Comunicação do Presidente da Direção

Seguindo as orientações emanadas pelo Despacho 2836-A/2020 e as recomendações da Direção Geral da Saúde devido ao COVID 19, onde foi apontada a suspensão de eventos ou iniciativas públicas em locais fechados, e ainda de acordo com o Plano de Contingência do Município de Viana do Castelo, através do qual podem ser equacionadas medidas preventivas excecionais, a Escola Desportiva de Viana informa que, toda a atividade desportiva dentro do Clube, continua suspensa.


Face à passagem do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, existe uma possibilidade de alguma retoma da prática desportiva, em condições especiais, nomeadamente nas modalidades de exterior e também em modalidades com atletas de Alto Rendimento com vista à preparação de provas Internacionais ou mesmo Olímpicas.

Os atletas de Trail e de Triatlo, em espaços físicos abertos e de forma individual já reiniciaram os seus processos de treino.

A atleta Carolina Oliveira, na modalidade de Esgrima, será a primeira que se enquadra na outra exceção e irá reiniciar a sua preparação para a prova de apuramento Olímpico, na próxima 4ª feira, dia 13 de maio, em condições de prática muito particulares, num espaço fechado - Sala de Armas, sem utilização dos balneários, salvaguardando todas recomendações da DGS, da Higiene e Segurança no Trabalho e sempre de forma individual, apenas com a presença da sua treinadora/treinador.

A Escola Desportiva de Viana continua atenta a toda a legislação das diferentes entidades que regulam esta situação, DGS, Federações e Autarquias e vem por este meio esclarecer os seus sócios, treinadores e praticantes:

1- A Autarquia de Viana do Castelo mantem a suspensão da utilização de todos os equipamentos desportivos ( pavilhões, piscinas e mesmo algumas zonas outdoor, trilhos para prática desportiva, etc) e fará nova atualização/avaliação a 18 de maio de 2020;

2-  Todos os Protolocos de apoio financeiro à pratica desportiva foram suspensos pela CMVC, à data de 1 de abril de 2020

3- Ainda não existe qualquer regulamento sobre a utilização desses mesmos equipamentos, nomeadamente balneários, número de atletas no recinto, condições de prática, etc, face à Pandemia decretada. 

4- Não existe qualquer previsão de datas para reinício da atividade desportiva dos clubes, sabendo-se desde já que todas as federações desportivas deram por terminada a época desportiva 2019/2020.

5- Todas as atividades/provas/eventos desportivos previstos neste ano civil no concelho, foram suspensos/adiados ou anulados pela Autarquia de Viana do Castelo até ao dia 31 de dezembro de 2020.

6- Todas as Provas/Campeonatos/Torneios Internacionais que determinam os diferentes quadros competitivos nacionais das diferentes modalidades estão suspensos pelas Federações Internacionais.

7- Estes factos não invalidam a preparação da nova época desportiva e a EDV, ao longo dos seus 44 anos de existência, sempre se mostrou resistente a qualquer contrariedade temporal e sempre soube responder de forma  clara e com sucesso a todas estas situações negativas.

8- A EDV manterá a sua oferta desportiva nas diferentes modalidades que compõem esta nobre Instituição, sabendo desde já que existem modalidades que devido às suas condições de prática será mais fácil o seu retorno, principalmente as das suas modalidades individuais, como o Trail o Triatlo, a Ginástica, a Esgrima ou até mesmo a Patinagem Artística, pois tem utilização reduzida dos balneários públicos e podem ser reduzidas em grupos de prática mais pequenos respeitando o espaçamento pessoal em treino.

9- Nas modalidades coletivas, o Hóquei em Patins e o Basquetebol, agravadas pelo facto de se realizarem em locais fechados e necessitando de balneários, carecem de muito mais cuidado e estão totalmente dependentes das normas da DGS e dos respetivos regulamentos camarários de utilização,  tais como o número de atletas no campo/ringue, espaços disponíveis e horários de treino entre outras situações.

10-A EDV pretende manter todos os seus escalões de formação, nas duas modalidades coletivas.

a) Hóquei em Patins - Iniciação à Patinagem, Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 17, Sub 19 e Escalão Sénior (promovendo todos os atletas do escalão Sub23 ao escalão sénior)

b) Basquetebol pretende manter os escalões da época desportiva anterior, masculinos e femininos.

10- Na modalidade de Natação, que se desenvolve num espaço e meio diferente, carece mais uma vez do cumprimento rigoroso das normas de segurança e higiene, pelo que a EDV terá que aguardar pelo Regulamento Camarário, pelas condições de prática e pelas datas de abertura, determinadas pelas entidades competentes.

Será um ano diferente que nos vai obrigar a ter muita paciência, e muita criatividade para superar mais este obstáculo que retirou das suas zonas de conforto todas as Instituições, não só desportivas , mas de qualquer outro tipo.

A EDV foi a primeira Instituição Desportiva do concelho a parar a sua atividade face aos comunicados oficiais da DGS e da Câmara Municipal de Viana do Castelo e tinha razão para o fazer.

A EDV está em constante monitorização com a Autarquia local e com as diferentes Associações/Federações de modalidade pelo que estará sempre na linha da frente em qualquer tomada de decisão.

A EDV adverte os seus associados para todas as tentativas de desinformação e desacreditação mal intencionadas, usuais em cada início de nova época desportiva, por indivíduos com interesses pessoais que nada tem a ver com a formação desportiva ou ética desportiva, usando factos ou informações erradas com o único objetivo de criar caos e/ou conflitos entre Instituições da cidade, em busca de proveitos pessoais e de legitimidade muito duvidosa, saltitando de clubes em clubes, utilizando os atletas e as suas famílias para obter os seus fins.

A EDV garantirá aos seus Sócios às suas Famílias, aos seus Diretores/Treinadores/Aletas que reiniciará e continuará a sua função formativa/desportiva, assim que as condições existentes o permitam, pois respeitará sempre, em primeiro lugar e de forma clara, a integridade física e a segurança dos seus praticantes/treinadores.

A EDV tem um projeto Desportivo/Formativo perfeitamente definido, independentemente das pessoas que temporariamente por ele passam. Será sempre um Projeto Coletivo, não pode nem nunca dependerá de qualquer dirigente, treinador ou atleta.

Gestão Rigorosa, Transparente e Séria.

Obrigado por confiarem em Nós..

Somos e queremos ser um exemplo de bem Formar.

Somos assim há 44 anos


Rui Jorge Martins da Silva
Presidente da Direção da EDV