A Escola Desportiva de Viana organizou, no dia 6 de Março, a primeira etapa da XI edição do Circuito Ticha Penicheiro, que juntou, no Pavilhão Municipal de Monserrate, cerca de 125 jovens praticantes de basquetebol, todas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.
O evento, que já tem uma longa tradição na cidade da foz do Lima, juntou 12 clubes provenientes de seis associações distintas: ED Viana, BC Limiense e CP Lanheses (de Viana do Castelo); ATC e Vitória SC (de Braga), SC Coimbrões, Juvemaia, CD José Régio e EB 2,3 de Sande (do Porto); Illiabum e Esgueira (de Aveiro); Diogo Cão (de Vila Real).
Entre as 10h e as 17h, as jovens atletas tiveram a oportunidade de disputar diversos encontros entre si e de ultrapassar um pequeno circuito lúdico, preparado para testar a agilidade e a velocidade individual de cada uma das participantes. No intervalo do almoço, todas deram um pezinho de dança que muito alegrou as meninas.
O almoço foi servido na cantina da Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, que mais uma vez teve a amabilidade de ceder as suas instalações, proporcionando condições para que fosse preparada uma refeição capaz de revigorar a energia das pequenas basquetebolistas.
No final do torneio, todas as equipas levaram para casa uma pequeno e tradicional “cabeçudo” produzido pelos utentes da APPACDM, e a todas as atletas foram entregues recordações de Viana. Devido à proximidade do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), e em jeito de homenagem, todas as meninas foram presenteadas com um cravo.
O Circuito Ticha Penicheiro homenageia a mais bem-sucedida basquetebolista portuguesa de todos os tempos, que durante vários anos jogou na WNBA, onde bateu recordes no capítulo das assistências.

O associativismo e a colaboração desinteressada ainda desempenha um grande papel na construção das sociedades, e este evento é a prova disso mesmo.