A esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Carolina Oliveira, sagrou-se Campeã Nacional de Cadetes, dando continuidade ao sucesso alcançado na época passada, na qual se sagrou campeã nacional de iniciadas e venceu as finais nacionais de infantis, iniciadas e cadetes.
A conquista do Nacional de Cadetes era um dos objetivos da EDV para apresente temporada. A preparação da jovem edevista para este campeonato nacional iniciou-se em Setembro e culminou com a participação numa competição aberta internacional, na qual Carolina Oliveira venceu a sua congénere espanhola, Laura Caballero, campeã nacional de iniciadas do país vizinho. A atleta auri-negra, que no inicio da prova era já uma das candidatas ao título, iniciou a sua prestação com algum nervosismo, que lhe valeu uma derrota na fase de qualificação. No entanto, na segunda fase da competição, a edevista não vacilou e venceu todas as suas adversárias, sagrando-se assim Campeã Nacional de Cadetes.
Na mesma competição participou a ainda infantil Helena Afonso, que conseguiu um excelente 6.º lugar, demonstrando um enorme potencial, que mais cedo ou mais tarde lhe permitirá seguir as pisadas da campeã Carolina Oliveira.
No sector masculino a Escola Desportiva de Viana participou com quatro atletas que competiram individualmente e por equipas. Tiago Lajoso conseguiu, mais uma vez, ficar entre os melhores cadetes portugueses, terminando a prova na 6ª posição. Leonardo Costa classificou-se no 15º posto, Rodrigo Rego ficou em 24º e André Passos acabou no 28º lugar.
Na prova colectiva, o clube vianense também esteve em destaque, terminando muito perto das medalhas, mais precisamente no 4º lugar. Com estes excelentes resultados, a Escola Desportiva de Viana reforçou a sua posição de referência no panorama da esgrima nacional. Estão de Parabéns todos os esgrimistas auri-negros, mas também os técnicos, directores e seccionistas, que juntos têm elevado bem alto o nome da cidade e do clube.