EDV - Esgrima / Primeira Prova, Primeiras Medalhas

A secção de esgrima da EDViana participou na primeira competição nacional de juniores na qual, apesar de os seus esgrimistas ainda não estarem na sua máxima forma, arrecadou duas medalhas.

O planeamento da época desportiva dos esgrimistas juniores da Escola Desportiva de Viana aponta para um aumento do ritmo competitivo no mês de Novembro, durando o qual deverão disputar duas etapas do circuito mundial, uma no Luxemburgo e outra em Bratislava. Com vista a estas participações internacionais, a preparação comporta provas nacionais com o objectivo de aumentar a sua competitividade. A primeira prova disputou-se no complexo desportivo da Anadia que irá funcionar como centro de alto rendimento da esgrima, do ciclismo, do Judo e da Ginástica.

Na prova masculina João Queirós classificou-se em terceiro lugar, sendo somente ultrapassado pelo campeão nacional Pedro Macedo do Ginásio Clube Português e pelo internacional brasileiro Erik Dornelles que acabaria por vencer a competição. Na prova feminina Catarina Afonso terminou também no pódio, classificando-se em terceiro lugar, sendo somente suplantada pelas esgrimistas Lisboetas Júlia Moreira e Lucília Mendes. Estes dois vianenses vão agora competir em algumas competições de seniores para preparar a sua participação no Circuito Mundial de juniores no próximo mês de Novembro. Mais dois juniores participaram nesta competição, Miguel Lajoso e Rita Azevedo, que foram eliminados pelos seus colegas de clube medalhados, terminando respectivamente em oitavo e em sexto. Nesta prova participou ainda a cadete Diogo Martins, que tem fortes perspectivas de competir no Circuito Europeu de Cadetes, tendo uma vez mais demonstrado grande competitividade, perdendo na fase eliminatória com o seu colega de clube Miguel Lajoso por 13/15, terminando em nono lugar.

A secção de Esgrima.