Gael Santos em busca do sonho Olímpico.

A excelente participação do edevista Gael Santos no Campeonato do Mundo de Esgrima no escalão de seniores, terminou com com uma escalada significativa no Ranking Mundial e com a atribuição do estatuto de Atleta de Alto Rendimento, Nível A.

O vianense iniciou o Mundial com quatro vitórias na sua poule de qualificação, duas das quais contra esgrimistas do Top 100 Mundial, o que lhe permitiu a passagem directa à fase de eliminação.

No apuramento para a quadro principal, Gael Santos eliminou o Turco Babaoglu, número 123 do mundo e conseguiu assim entrar no lote restrito de esgrimistas que pontuaram para o ranking mundial - só pontuam os esgrimistas que chegam aos quadros principais das competições internacionais.

No quadro principal, Gael Santos defrontou o russo Rigine, número 23 do mundo, e conseguiu entrar a vencer (6/5 no primeiro tempo). O russo equilibrou o jogo no segundo tempo (9/11) obrigando o vianense a arriscar mais no fim do encontro. A vitória acabaria por sorrir ao seu adversário por 15/11.

A participação do esgrimista da EDV no Campeonato do Mundo tinha vários objectivos. O primeiro era readquirir o estatuto de Atleta de Alto Rendimento, o que conseguiu, atingindo mesmo o nível mais elevado, o nível A. O segundo era o de pontuar para o ranking mundial e manter-se na “corrida” para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A boa prestação desportiva do vianense permite encarar a possibilidade de qualificação olímpica através da participação na prova de qualificação Europeia. Gael Santos terminou a prova no 47º lugar, feito que lhe permitiu subir 75 posições na tabela mundial. O esgrimista ocupa agora o 126º posto.

______________________________________________________________________________________________