Carolina Oliveira, esgrimista da Escola Desportiva de Viana, estreou-se no circuito europeu de cadetes, na prova que na passada semana de disputou em Manchester, na Inglaterra. A atleta lusa conseguiu chegar ao quadro principal da competição, pontuando assim para o ranking europeu de cadetes.
A edevista, que ainda é iniciada, esteve muito bem na fase de qualificação, vencendo três jogos, numa poule que integrou duas esgrimistas que chegaram aos oitavos-de-final da competição. A prestação da jovem auri-negra permitiu-lhe o apuramento para o quadro principal, no qual viria a ser eliminada pela canadiana Ariane Bilodeau, esgrimista com grande experiência nestas andanças.
Feitas as contas, a portuguesa Carolina Oliveira classificou-se no 42.º lugar, num total de 83 participantes que representaram 17 países do velho continente. Com esta prestação, a internacional portuguesa conseguiu pontuar para o ranking europeu de cadetes, ocupando agora o lugar número 167, entre as mais de 400 esgrimistas que integram esta classificação. A posição da vianense deverá, contudo, ser avaliada tendo em conta que se trata ainda de uma atleta iniciada, o que comprova o seu imenso potencial, que se confirmará, certamente, se conseguir competir com regularidade no circuito europeu de esgrima.
A nível nacional, a edevista já demonstrou o seu valor, tendo ganho, no ano passado, o Campeonato Nacional de Cadetes.
A próxima participação da vianense será no torneio espanhol de juniores, que se disputará em Nigran, no dia 19 de Outubro. A Escola Desportiva de Viana participará nesta competição com as suas equipas masculinas e femininas, tendo como referência o 3.º lugar alcançado por Miguel Lajoso, na última edição desta prova.