Uma das competições constantes do mapa da Federação Portuguesa de Natação é a do Melhor Fundista Nacional, para a categoria de Infantis que resulta da soma da pontuação de duas provas de fundo, 400 e 800 livres para os femininos e 400 e 1500 livres para os masculinos.
Na presente época, por motivo de um erro da Associação de Natação do Minho (ANMinho), os resultados efectivos dos atletas dos clubes nela filiados não foram reconhecidos pela Federação Portuguesa de Natação, não constando, em consequência, do ranking oficial desta os atletas da EDV.
Devido ao sucedido, e para conhecimento de todos, afixaremos a listagem dos resultados devidamente rectificada no espaço existente para o efeito na Piscina Frederido Pinheiro, pois devido à sua extensão não a podemos publicar neste blog, como gostariamos.
Informamos ainda que, para minorar o sucedido, a ANMinho entregará, durante os próximos Campeonatos Zonais, aos atletas dos seus clubes que atingiram os três primeiros lugares do ranking de cada categoria, um prémio a reconhecer a sua prestação.
O atleta da EDV, Alexandre Ribas, na categoria de infantil B, alcançou o primeiro lugar do ranking, e por isso o mérito de ser efectivamente o melhor fundista nacional da sua categoria, numa competição que visa estimular o melhor da formação. Parabéns ao atleta e a todos que com ele trabalham diariamente.