Esgrima: Carolina Oliveira vence Final Nacional Juvenil

A esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Carolina Oliveira, Campeã Nacional de Iniciadas, foi a grande protagonista das Finais Nacionais Juvenis, vencendo nos escalões de iniciadas e cadetes. A EDV conseguiu quatro medalhas nesta prova, pois às duas de "ouro" conquistadas pela jovem Carolina, juntaram-se-lhes outras duas de "prata", graças às prestações de Helena Afonso e Tiago Lajoso.

Na prova de cadetes, Carolina Oliveira, esgrimista ainda iniciada, venceu e convenceu, conseguindo, na final, derrotar por 15/10 a campeã nacional de cadetes. Helena Afonso, que se viu obrigada a abandonar a prova para não agravar uma lesão, e assim disputar a prova de iniciadas, que se realizaria no dia seguinte, obteve o 8.º lugar. Ema Felgueiras, esgrimista benjamim, terminou no 13. º posto.


Na competição de Iniciadas, Carolina Oliveira, actual campeã nacional do escalão, demonstrou-se autoritária, vencendo com facilidade e conseguindo fazer a “dobradinha” nestas Finais Nacionais. Helena Afonso, condicionada pela lesão agravada no dia anterior, conseguiu, ainda assim, chegar à final, classificando-se no 2.º lugar. Ema Felgueiras terminou no 12.º posto. Na competição de infantis, Ema Felgueiras conseguiu chegar à “final de oito”, obtendo o 8.º lugar. 

No sector masculino a EDV conseguiu mais um excelente resultado, através do seu esgrimista Tiago Lajoso, que no escalão de cadetes conseguiu um brilhante 2.º lugar, sendo somente batido pelo campeão nacional e 5.º classificado no campeonato da Europa, o lisboeta José Charréu. Lajoso, na sua caminhada para a final, eliminou o vice-campeão nacional por 15/10. Leonardo Costa, eliminado pelo colega Tiago Lajoso, terminou no 8.º lugar. Rodrigo Rego classificou-se na 19.ª posição, Tomás Werner terminou no 23.º posto e Tiago Cristo conseguiu alcançar o 25.ºposto. Na prova de iniciados masculinos verificou-se mais um brilharete auri-negro, desta feita graças ao jovem Hugo Fernandes, ainda infantil, que conseguiu um excelente 8.º lugar. Daniel Ferreira classificou-se no 24.º posto e Marlon Alves terminou em 30.º. Na prova de infantis, Hugo Fernandes esteve a um jogo de poder disputar as medalhas, sendo eliminado por 9/10, terminando em 11.º. A prestação do jovem Hugo no escalão de iniciados, superior ao seu, permite prever mais e melhores prestações nas próximas épocas. Daniel Ferreira, esgrimista ainda com pouca experiência competitiva, classificou-se no 19.º lugar.

Para além dos resultados alcançados nesta prova, durante a época que agora termina, os esgrimistas da Escola Desportiva de Viana conquistaram diversas medalhas em provas nacionais e internacionais. Os resultados alcançados nos diversos Campeonatos Nacionais foram os seguintes:

C.N.Iniciados 
1º lugar Individual feminino 
1º lugar equipas feminino 
3º lugar individual feminino 

C.N.Cadetes 
2º lugar individual feminino 
3º lugar individual masculino 

C.N.Juniores 
2º lugar equipas feminino 
3º lugar individual feminino 

C.N.Seniores 
1º lugar individual masculino 
2º lugar equipas feminino 
3º lugar equipas masculino 

Seguem-se agora umas merecidas férias, reiniciando-se os treinos no próximo mês de Setembro para mais uma época que se espera recheada de êxitos, medalhas e campeões e, se possível, com algumas internacionalizações à mistura. Boas férias e Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido durante a temporada.