EDV- Esgrima



EDV vence quatro medalhas na Final Nacional
Helena Afonso, Diogo Martins, Carolina Oliveira e Tiago Lajoso conseguiram subir ao pódio nas Finais Nacionais de Esgrima que se realizaram em Lisboa.
Helena Afonso brilha entre os Benjamins.
Helena Afonso foi a primeira Vianense a entrar em competição (disputou a prova de Benjamins) e esteve em muito bom plano ao superiorizar-se aos trinta e seis jovens em competição. No mesmo dia a jovem Helena participou ainda na prova de Infantis conseguindo o 9.º lugar após vencer dois jogos na fase de qualificação. Com esta classificação a vianense certamente entrará no TOP TEN nacional de Infantis. No último dia de competições a vianense jogou com as Iniciadas terminando em 16.º lugar.






Carolina Oliveira arrecada mais uma medalha.
Na prova de Iniciadas a EDV conseguiu mais uma medalha, desta feita através de Carolina Oliveira que conseguiu um excelente 3.º Lugar. A Edvista venceu três jogos na fase de qualificação passando à fase de eliminação com o número 7. Na fase de eliminação venceu Francisca Guimarães por um claro 15/1 e seguidamente a número 6 nacional Margarida Ravara por 15/5. No jogo para a final a vianense perdeu com a esgrimista número 4 nacional, Beatriz Mateus, terminando a prova com a medalha de bronze. No dia anterior Carolina Oliveira jogou a prova de Infantis na qual aspirava à vitória. Uma derrota na fase de qualificação e a derrota por 9/10 nas meias-finais, fruto de algum excesso de confiança quando estava a vencer por 9/3, impediu a vianense de discutir a vitória terminando em 6.º lugar. Apesar desta prestação menos conseguida, Carolina Oliveira mantém o número 2 do ranking nacional de Infantis.

Tiago Lajoso medalhado nos Iniciados.
Outra participação de muito bom nível foi a protagonizada por Tiago Lajoso que conseguiu na prova de Iniciados eliminar o número 1 nacional e classificar-se em 3.º lugar. Tiago partia para esta competição com o número 8 nacional mas evidenciou todas as suas potencialidades que brevemente o colocarão entre os melhores Portugueses. Na fase de qualificação o vianense somente foi derrotado por Rui Costa, esgrimista que já foi campeão Nacional, pela diferença mínima, 4/5. Entrou no quadro de eliminação com o número 5 e iniciou uma notável ascensão que culminou coma eliminação do número 1 nacional Tomás Vasconcelos por 15/7. Após esta vitória, a fadiga e a descompressão impediram o vianense de chegar à final terminando num brilhante 3.º lugar. Nesta competição o outro representante da EDV, Leonardo Costa, classificou-se em 27.º lugar.

Diogo Martins com mais uma medalha de prata.
Finalmente na prova de Cadetes masculinos Diogo Martins conseguiu o 2.º lugar. Quando tudo parecia encaminhado para que o vianense vencesse a competição, esteve a vencer na final por 10/6, uma alteração tática sem grande explicação determinou a derrota por 11/15 e o consequente segundo lugar. Na mesma competição Pedro Morais, que teve um início muito promissor, classificou-se em 18.º.






A secção de Esgrima.