Esgrima: EDV organiza e vence Campeonato Nacional de Iniciados.

A Escola Desportiva de Viana organizou, no passado fim-de-semana, o Campeonato Nacional de Esgrima, no escalão de Iniciados. A prova, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi bastante elogiada por intervenientes e acompanhantes, que se revelaram maravilhados com a beleza do local e da cidade. O evento realizou-se no âmbito das comemorações do 38º aniversário do clube, e a cereja no topo do bolo foi colocada pela equipa feminina, composta por Carolina Oliveira, Ema Felgueiras e Helena Afonso, que não só revalidaram o título nacional colectivo, como lhe juntaram o individual, conseguido pela primeira das três.

As edevistas, que defendiam o título nacional colectivo, entraram muito determinadas, conseguindo chegar à final com alguma naturalidade. No derradeiro desafio, disputado com a Academia de Esgrima João Gomes, as vianenses estiveram a perder durante grande parte do encontro, mas conseguiram dar a volta nos minutos decisivos. A atleta Ema Felgueiras fez o que lhe foi pedido, Helena Afonso, limitada por uma lesão, conseguiu, com algum sofrimento, entregar o encontro a apenas dois toques de distância, e a campeã nacional individual, Carolina Oliveira, operou uma reviravolta fantástica, acabando por consolidar o resultado e dar a vitória à sua equipa.


Na competição individual, que se disputou no sábado, Carolina Oliveira esteve imparável, vencendo tudo e todas, revelando-se a justa Campeã Nacional de Iniciadas. Helena Afonso, apesar de queixosa devido a lesão, conseguiu, ainda assim, entrar na disputa da prova, acabando por se classificar na 3ª posição. Ema Felgueiras fez uma prova de bom nível para a sua reduzida experiência competitiva, chegando ao quadro principal, acabando por se classificar no 15º lugar. 

No sector masculino, Hugo Fernandes classificou-se no 17º lugar, Danilo Costa foi 19º, Afonso Viana 27º, Rui Araújo 28º, Duarte Viana 32º, Afonso Silva 34º e Pedro Ferreira 35º. Na competição por equipas a Escola Desportiva de Viana apresentou duas equipas, sendo que a primeira, formada por Danilo Costa, Afonso Viana e Hugo Fernandes obteve a 6ª posição, enquanto que o conjunto constituído por Rui Araújo, Duarte Viana e Afonso Silva, todos eles ainda muito jovens, conseguiram o "brilharete" de vencer uma das equipas do Ginásio Clube Português, terminando num honroso 7º lugar.

Estão de parabéns todos os atletas do clube auri-negro, mas também os seus treinadores e seccionistas, não só pelos resultados obtidos, mas principalmente pelo desportivismo, atitude e capacidade organizativa demonstradas. A EDV é uma referência nacional da esgrima e estamos convictos de que assim continuará durante muitos e muitos anos.