Esgrima: Gael Santos vence Campeonato Nacional de Seniores.

O esgrimista da Escola Desportiva de Viana, Gael Santos, sagrou-se Campeão Nacional de Seniores, assegurando o terceiro título nacional conquistado, esta época, pela esgrima auri-negra. Depois da vitória de Carolina Oliveira no Nacional de Cadetes, e do triunfo colectivo no Nacional de Iniciadas (Carolina Oliveira, Helena Afonso e Ema Felgueiras), Gael Santos voltou a elevar o emblema da EDV ao lugar mais alto do pódio.

O jovem vianense iniciou a sua participação na prova mais importante da temporada com grande motivação e vontade de vencer. Na fase de qualificação ultrapassou todos os seus oponentes e passou ao quadro principal com o número 1. Na fase de eliminação, Gael Santos teve que se aplicar e jogar ao seu melhor nível para vencer o seu jovem colega de clube, e grande esperança da esgrima vianense, Tiago Lajoso, num jogo que terminou com uma diferença mínima (15/14).

Depois deste susto, o internacional português jogou determinado e confiante, vencendo com alguma naturalidade os diversos adversários que com ele se cruzaram, batendo na final o campeão em título, Álvaro Noite, por 15/6.

Os outros representantes da EDV fizeram um nacional condizente com as circunstâncias, uma vez que, após terem abandonado a foz do Lima para estudar, as condições de treino diminuíram drasticamente. José Diogo Martins classificou-se em 13.º; Tiago Lajoso conseguiu um excelente 14.º lugar; Miguel Lajoso terminou em 15.º e José Pedro Morai classificou-se no 18.º posto. Na prova colectiva, a equipa masculina que, devido a questões profissionais, não pode contar com o novo campeão nacional, terminou a competição no 7.º lugar.

Na competição colectiva feminina, a Escola Desportiva de Viana, com uma equipa formada por uma infantil, uma iniciada e duas seniores, conseguiu um magnifico terceiro lugar, vencendo o Sport Clube do Porto, que contava com a campeã nacional individual, por 45/42. Individualmente Carolina Oliveira ficou em 9.º; Rita Azevedo em 10.º; Helena Afonso foi 13.ª e Joana Correia classificou-se no 25.º lugar. Parabéns!