EDV anuncia constituição de um Departamento Médico.

A Escola Desportiva de Viana possui, desde Janeiro, um Departamento Médico-Desportivo, constituído pelo Dr. Rui Escaleira, pós-graduado em Medicina Desportiva e interno complementar de Cirurgia Geral.

O Departamento Médico da EDV foi criado com o objectivo de promover a saúde no seio de uma população de jovens atletas que, encontrando-se sob o stress inerente à actividade desportiva e competitiva, necessitam de vigilância médica diferenciada, constante e acessível.

A promoção da saúde, neste contexto, orienta-se fundamentalmente sob três eixos: exames médico-desportivos (no eixo da prevenção), diagnóstico e orientação terapêutica de lesões (no eixo do tratamento) e educação para a saúde (nos eixos da prevenção e do tratamento) nomeadamente através da realização de palestras e sessões de esclarecimento.

No âmbito deste projecto estabeleceu-se um protocolo com a clínica “Corpus Sanum”, cujo proprietário é o fisioterapeuta Rui Lago. Este protocolo não acarretou qualquer encargo financeiro para a Escola Desportiva de Viana, sendo que, em caso de lesão, será sempre aconselhado o acompanhamento do atleta por parte deste profissional de saúde.

A Escola Desportiva de Viana espera, desta forma, colmatar uma lacuna que há muitos anos era sentida pelos seus praticantes, nomeadamente ao nível do acompanhamento médico e da prevenção de lesões.

Nota: Todas as consultas pretendidas no âmbito do protocolo com a clínica “Corpus Sanum” deverão ser requeridas junto dos responsáveis pela secção, ou através dos respectivos treinadores, que por sua vez farão chegar a requisição a quem de direito.

______________________________________________________________________________________________