EDV no pódio do Nacional de Cadetes

Helena Afonso sagrou-se vice-campeã nacional de cadetes e Carolina Oliveira foi 3.ª classificada. No Campeonato Nacional por Equipas, a equipa feminina da EDV sagrou-se vice-campeã nacional e a equipa masculina classificou-se no 4.º lugar.

Helena Afonso venceu todos os jogos da fase de qualificação e passou ao quadro principal com o número 3. Na fase de eliminação, a Edvista dominou as suas adversárias até chegar à meia-final e defrontar a esgrimista do Ginásio Clube Português, Marta Carvalho, com quem perdera pela margem mínima na prova de Cadetes integrada no Circuito Europeu, disputada em Viana do castelo, na semana anterior. A vianense, consciente da necessidade de demonstrar a sua valia, dominou o jogo desde o início, vencendo por 15/11. Na final, Helena Afonso defrontou Marta Caride do Sport Club do Porto, e não ocorressem algumas decisões de arbitragem muito contestadas pelos técnicos da EDV, poderia ter-se sagrado campeã nacional. 



Carolina Oliveira, que no próximo mês vai integrar a selecção nacional no Campeonato da Europa de Cadetes, venceu todos os jogos da fase de qualificação e entro no quadro principal com toda a normalidade. No jogo da meia-final a vianense defrontou Marta Caride. O resultado dos jogos entre as duas é normalmente favorável a Carolina Oliveira, mas neste jogo, algum nervosismo e talvez o fator casa, determinaram a eliminação da Edvista que concluiu este Nacional na 3.ª posição.

A equipa feminina da EDV, composta pela jovem Ana Silva, Carolina Oliveira e Helena Afonso, sagrou-se vice-campeã nacional de cadetes, tendo perdido a final pela margem mínima, 45/44, num jogo muito emotivo e empolgante.



Os esgrimistas da EDV conseguiram bons resultados, quer na prova individual, quer na prova por equipas. No nacional individual, dois esgrimistas da EDV classificaram-se no “top ten”. Danilo Costa foi 7.º e Hugo Fernandes 10.º. Tomás Ferreira, diminuído por uma pequena lesão, classificou-se no 20.º lugar. Afonso Silva foi 26.º, Daniel Ferreira classificou-se no 31.º posto e o jovem Afonso Viana terminou no 32.º lugar. 


No nacional masculino por equipas a EDV competiu com duas equipas. A equipa A, formada por Danilo Costa, Hugo Fernandes e Tomás Ferreira conseguiu um excelente 4.º lugar, tendo discutido o resultado e demonstrado grande motivação e vontade no jogo de atribuição do 3.º lugar com o Ginásio Clube Português. A equipa B da EDV, constituída por Afonso Silva, Afonso Viana e Daniel Ferreira, classificou-se em 8.º lugar, ultrapassando algumas equipas com maiores credenciais e experiência, evidenciando os três jovens Edvistas qualidade para dar continuidade aos resultados dos esgrimistas mais experientes do clube.