EDV - Patinagem Artística

É habitual que os meses de Dezembro e Janeiro sejam caracterizados pela ausência de competição. Como consequência disto agendam, na sua maioria, os clubes de patinagem a organização dos seus festivais. Serve isto de propósito para que os clubes motivem os seus atletas em situações com contornos mais lúdicos e brindem também os familiares com momentos de diversão e convívio.

Foi, pois, neste âmbito, que já vos dei conhecimento de eventos em que participámos, e que aproveito para divulgar a nossa participação em mais dois festivais. São eles: o 4º festival do C.N.C. de Paredes de Coura e o 10º festival do G.N.A. de Fafe.

Em Paredes de Coura, com uma temperatura mais agradável relativamente à gala da APMInho, estivemos presentes no dia 8 de Janeiro de 2011. Apresentámos um esquema de grupo, “we don´t speak americano”, com 12 atletas, que não os mesmos do esquema “Fame” dos festivais anteriores, já que a maioria se manteve mas, houve alteração, já prevista, em dois atletas. Estiveram presentes todos os clubes da APMinho, com os esquemas habituais. A maior inovação veio do clube da casa. Foram os atletas acompanhados pelos treinadores Américo e Joana. Estivemos a um nível razoável. Foi uma noite agradável.

No dia 15 de Janeiro, em Fafe, e no Pavilhão Multiusos da cidade que é dotado de um excelente piso e de condições excelentes para todos quantos lá estiveram – atletas e público. Como se aguardava, até a técnica Dores fez questão de se deslocar a título pessoal, o festival foi um êxito. Tudo estava e esteve organizado a rigor. Houve animação, surpresas, cor e alegria, muita alegria. Estiveram presentes 17 grupos, em que foram executadas 27 actuações, uma individual, duas de pares e as restantes de grupo.

O nível foi elevado e em crescendo, já que houve uma programação que manifestamente reservou para a parte final os momentos mais espectaculares. Destes constaram três exibições: o esquema “Motards” do GNA-Fafe, o esquema “Incas” da AGPA-JP de Gondomar e dois pares de dança do clube de Baguim. A exibição individual, a cargo de Paulo Santos, convidado especial, foi boa a nível técnico e artístico, o público em geral gostou, mas pessoalmente nem me seduziu assim tanto.

Estivemos novamente presentes, não podíamos faltar, com o esquema “We don´t speak americano”. Realizámos uma exibição mais segura e mais conseguida que em Paredes de Coura. Foram os atletas brindados com uma merecida ovação.

Foi uma jornada de animação, mas também de observação e aprendizagem para os nossos atletas.

Quer os técnicos quer os seccionistas aproveitaram para trocar opiniões com outros clubes e assim retirarem ideias para futuros eventos. Estamos ansiosos por organizar actividades sob a égide da EDV. Em breve daremos notícias. Foram os atletas acompanhados por todos os técnicos: Américo, Dores e Joana.

Foi uma caravana edvista cansada, mas contente e satisfeita, aquela que regressou, bastante tarde, da pequena mas acolhedora cidade de Fafe.










O seccionista: Basílio Barbosa