Discurso do Presidente da Direcção no Jantar de Aniversário da EDV.

Exº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo - Eng. José Maria Costa 
Exº Senhor Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo  - Eng Vitor Lemos 
Exº Senhor Chefe de Divisão da Câmara Municipal de Caminha – Prof. Pedro Fernandes 
Exºmos Senhores representantes das diferentes Associações 
Caros Patrocinadores, Pais, Diretores e seccionistas, equipas Técnicas e Brilhantes Atletas 

A EDV, hoje em dia, tem um projeto consolidado, organizado, transparente, sério e cada vez mais reconhecido pelos seus pares. Somos de facto uma Bandeira da Cidade, e somos cada vez mais um exemplo. 

O facto de estarmos aqui reunidos neste aniversário, enaltece aqueles que um dia tiveram a ideia de fomentar o desporto nesta cidade, incentiva os que hoje trabalham para prosseguir e serve de exemplo para os que de futuro irão continuar a nossa história. 

Apostamos, sem rodeios, numa política de formação que mobiliza em larga escala os jovens desta cidade e de toda uma grande região; conseguimos integrar neste processo os respetivos pais; apostamos numa política desportiva que aproveita ao máximo os fatores competitivos em que o clube está mais forte, mas não conseguimos, pois não dependemos de nós próprios, definir e concretizar uma política de infraestruturas, sabendo perfeitamente que ela é tão necessária e fundamental para o desenvolvimento, tanto da sua formação, como da sua competição. 

Nestes dois anos de mandato, a direção atual, conseguiu cumprir na íntegra as tarefas propostas, nomeadamente, na crescente melhoria da sua qualidade em treino, reforçando e apostando em quadros técnicos credíveis e muito válidos, fundamentais a qualquer processo formativo. E, como consequência imediata, obtivemos um aumento considerado do número de atletas/utentes em todas as modalidades, condição tão necessária para uma boa situação financeira. 

Mas como tudo na vida, nem tudo são rosas, pois o aumento de atletas em determinadas modalidades, transformam essas mesmas rosas, em letais espinhos, que comprometem todo um processo que se quer e se exige de qualidade. 

A Escola Desportiva de Viana encontra-se numa fase em que já não depende si própria. Cresceu até aos seus limites. A qualidade dos seus serviços começa a ser posta em causa, não pelas suas boas ou más práticas, não pelos seus diferentes agentes desportivos, mas sim pelo espaço físico onde se desenrolam. É humanamente impossível sobreviver mais tempo em tão curtos e limitados espaços de treino. Os nossos atletas continuam a ser e são superatletas, pois continuam a precisar de ser muito melhores que os outros para obter o mesmo nível de resultados, os nossos treinadores inventam diariamente tarefas e treinos, os nossos diretores já não aguentam mais tanta pressão. O nosso modelo está no limite do razoável. 

No entanto, a nossa paixão aumenta em função dos obstáculos que se encontram ao longo do nosso percurso. 

Não desistimos, e procuramos constantemente novas soluções e ou direções. 

O estabelecimento de parcerias estratégicas, nesta área fundamental das infraestruturas, onde a autarquia se destaca como parceiro fundamental, é hoje um procedimento incontornável e claramente aconselhável a fim de, conjugando os vários interesses, viabilizar financeira e qualitativamente a EDV. 

A estratégia de ontem foi o que nos possibilitou sobreviver até agora, mas uma nova estratégia deve ser criada se quisermos garantir a nossa sobrevivência no futuro.

Há cerca de um ano atrás, no meu primeiro discurso oficial, se bem se lembram, referi que “uma política desportiva autárquica deveria compreender e fornecer três tipos de apoio, totalmente complementares:

- Apoio à atividade de formação dos clubes; 
- Apoio ao desporto de competição 
- Apoio ao desenvolvimento das infraestruturas desportivas próprias. 

“ Reforcei dizendo que investir num destes apoios sem a totalidade dos outros, arriscava-se a não dar em nada. 

A pior decisão é a indecisão. 

Se não arriscarmos na vida, já decidimos que não queremos crescer mais. E isso, sem dúvida, é o princípio do nosso fim. 

Temos fé que o nosso trabalho vai ser recompensado. Acreditamos que sim! Até lá, a nossa luta continuará a traduzir-se na crença, no sacrifício e, principalmente, no empenho que poremos na ajuda que nos vier a ser atribuída, para que, num futuro próximo, nos possamos empenhar mais, numa tarefa que tão bem sabemos fazer, trabalhar em prol dos jovens em formação e melhorar a sua prática desportiva. 

Estamos preparados para sermos merecedores dessa confiança e desse apoio. 

Aprendi que o responsável pela concretização de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão e os nossos objetivos estão perfeitamente definidos e balizados. 

Nós trabalhamos para a Excelência. Nós somos o que fazemos, repetidas vezes, repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito, tem de se tornar um hábito. 

Grandes resultados, como os conseguidos nesta época desportiva, requerem grandes ambições. Os Campeões não são feitos nem surgem apenas e só, dos treinos e ou das competições. Os Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si - um desejo, uma visão, um sonho. 

A concretização de um sonho vem sempre acompanhado pela presença de pessoas marcantes... Todas nós…. E os nossos Sonhos são as respostas de hoje às perguntas do amanhã… 

Nós somos um Clube para uma Cidade, nós somos Escola Desportiva de Viana. 

Rui Jorge Martins Silva
Presidente da Direcção