Mensagem do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da EDV.

Caros associados e em particular caros atletas da Escola Desportiva de Viana,

Estamos de novo em actividade, retomando o ritmo de treino que a grande maioria já ansiava, terminadas que foram as férias do verão e se reiniciou a vida escolar. Espero que o ano anterior tenha sido, neste domínio, de sucesso para os atletas da EDV, condição indispensável para dar sentido ao complemento de lazer que é a práctica desportiva, e que não pode sacrificar a construção de um futuro que se deseja estável e sustentado, numa habilitação profissional de qualidade. Estudo e ... desporto! 

Uma palavra para o empenho dos atletas na época passada, do contributo esforçado dos dirigentes das secções sem os quais nada se faria, o relevo para os que obtiveram resultados de excepção, sejam recordes nacionais, sejam títulos de campeão nacional - o que muito honra a colectividade a que todos pertencemos. Parabéns! 

A época que agora se inicia decorrerá certamente sob o espectro das dificuldades que todos, na sociedade em geral, de algum modo sentimos. Este facto determinará seguramente uma readaptação às circunstâncias e a procura de novas soluções e modelos que permitam concretizar e manter vivo o projecto social e desportivo da EDV. E todos seremos chamados para dar o nosso contributo! 

Os membros dos corpos gerentes, Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, estarão certamente atentos e procurarão novas soluções que permitam a independência e a estabilidade financeira da EDV. As Secções procurarão reforçar a sua capacidade competitiva e simultaneamente gerar a receita indispensável à prossecução do seu projecto desportivo. Os atletas, estou certo, compreenderão que terão que justificar pelo seu empenho e dedicação o esforço que vai ser feito para garantir o seu direito à práctica desportiva, e os seus pais terão que compreender que, apesar da crise, deverão estar mais disponíveis para apoiar e para minorar as despesas que a actividade desportiva dos seus filhos exige. Todos teremos de contribuir! 

Devo salientar que o apelo à solidariedade da Autarquia, parceiro indispensável à vida da EDV, foi compreendido, e neste momento importa realçar a seriedade e lealdade entre instituições que permitiu que , ainda que com pequenas afinações a concretizar, a época desportiva se iniciasse na maior normalidade possível, mobilizando os espaços desportivos indispensáveis à boa práctica desportiva e também, porque não dizê-lo, à capacidade de, por si só, a EDV gerar a sua própria receita, condição cada vez mais determinante para assegurar o futuro das colectividades. 

Estamos prontos! 

Uma palavra, talvez um pouco pessoal, mas para um dos nossos, treinador da EDV e Selecionador Nacional de Hoquei em Patins. Seguramente a sua tristeza foi sentida e partilhada por muitos de nós, foi imerecida, mas esta é a dimensão superior do desporto isento. É preciso lutar até ao fim e por vezes ter...sorte. Mas que a sua coragem de romper com o passado e de não perder a perspectiva de que importa construir o futuro, preparando o caminho necessário, seja um exemplo para todos nós! 

Um abraço solidário. 

Vamos ao trabalho!

Viana do Castelo, 26 de Setembro de 2012

Alberto Midões 
Presidente da Mesa da Assembleia Geral
da Escola Desportiva de Viana
___________________________________________________________________________26-09-2012_________