A Escola Desportiva de Viana participou no Torneio Carlos Batista, prova que homenageou o antigo dirigente do Sport Club do Porto e reuniu cerca de 100 esgrimistas. Os atletas auri-negros estiveram em grande destaque, conseguindo amealhar cinco medalhas, graças ao esforço dos jovens Afonso Viana, Catarina Afonso, Diogo Martins, Helena Afonso e Tiago Lajoso.
Na prova aberta, que contou com 43 participantes, Diogo Martins e Tiago Lajoso conseguiram subir ao pódio, classificando-se ambos na 3ª posição, tendo sido batidos apenas pelo antigo campeão europeu Álvaro Monteiro e pelo internacional júnior Rui Costa. Na mesma prova, no sector feminino, Helena Afonso terminou no 2º lugar e, Catarina Afonso, antiga campeã nacional que regressou recentemente à competição, obteve o 3º posto, lugar conquistado também por Flavie Monjon. Leonardo Costa classificou-se em 17.º e Rui Amorim terminou em 27.º
Na prova infantil a EDV conseguiu mais um brilharete, graças ao jovem Afonso Viana que terminou no 3.º lugar. O edevista superou a grande surpresa da competição, Marta Caride, com quem tinha perdido na fase de qualificação, tendo sido depois eliminado pela experiente Luísa Mendes, vencedora da final nacional na época passada. Hugo Fernandes classificou-se em 13.º e Daniel Ferreira, que se estreou nesta prova, terminou em 22.º. Nos benjamins participaram Carolina Menezes, João Martins e Marlon Alves, tendo todos obtido vitórias em assaltos, o que deixa boas perspectivas em relação ao futuro.
Acima de tudo assistiu-se a uma jornada de confraternização e boa disposição por parte de atletas, técnicos e dirigentes. Esta foi mais uma excelente prestação da esgrima auri-negra, que continua a ser uma das principais formações do nosso país. Parabéns a todos.