve representada por cinco equipas.
A secção de basquetebol.

Escola de Patinagem

Hoquei

CAMPEONATO NACIONAL— 2009-2010


Dia 7 MARÇO
Iniciados
EDV-0-F.C.Porto-4
E.D.V.: João Pedro (GR), André Costa, Gonçalo Correia, Ricardo Gomes, Rui Caçador (Cap.), Alberto Midões, Zé Pedro ,Valério Gonçalves, André Gigante, Luís Costa (GR)


Treinador: Rui Neto



Infantis
EDV-4-Nortecoop-4
E.D.V.: Diogo Costa (GR), , Nuno Midões, Pedro Neto, Gonçalo Neto, Bruno Malheiro, Edgar Barbosa, Miguel Teixeira, Daniel Amorim, Bruno Rodrigues, Luis (GR).
Marcadores: Bruno Malheiro (2) Pedro Neto (2)

Treinador: Pedro Neto


TAÇA MINHO/AVEIRO-- JUVENIS
EDV-2-UD Oliveirense-0

TAÇA DO MINHO-INFANTIS
ABD/CAMPO-4-EDV-6
TAÇA DO MINHO-ESCOLARES
ABD/Campo-4-EDV--1


No Campeonato Nacional os iniciados e infantis estão no segundo e quinto lugar da classificação, respectivamente.

Na Taça do Minho os Juvenis encontram-se no primeiro lugar da classificação com os mesmos pontos da Oliveirense.

EDV - Natação / Filipa Pinheiro medalhada no Meeting Internacional de Lisboa



Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, a Escola Desportiva de Viana marcou presença na 2ª Edição do Meeting de Lisboa, organizado pela Associação de Natação de Lisboa (ANL) que contou com a participação de alguns nomes sonantes da natação nacional. A comitiva edevista foi constituída pelos atletas Filipa Pinheiro, Rafael Ribas e Renato Pinheiro, acompanhados pelo treinador João Ribeiro e pela Directora Isabel Pinheiro.
A prestação dos nossos atletas foi brilhante.
Fazendo jus ao seu excelente momento de forma, Filipa Pinheiro subiu ao mais alto lugar do pódio aos 50 e 100 Costas e foi ainda medalha de prata aos 200 Costas; Renato Pinheiro alcançou um honroso 6º lugar na final A aos 200 Estilos, um 7º lugar também na final A aos 200 Costas e foi ainda 2º na final B aos 100 Costas; Rafael Ribas entrou no lote dos 16 melhores velocistas do Meeting alcançando o 7º lugar na final B aos 50 Crol.


Parabéns a todos!
A secção de Natação.

EDV - Natação / Torneio da Cidade de Vila do Conde


No dia 27 de Fevereiro, as Piscinas de Vila do Conde receberam mais uma edição do Torneio dessa cidade. Para representar a Escola Desportiva de Viana estiveram presentes 8 nadadores: Ricardo Sampaio, Luís Pedro Ribeiro, José Enes Ribeiro, Manuel Alves, Maria Rodrigues, Laura Nascimento, Flávia Gonçalves e Mª João Santos, acompanhados pelo seu treinador, José Lima.
Pelas suas características, esta prova estava mais direccionada para velocistas (50 e 100 metros) e ofereceu ao público presente um espectáculo interessante. Os atletas da EDV estiveram a um nível bastante satisfatório nesta fase de preparação para os Campeonatos Regionais de Juniores e Seniores, bem como para os Campeonatos Nacionais de Juvenis.

A secção de Natação.

Crónicas Técnicas: Os princípios da Esgrima, por José Luciano.

Existem três armas na Esgrima: a Espada, o Florete e o Sabre. Na Espada reflecte-se o “duelo puro” pelo que quem toca primeiro pontua. No Florete e no Sabre existe um conjunto de regras que definem quem tem prioridade para pontuar nos casos dos dois esgrimistas conseguirem tocar no seu adversário. Assim, quem inicia o ataque (o ataque é o alongamento do braço armado seguido de um afundo ou de uma flecha, que são movimentos de pernas) tem prioridade, e no caso de haver um toque válido, é atribuído a quem ataca. Para inverter esta prioridade o adversário necessita parar o ataque do oponente (movimento defensivo com a arma que afasta a do adversário do seu corpo) podendo no desenrolar do assalto, tocá-lo, sendo-lhe atribuído o toque.
A esgrima enquanto desporto, resultou de uma evolução das “lutas de espadas”. O treino para o combate, conjugado com o aparecimento das armas de fogo, resultaram num aperfeiçoar das técnicas no manejo da espada que evoluiu para a criação de uma actividade lúdica, a esgrima de competição, presente nos Jogos Olímpicos desde a sua criação.
A esgrima desenvolve vários aspectos físicos muito importantes para os mais jovens, tais como, a coordenação motora, a agilidade, o equilíbrio e a flexibilidade, além de desenvolver os reflexos, sendo também adequada para desenvolver características mentais e comportamentais de entre as quais se destacam a capacidade de concentração, de resolução de problemas e a rapidez de decisão, sendo esta a razão pela qual a esgrima é por vezes definida, como um jogo de xadrez jogado à velocidade da luz.
O desportivismo a ética desportiva e o respeito pelos adversários está muito presente na esgrima, consubstanciando-se no facto de antes de iniciar o jogo, os esgrimistas se cumprimentarem bem como cumprimentarem o árbitro e o público e no fim do jogo voltarem a efectuar estes cumprimentos, razão pela qual é por vezes designada de desporto de cavalheiros.

Resultados da Esgrima Portuguesa

Portugal tem vários resultados internacionais na esgrima que merecem destaque. A esgrima Portuguesa é uma das modalidades desportivas que já conquistou uma medalha Olímpica, a medalha de bronze por equipas nos jogos olímpicos de 1928. Entre os desportistas portugueses com mais participações em Jogos Olímpicos consta o esgrimista, Henrique da Silveira, que participou nos Jogos Olímpicos de Antuérpia 1920, de Paris 1924, de Amesterdão 1928 e de Berlim 1936. Destaque ainda o título de Campeão Europeu de Equipas Florete – 2000, equipa que integrava o esgrimista da Escola Desportiva de Viana, João Gomes. Em campeonatos do Mundo destaque para o título de Vice-Campeão Mundo Espada 2005, alcançado pelo espadista Joaquim Videira.

Historial da Esgrima na EDV

A esgrima em Viana do Castelo teve o seu início pela mão do Mestre Luís Braga, que hoje dá o nome ao Pavilhão Municipal onde decorrem os treinos.
A esgrima Vianense tem vários êxitos, nacionais e internacionais, um Campeão Europeu (João Gomes), um atleta três vezes Olímpico (João Gomes), uma medalha de bronze nos Jogos Mediterrânicos 2008, várias dezenas de Campeões Nacionais (Iniciados, Cadetes, Juniores e Seniores), e vários atletas que integraram e integram as selecções nacionais.
Os esgrimistas da EDV participam no circuito nacional, com competições de norte a sul do país, bem como no circuito mundial de seniores e juniores, com provas na Europa, no continente Americano, em África e na Ásia.
Os treinos decorrem no Pavilhão Municipal Mestre Luís Santos Braga, de segunda a sexta-feira das 18h30 às 20h00, sendo abertos a jovens de ambos os sexos, a partir dos seis (6) anos.

José Luciano
(Director Técnico da secção de Esgrima da EDV).

REGIONAIS

A reportagem fotográfica dos últimos Regionais de Juvenis realizados em Braga.


Made with Slideshow Embed Tool

Tempos e Resultados das Provas de Natação

Oportunamente, e com a colaboração da ANMINHO, poderão ser consultados neste blog através de um "link" os tempos, resultados e classificações obtidos pelos atletas da EDV nas provas do calendário regional.

Made with Slideshow Embed Tool

A foto da semana da Escola de Patinagem no Pavilhão de Monserrate e alguns aspectos da aula de sexta feira , no Pavilhão de Darque , gentilmente cedido pela respectiva Junta de Freguesia.

EDV - Natação / Torneio Nadador Completo de Cadetes


Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, realizou-se o Torneio Nadador Completo de Cadetes, na Piscina Municipal Frederico Pinheiro, em Viana do Castelo.
As provas corresponderam aos objectivos e parâmetros traçados pela equipa técnica e decorreram no ambiente de festa que as caracteriza, tendo contado com atletas de todos os clubes pertencentes à ANMinho.
A equipa da EDV foi orientada pelos treinadores Vítor Sousa e Rui Mendes e acompanhada pelos Directores Rosa Maria e Vasco Rodrigues.

Os atletas participantes foram:

Pelos Cadetes A Fem: Ana Sofia Afonso; Maria Helena Amorim; Jéssica Silva Brito; Ana Beatriz Carvalhido; Joana Parente Faria; Matilde Fernandes Silva e Lara Alexandra Vaz.

Pelos Cadetes A Masc: Gonçalo Xavier Afonso; Francisco Rodrigues Antas; Bruno Miranda Calçada; Gil Brito Fernandes; Pedro Miguel Magalhães; João Pedro Nunes e Ricardo Daniel Pires.

Pelos Cadetes B Fem: Helena Barbeiro Afonso, Sara Inês Araújo; Nicoleta Domenti; Camille Malheiro Estêvão; Andreia Araújo Gigante e Marta Portulez Gigante.

Pelos Cadetes B Masc: André Castro Branco; Luís Filipe Calçada; André Correia Esteves; Gonçalo Pereira Félix; Rui Filipe Gonçalves; Simão Bogalheira Marques; Hugo Edgar Miranda; Tiago Miguel Novais; André Mancio Oliveira e Bruno Gabriel Silva.

Quanto aos resultados mais relevantes, destacam-se nos Cadetes B:

50 M 3º Hugo Miranda; 6º Rui Gonçalves
50 B 2º Rui Gonçalves
50 C 2º Hugo Miranda; 3º Rui Gonçalves
50 L 2º Hugo Miranda; 3º Rui Gonçalves

e nos Cadetes A:

100 M 2º Lara Vaz; 5º Sofia Afonso; 8º Ricardo Pires
100 B 6º Beatriz Carvalhido; 8º Matilde Silva
100 C 7º Lara Vaz; 8º Sofia Afonso
100 L 5ºBeatriz Carvalhido; 6º Lara Vaz; 7º Ricardo Pires.
Em breve, publicaremos a reportagem fotográfica.

Parabéns a todos!
A Direcção.

EDV - Natação / Filipa Pinheiro e José Lima no Estágio de Preparação Geral da Selecção Nacional


A atleta Sénior da Escola Desportiva de Viana, Filipa Mendes Pinheiro, e o seu treinador (e actual Director Técnico da secção de Natação da EDV), José Lima, foram convidados pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) a integrar o Estágio de Preparação Geral da Selecção Nacional.
Assim, de 4 a 7 de Março, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, os dois elementos da EDV irão juntar-se aos restantes atletas e treinadores convidados com o objectivo de partilhar experiências e metodologias de treino.
Para o estágio da Selecção Sénior Jovem, a Filipa Pinheiro está integrada no grupo de trabalho constituído pelos atletas Ana franco (SCP), Ana Monteiro (CFV), André Silva (PDEM), Carlos Santos (FCP), Joana Carvalho (FCP), Joana Rodrigues (FCP), Maria Veloso (CNAC), Marta Abreu (CFV), Rui Costa (VSC), Rui Vilar (FCP) e Sérgio Silva (FCP).
O treinador José Lima, juntamente com os técnicos José Silva (FCP), Júlio Borja (CNFa), Rui Magalhães (SN-NP) e Alexandre Dias (TNA-NP), assegurará o enquadramento técnico do Estágio de Preparação Geral da Selecção Sénior Jovem, bem como da Selecção Nacional Absoluta constituída pelos atletas Adriano Niz (SLB), Duarte Mourão (CNA), Fábio Pereira (CFV), João Carvalho (FCP), Luís Pinto (CDN), Maria João Dores (SCP), Marta Marinho (FCP), Nádia Vieira (GESLOURES), Nuno Quintanilha (LDC), Paulo Santos (FCP), Sara Cruz (ADBA) e Sara Oliveira (FCP).
Parabéns!
A Direcção.

Made with Slideshow Embed Tool
MINIS
Domingo,21-02-2010,14.30h,Vila Praia de Âncora.
A Escola Desportiva esteve representada em mais uma jornada da Tournée Distrital de minis com quatro equipas.Foi mais uma boa tarde de basquetebol e diversão à mistura na qual os nossos mini atletas participaram com o entusiasmo habitual.Uma palavra de agradecimento para os pais pela sua sempre tão importante colaboração.

INICIADOS
Torneio Inter-associações
Domingo,21-02-2010,11h, Santa Maria Maior.
EDV 83 André Soares (Braga) 54
A Escola Desportiva de Viana venceu em mais uma jornada do interassociações, num jogo equilibrado até ao último período.A EDV não entrou tão forte e concentrada como tem sido habitual, e a equipa adversária conseguiu durante grande parte do tempo equilibrar a partida. No último período a Escola Desportiva de Viana foi mais pressionante e agressiva, quer defensivamente, quer ofensivamente, conseguindo então uma vantagem confortável no marcador.

CADETES
Final do Campeonato Distrital
Sábado,20-02-2010,20.45h,Santa Maria Maior.
EDV 80 Barca B.Clube 30
CAMPEÕES DISTRITAIS
A EDV terminou da melhor forma o campeonato distrital,vencendo a equipa de Ponte da Barca por expressivos cinquenta pontos de diferença.A Escola Desportiva de Viana voltou a entrar muito forte no jogo,com uma defesa pressionante e muitas situações de contra-ataque às quais a equipa adversária se revelou impotente para travar. A EDV confirmou neste jogo a superioridade apresentada ao longo de todo o campeonato, terminando a prova cem por cento vitoriosa, o que é sempre de realçar.O muito público que esteve presente, apesar da diferença no marcador, pôde assistir a alguns bons momentos de basquetebol.A EDV irá iniciar no próximo fim-de-semana a sua participação na Taça Nacional, onde se espera uma boa campanha e a disputa dos primeiros lugares na classificação.

JUNIORES
Campeonato Nacional
Domingo,21-02-2010,18.30h,Gaia.
Vasco da Gama 87 EDV 34
A EDV iniciou a sua participação no campeonato nacional com uma deslocação a Gaia para defrontar o campeão da época transacta e um dos mais sérios candidatos a conquistar o título desta época.A EDV revelou não possuir neste momento o ritmo de jogo e intensidade para responder a um adversário tão forte. A primeira parte foi muito desequilibrada com os jovens de Viana do Castelo a não conseguirem encontrar boas situações para lançamento.Na segunda parte, assistiu-se a uma boa reacção por parte da EDV, que venceu mesmo o terceiro período.O resultado final espelha a diferença de ritmo e intensidade de jogo entre as duas equipas.
A secção de Basquetebol

NATAÇÃO-FATOS


Com o início de 2010 entraram em vigor as novas regras determinadas pela FINA quanto à utilização dos fatos de natação que implicaram a exclusão de alguns equipamentos utilizados em épocas anteriores.


Porque a Aponave-Sport, loja de roupa e material desportivo, sita na Rua Grande, 109-110, em Viana do Castelo, efectua descontos especiais aos atletas da EDV, informamos que já está à venda a nova colecção da Arena de fatos de banho e Powerskins, encontrando-se ainda o seu catálogo para consulta no balcão da Piscina Frederico Pinheiro.

Crónicas Técnicas / Pensar ... a formação no Hóquei, por Rui Neto


Durante anos a nossa modalidade andou “doente”, adormecida e pouco ou nada se fez para mudar a situação. Felizmente estamos a acordar e a tentar curar os “males” que a afectam.
A falta de visibilidade, projecção e credibilidade foi fazendo com que o hóquei em patins fosse aos poucos perdendo o seu espaço (que detinha por direito próprio) no panorama desportivo nacional. Os problemas que foram afectando os clubes levaram, por arrastamento e de uma forma natural, aos problemas na formação, não só nos escalões mais jovens de competição, mas também na sua base de formação inicial, até à iniciação da patinagem.
Foram vários os factores que foram gradualmente afectando a formação. Desde logo, o surgimento de novas modalidades, menos dispendiosas e de fácil aprendizagem.
Diremos, por exemplo, que para jogar voleibol ou futebol de salão, apenas precisamos de uma bola e calçar umas sapatilhas. Não é menos verdade que para patinar apenas precisamos de uns patins, mas para jogar hóquei em patins precisamos ainda de um stick, e todo um conjunto de outros acessórios, como as luvas, joelheiras, caneleiras... e, fundamentalmente, conseguir conjugar todo este equipamento. Para além disso, contrariamente a outras modalidades, a nossa não faz parte, salvo raras excepções, das que estão integradas nas escolas através do desporto escolar. A mudança dos quadros competitivos, a “violência” nos escalões mais jovens, a dificuldade em conseguir recintos desportivos para a prática da modalidade, bem como o pouco investimento das equipas seniores em jogadores vindo dos juniores, foram outros factores que foram contribuindo para o avolumar dos problemas ao longo dos anos. Não podemos também deixar de lado o facto de hoje em dia se procurar obter resultados para “ontem” e não a médio ou longo prazo. Os próprios atletas (salvaguardando as devidas excepções) encaram o hóquei em patins de uma forma diferente. Facilmente hoje em dia um atleta falta a um treino, ora porque tem um jantar de aniversário ora porque tem um teste no dia a seguir, etc.
As soluções para esta situação não são fáceis, nem de resultado visível a curto prazo.
Um factor dinamizador e muito importante, servindo de mola impulsionadora na formação, é o facto de o clube ter uma equipa sénior a disputar o Campeonato Nacional da I Divisão. Quanto maior for o sucesso da equipa sénior maior a divulgação, interesse e entusiasmo dos jovens na modalidade.
Passará por uma intervenção forte na iniciação, tentando a “massificação”, cativação de miúdos para a patinagem, de forma a efectuar posteriormente uma triagem com vista à competição. Outra aposta passará pelo envolvimento das entidades municipais, câmaras e juntas de freguesia, na colaboração com os clubes de zonas geográficas mais afastadas dos grandes centros. A responsabilização dos próprios atletas e dos seus familiares, a integração progressiva nas suas equipas seniores serão também contributos importantes na ajuda da resolução dos problemas da formação.
É obvio que esta situação não se verificará em todas as zonas do país, nomeadamente na zona do Grande Porto e da Grande Lisboa. Provavelmente, na zona centro haverá maiores dificuldades. Mas na zona onde resido, no Minho, a situação é algo preocupante. Apenas disfarçada pelo excelente trabalho que foi feito na formação do Hóquei de Barcelos em muito suportados pelos êxitos alcançados pela equipa sénior. O pouco número de equipas, nomeadamente nos escalões de juvenis e juniores é um facto visível dos problemas da formação nesta região.
É pois importante olharmos para este problema de forma realista e responsável, procurando soluções e tentando tomar decisões coerentes, de forma sustentável e não de resolução visando o imediato.
A nossa modalidade está bem viva e conseguirá voltar aos tempos da ribalta se todos nós, que estamos ligados directa ou indirectamente, contribuirmos de forma positiva para a resolução dos problemas existentes.

Rui Neto
(Director Técnico da Secção de Hóquei da EDV).
CAMPEONATO NACIONAL— 2009-2010

Dia 28 FEVEREIRO
Iniciados
EDV-5-AD Valongo-2
E.D.V.: João Pedro (GR), André Costa, Gonçalo Correia, Ricardo Gomes, Rui Caçador (Cap.), Alberto Midões, Zé Pedro ,Valério Gonçalves, André Gigante, Luís Costa (GR)
Marcadores: Rui Caçador (3) Valério Gonçalves (2)

Treinador: Rui Neto

Infantis
EDV-4- ADB/Campo-6
E.D.V.: Diogo Costa (GR), , Nuno Midões, Pedro Neto, Gonçalo Neto, Bruno Malheiro, Edgar Barbosa, Miguel Teixeira, André Domingues, Bruno Rodrigues, Bruno Guia (GR).
Marcadores: Gonçalo Neto (1) Pedro Neto (3)

Treinador: Pedro Neto




Taça Nacional Sub 16 Femininos
ACER Tondela 50 - 62 ED Viana

A equipa sub 16 feminina da EDV mantem-se na liderança da Taça Nacional (Zona Norte) após ter defrontado, e derrotado, a equipa do ACER Tondela em sua própria casa.

Num pavilhão tradicionalmente dificil para a equipa minhota, as vianenses conseguiram superar a equipa da casa e venceram um desafio que terminou com um resultado de 50 - 62. Apesar dos 12 pontos de diferença, o encontro foi bastante disputado tendo a EDV sentido bastantes dificuldades para se distanciar no marcador.

A equipa de Viana entrou melhor no jogo e ganhou o primeiro período (09 - 15) mas as da casa não se deixaram impressionar e reagiram, acabando a primeira parte a perder por apenas 3 pontos (31 - 34).

Após o intervalo, as vianenses entraram decididas e arrumaram praticamente a contenda, conseguindo um parcial de 11 - 22 que garantiu uma margem de 14 pontos para gerir nos últimos 10 minutos. Apesar da vantagem, pairavam no ar as recordações do jogo da época passada em que à entrada do derradeiro período as vianenses ganhavam por 10 pontos e acabaram por perder o desafio por 1.

Desta vez o cenário não se repetiu e a equipa de Viana acabou mesmo por conseguir uma vitória importante na luta pelo acesso à fase final.

A EDV lidera a prova com três vitórias em três jogos, seguida pelo FCP que venceu os dois desafios que disputou. Todas as restantes equipas já foram derrotadas pelo menos uma vez, nada de surpreendente num campeonato equilibrado e que promete emoções fortes até ao fim.

Resultados da 2ª Jornada
Brandoense 50 - 56 FC Porto
NCR Valongo 60 - 41 Vitória Guimarães
NDA Pombal 67 - 53 AB Covilhã
ACER Tondela 50 - 62 ED Viana

Classificação:
1º ED Viana
2º FC Porto
3º NCR Valongo
4º V. Guimarães
5º ACER Tondela
6º NDA Pombal
7º Brandoense
8º AB Covilhã

Torneio de minibasquete 12 horas Vila do Conde

A EDV deslocou-se a Vila de Conde no sábado (27-02-2010), para participar no torneio de minis de Vila do Conde. A Escola Desportiva de Viana esteve representada pela sua equipa de sub 12, que teve uma excelente participação.Os jovens da EDV disputaram quatro jogos tendo vencido três e perdido um. Vitórias nos jogos com Gaia, Vasco da Gama e Paroquial de Oliveira do Douro e derrota com o F.C.Porto. No final, houve lanche e uma tshirt alusiva ao torneio para todos.

JUNIORES
Campeonato Nacional
Sábado, 27-02-2010, 20.30, Santa Maria Maior.
EDV 53 Galitos (Aveiro) 69
A EDV realizou uma boa partida tendo equilibrado o jogo até perto do final.Foi um jogo bem disputado, com um ritmo muito veloz e muita intensidade.No último período a equipa de Aveiro foi mais eficaz e conseguiu uma vantagem que lhe permitiu vencer o jogo.

Domingo,28-02-2010, 11h, Matosinhos.
F.C.Porto 96 EDV 44
Foi um jogo desequilibrado, entre duas equipas com aspirações diferentes neste campeonato.A EDV defrontou um sério candidato a conquistar o título nacional e não foi capaz de contrariar esse poderio, tendo saído derrotada por números que espelham a diferença de argumentos entre os dois conjuntos.

INICIADOS
Domingo,28-02-2010,11h, Santa Maria Maior.
EDV 60 Guifões 48
Defrontaram-se este domingo em Viana do Castelo as duas equipas mais fortes desta série do inter associações. A EDV continua a somar por vitórias todos os jogos disputados até ao momento e, desta feita, levou de vencida uma boa equipa que apenas perdeu dois jogos, ambos com a Escola Desportiva de Viana.Foi um jogo equilibrado e bem disputado no qual a EDV se conseguiu superiorizar e alcançar uma vantagem que foi gerindo.
A secção de Basquetebol.