A intervenção da Presidente da direcção no Jantar de Aniversário da EDV

Em nome da direcção da Escola Desportiva de Viana desejo às entidades, às associações e clubes convidados, sócios, atletas, treinadores, pais, a todos os presentes, uma excelente noite.

Vou terminar a minha intervenção de hoje com uma boa notícia, entretanto:

Espero sinceramente que possam, de coração aberto e mente limpa, apreciar esta oportunidade rara de estarmos todos no mesmo espaço para confraternizar e para partilhar a nossa alegria e a daqueles que destacamos do nosso seio
. pelo tempo de associados,
. pelo percurso que realizaram no exercício de funções directivas,
. pela conciliação de excelência escolar com a prática desportiva,
.pelos resultados desportivos alcançados a nível nacional,
.pela ligação à Escola e sucesso alcançado a nível desportivo e profissional .

Em nenhum momento ao relevar publicamente estas pessoas a direcção da EDV pretende minimizar o trabalho realizado por outros.
Reconhecemos e dizemo-lo repetidamente que a existência da escola ao longo deste tempo é resultado do trabalho diário de muitos que desinteressadamente, num exercício de boa vontade contribuem para que tudo funcione, para que se construam momentos e memórias , para que se alicercem princípios de vida, tudo isto, extraordinário, canalizado através da prática desportiva como o pensaram, certamente, os nossos fundadores.

É impossível referir todos aqueles que se destacam na EDV, todos aqueles que considero especialmente empenhados, até porque ao contrário do que seria de esperar, são muitos os que em benefício da EDV exemplificam, tocam, motivam e nos fazem andar, mas de algum modo e em algum momento específico no futuro direi os seus nomes, não porque essas pessoas o esperem mas porque o entendo como devido e justo.

Uma das constatações desta direcção que vai fazer dois anos de mandato é que a EDV é GRANDE!

Em números relativos à época anterior, praticamos sete modalidades desportivas, e vamos ver onde elas estão. Natação, Hóquei, Basquete, Patinagem, Ginástica, Esgrima e agora o Râguebi, secção de pleno direito, cuja integração oficial ocorrerá no inicio da próxima época.
Temos ainda como actividade o campismo e o caravanismo.
1720 associados, 1016 praticantes divididos em 38 turmas e escalões, 300 atletas federados, 35 monitores e treinadores, 24 elementos dos corpos sociais, 15 deles da direcção, 23 Seccionistas, quatro carrinhas com 43 lugares no total, que percorreram 49.700Km, não contabilizando os km realizados por carros particulares nas 370 deslocações que efectuamos para torneios e campeonatos, treinamos em 9 espaços distintos, movimentamos cerca de 300.000 €.

Ainda que nos afirmemos como uma escola de formação, os resultados aparecem. Temos campeões regionais, distritais, zonais e nacionais, atletas integrados nas selecções regionais e nacionais e recordistas nacionais, isto apesar de sabermos que não trabalhamos a todos os níveis com as condições ideais, mas com as que podemos ter e pagar.

Já nos perguntaram muitas vezes qual o sonho que temos para a EDV e nós vamos desiludindo com a nossa resposta de todas as vezes quando dizemos que o nosso sonho é que a EDV continue a ser quem é e a fazer o que faz.
Vamos ouvindo que as organizações, como as pessoas, têm um tempo de vida. Nascem e morrem. Nós entendemos que não.
Enquanto direcção, temos o privilégio de, durante três anos, dirigir o destino de uma entidade de acordo com a nossa visão das pessoas e das coisas, do mundo. É um privilégio e uma responsabilidade enorme que repartimos com os que nos antecederam e que, naturalmente, outros, nos meados do próximo ano, partilharão connosco.
Uma organização que trabalha o seu dia-a-dia, que partilha as suas vivências, que se adapta, que se abre à comunidade, que se renova nas pessoas, nas ideias e nos objectivos só pode crescer e perdurar no tempo.
Assim, posso terminar com a boa notícia que a EDV, com 34 anos, está bem viva, confiante e recomenda-se.
Obrigada.
Isabel Lima (Presidente da Direcção)