EDV Esgrima / EDV é Campeã Nacional de Cadetes


A Escola Desportiva de Viana revalidou o seu título de campeã nacional de cadetes ao qual ainda juntou o título nacional individual através do seu esgrimista Diogo Martins.
Realizou-se, em Sintra, o Campeonato Nacional de Cadetes Equipas e Individual), no qual a EDV se fez representar com uma equipa e cinco esgrimistas.
Na competição por equipas, a EDV (Diogo Martins, Miguel Lajoso, Xavier Saldarriaga e Pedro Morais) iniciou a competição eliminando a equipa B do Ginásio Clube Português por um claro 45/3. Na meia-final, a equipa vianense defrontou o clube de Espinho Nova Semente que conseguiu equilibrar o jogo na fase inicial, mas acabou por ser eliminada pela EDV por 45/27. A final foi disputada com a forte equipa Lisboeta da Academia João Gomes e o equilíbrio foi a nota dominante. A EDV esteve a vencer por 5/0 mas os Lisboetas equilibraram a 10/9. Os vianenses estiveram a vencer por 15710 Mas uma vez mais os Lisboetas equilibraram a 24/24. Na fase final parecia que os vianenses tinham o jogo controlado mas (chegaram a 40/35) mas uma entrada muito forte do internacional António Silva quase surpreendia Diogo Martins que teve de se aplicar e jogar ao seu melhor nível para vencer pela margem mínima de 44/43, possibilitando assim à EDV sagrar-se, uma vez mais, campeã nacional de cadetes.

Diogo Martins junta título individual ao título por equipas.

Na prova individual, os vianenses demonstraram o seu nível elevado que permite a dois cadetes, Diogo Martins e Miguel Lajoso, integrar o lote alargado de participantes Portugueses na Taça do Mundo de Viana do Castelo que se realizará no próximo dia 20. Estes dois vianenses disputaram o nacional individual que contou ainda com a participação de Xavier Saldarriaga, Pedro Morais e Tiago Lajoso. Diogo Martins, Miguel Lajoso eram os dois grandes candidatos ao título, aos quais se juntava o Lisboeta António Silva. O decorrer da competição confirmou este favoritismo e nas meias-finais Lajoso teve que defrontar Silva. O vianense iniciou o jogo permitindo algum ascendente do lisboeta mas conseguiu equilibrar na fase final. No entanto acabaria por ser eliminado por 13/15. Se Lajoso não conseguiu vencer o Lisboeta, Diogo Martins acabaria por conseguir. Num jogo que teve uma longa fase inicial com seis minutos de pouca intensidade, pois houve um grande cuidado e pouco risco assumido, nos últimos três minutos Diogo Martins efectuou uma alteração táctica e arriscou muito conseguindo uma significativa vantagem que lhe permitiu gerir o jogo até ao final sagrando-se campeão nacional de cadetes.
Miguel Lajoso foi terceiro, Xavier Saldarriaga alcançou o 13.º lugar, Pedro Morais classificou-se em 19.º e Tiago Lajoso terminou em 24.º
Parabéns!
A secção de Esgrima.