Hóquei em Patins - TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE VIANA


DOSSIER INFORMATIVO

APRESENTAÇÃO:

O Torneio “CIDADE DE VIANA” é um torneio de hóquei em patins, organizado pela EDV – ESCOLA DESPORTIVA DE VIANA destinado a jovens atletas, nacionais e internacionais, para os escalões de Sub11, Sub13, Sub15 e Sub17.

OBJETIVO:

➢ Organizar uma competição com qualidade elevada entre equipas de várias regiões nacionais e internacionais;

➢ Aliar à componente desportiva o intercâmbio social e cultural;

➢ Criar um conjunto de experiências positivas e memoráveis para todos os seus participantes;

➢ Dar a conhecer a cidade, a sua cultura e os seus costumes, enquanto cidade do Alto Minho;

➢ Proporcionar uma competição saudável de futebol para jovens atletas de diferentes equipas;

➢ Estimular valores tais como a amizade, o fair play, o respeito mútuo, o esforço e a cooperação.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Pavilhão Municipal de Monserrate

REGULAMENTO:

I. Definição

Este regulamento destina-se a orientar os procedimentos e regras do torneio e forma de apuramento dos vencedores do mesmo.

II. Escalões

Neste torneio estarão presentes 4 escalões, nomeadamente, Sub11 (Escolares), Sub13, Sub15 e Sub17 mediante as categorias abaixo descritas:

Cada escalão terá quatro equipas a participar e serão constituídas no máximo por 10 (dez) atletas, 8 jogadores de campo mais 1 ou 2 guarda-redes.

III. Sorteio:

O sorteio e a sua programação é da inteira responsabilidade da organização do Torneio, segundo calendário elaborado e enviado aos clubes atempadamente.

IV. Corpo de Arbitragem:

A nomeação de árbitro ou árbitros para cada jogo de entre os árbitros designados para o torneio é da responsabilidade da Associação de Patinagem do Minho em colaboração com a organização do Torneio.

V. Identificações e Licenças Desportivas:

Deverão ser entregues por todas as equipas em Torneio no secretariado dos respetivos jogadores, treinador e delegados, quando à sua receção.

VI. Tempo de Jogo:

Os tempos de jogo de cada partida a disputar serão os abaixo indicados, a serem controlados por parte das equipas de arbitragem e comissão organizadora, com o rigor que se justifica pelo elevado número de partidas e consequentes dificuldades de conter atrasos acumuláveis.

O tempo máximo para o aquecimento das equipas é 10 (dez) minutos.

a. Sub11 (Escolares)

Cada jogo do escalão terá a duração de 24 (vinte quatro) minutos divididos em 2 (dois) períodos de 12 (doze) minutos de tempo corrido cada, com um intervalo de duração de 3 (três) minutos, só para troca de balizas, hidratação de atletas e orientações rápidas.

b. Sub13 e Sub15

Cada jogo do escalão terá a duração de 30 (trinta) minutos divididos em 2 (dois) períodos de 15 (quinze) minutos de tempo corrido cada, com um intervalo de duração de 3 (três) minutos, só para troca de balizas, hidratação de atletas e orientações rápidas.

c. Sub17

Cada jogo do escalão terá a duração de 40 (quarenta) minutos divididos em 2 (dois) períodos de 20 (vinte) minutos de tempo corrido cada, com um intervalo de duração de 3 (três) minutos, só para troca de balizas, hidratação de atletas e orientações rápidas.

VII. Contagem de Tempo

A contagem do tempo só é interrompida em caso de assistência médica, substituição do guarda-redes ou bola fora do recinto de jogo, com exceção para os últimos 3 (três) minutos da segunda parte.

VIII. Descontos de tempo

Não serão permitidos descontos de tempo pedidos pelo treinador.

IX. Mesa de Jogo

A mesa de controlo de jogo será composta por elementos da organização os quais terão a função de cronometrar os jogos e executar o preenchimento do boletim de jogo, estando reservado o lugar para a observação de árbitros respeitante ao Conselho de Arbitragem e Ajuizamento da Associação de Patinagem do Minho.

X. Substituições

São permitidas substituições no decorrer dos jogos, não existindo limitação de número, nem obrigatoriedade na utilização de jogadores.

XI. Ação disciplinar

Respeitando o artº 76 dos estatutos da Federação Portuguesa de Patinagem o exercício da justiça e poder disciplinar são da competência do Conselho de Disciplina e do conselho de Justiça da FPP. Existem ações disciplinares e exibição de cartões em todos os escalões.

XII. Vencedor

Em cada jogo existirá sempre um vencedor e um vencido, no caso de empate no tempo regulamentar as duas equipas entram em fase de marcação de grandes penalidades, ou seja 3 (três) grandes penalidades por equipa, se a igualdade subsistir marcar-se-á grandes penalidades até existir desigualdade. A equipa que obtiver maior número de golos por jogo será a vencedora no mesmo. Nos casos omissos neste Regulamento, são vigentes as regras adotadas pela Federação Portuguesa de Patinagem e atualmente em vigor para a modalidade de Hóquei em Patins.

A Comissão Organizadora decidirá, por ventura, no caso de ocorrerem eventuais casos omissos relativos a questões que não decorram no tempo de disputa das partidas e no interior do ringue, cabendo naturalmente ao árbitro todas as decisões de dentro de ringue e durante o tempo de jogo também, nos possíveis casos que por ventura surjam e se encontrem omissos no regulamento específico aqui indicado.

XIII. Seguro Desportivo

Os jogadores, dirigentes, treinadores, massagistas, médicos e quaisquer outros elementos agregados, participantes no Torneio, deverão obrigatoriamente encontrar-se filiados na respectiva Federação e ter seguro desportivo válido para torneios e para as datas de realização do “Torneio Cidade de Viana”.

A organização não se responsabiliza por qualquer tipo de ocorrência (lesão, acidente, furto etc.) sendo tal assumido pelos clubes participantes.

XIV. Autorização de Participação no Torneio

Todos os Clubes participantes serão responsáveis por comunicar ou solicitar às respetivas Associações de Patinagem ou Federações a autorização de participação no Torneio.

XV. Bandeira e Estandarte

Todos os Clubes participantes no Torneio deverão ser portadores da sua respetiva bandeira ou estandarte, a qual deverá ser entregue no início do Torneio para afixação no Pavilhão, bem como encabeçar a equipa no desfile de encerramento que será em patins, e cuja presença de todas as equipas é obrigatória.

XVI. Difusão de Imagens

Em caso de transmissão via web ou TV as equipas ao participarem no Torneio autorizam automaticamente a difusão das suas imagens.

XVII. Entrega de prémios

A entrega de medalhas, respetivos troféus e diplomas, decorrerá no final do último jogo do Torneio.

ALOJAMENTO:

O alojamento dos atletas será efetuado num espaço contiguo ao Pavilhão onde se realizarão os jogos.

Todos os atletas devem de vir munidos de saco de cama.

ALIMENTAÇÃO / PEQUENOS ALMOÇOS:

Todas as refeições serão servidas no Restaurante “Varandas do Sol”, que fica situado a 50 metros do Pavilhão.

As senhas que darão acesso as refeições serão entregues a uma pessoa responsável do clube para vossa própria gestão. Na altura da chegada ao pavilhão, será fornecido um mapa de horários de refeições.