crónicas Técnicas / EDV - Escola /qualidade de Vida, por Manuel Pereira


O conceito de qualidade de vida está, claramente, associado a um estado de bem-estar e à preponderância de afectos positivos. Esta dinâmica vivencial é cada vez mais uma utopia num quotidiano preenchido por tantos objectivos desafiantes e mesmo inalcançáveis. As pressões diárias, aos níveis pessoais, sociais, escolares e/ou profissionais promovem e intensificam sensações e afectos negativos e contrários a uma vida com qualidade.
A actividade física regular e coerente tem influências benéficas no bem-estar físico e psicológico. Embora ainda permaneçam algumas dúvidas, a prática desportiva organizada e exigente parece estar ligada ao desenvolvimento de competências de vida transversais como a gestão da ansiedade, o estabelecimento de objectivos, a liderança, o trabalho em equipa, a auto-confiança e competências mais específicas como o rendimento académico, a assertividade, a memória e o auto-controlo. Dúvidas não existem na relação saudável entre o desporto e um conjunto de factores/dimensões fisiológicas, psicológicas e sociológicas.
A Escola Desportiva de Viana envolve mais de 1000 atletas em desportos colectivos e individuais. Esta entidade constitui-se há mais de três décadas como “Um Clube para uma Cidade” ao serviço do desporto. Actualmente e diariamente, são ultrapassadas fronteiras desportivas, organizacionais e mesmo nacionais. Os rendimentos e, claro, os resultados obtidos em todo o seu historial e por todos os agentes desportivos confirmam o estatuto desta Escola como uma Escola de Vida.
Uma certeza: os atletas, treinadores, dirigentes, pais e associados da Escola Desportiva de Viana usufruem de um conjunto muito diversificado de estruturas, recursos materiais/humanos e modalidades aumentando assim a probabilidade de uma elevada qualidade nas suas vidas.

Manuel Pereira
(Psicólogo)