O vianense Gael Santos, esgrimista da Escola Desportiva de Viana, terminou, há momentos, no 3º lugar, a etapa europeia de qualificação olímpica, que este sábado se realizou em Bratislava. O edevista teve um desempenho fantástico, ficando apenas a uma vitória de conseguir um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres.
Em Bratislava, 18 dos melhores esgrimistas da actualidade jogaram com o seu florete uma presença nos Jogos Olímpicos de Londres. O prémio era apetecível, mas difícil de alcançar, uma vez que apenas os finalistas da prova se qualificariam para o maior evento desportivo do planeta.
A fase de grupos nem decorreu da melhor forma para o jovem vianense. Uma derrota no primeiro jogo complicou as contas do acesso à 2ª fase, que viria a ser garantido nos dois desafios seguintes. Com o avançar da competição, o português foi ganhando confiança e entrou nas eliminatórias disposto a derrubar todos os adversários que lhe aparecessem pela frente.
Nos oitavos de final, Gael Santos afastou o Dinamarquês Filip Kill, vencendo por 15/6. Nos quartos de final, a vítima foi o Húngaro Robert Gatai, que cedeu por 15/10. O português acabaria por tombar aos pés do Romeno Raru Daraban que, até então, não havia perdido um único jogo nesta fase de apuramento.
Apesar de não ter conseguido o apuramento olímpico, o esgrimista da Escola Desportiva de Viana tem todos os motivos para se sentir orgulhoso. A forma como se preparou, encarou os desafios e enfrentou as dificuldades são dignas de um grande campeão. A Escola Desportiva de Viana não pode deixar de felicitar o atleta e todos aqueles que escreveram mais uma bonita página do desporto em Viana do Castelo.
___________________________________________________________________________20-04-2012_________