Crónicas Técnicas / A competência percebida e objectivos de realização em Natação Pura Desportiva: Importância dos pais e treinadores nos escalões de formação, por João Ribeiro.
A Natação Pura Desportiva (NPD) representa, para os jovens nadadores, uma experiência social onde não estão apenas envolvidos os atletas, mas também um número elevado de agentes (treinadores, pais, dirigentes, espectadores, juízes etc.) que apresentam um papel preponderante nas suas experiências desportivas. Do conjunto de agentes enunciados os pais e treinadores são aqueles que revelam um papel mais activo na experiencia desportiva dos nadadores, quer seja ao nível das atitudes, valores, perspectivas e comportamentos face à natação, quer seja ao nível do seu índice motivacional. É este grau de motivação que poderá explicar o facto de uns atletas se esforçarem mais ou serem mais competitivos do que outros bem como explicar o abandono da prática desportiva ou a sua continuidade. De entre os inúmeros motivos que podem ser apresentados pelos nadadores, a procura de se sentirem competentes assume capital importância na motivação para a prática desportiva. Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças e jovens privilegiam diferentes fontes de informação para julgar a sua competência contudo, é de salientar que nos escalões mais jovens, o principal referencial de avaliação é realizado através da apreciação e feedback dos pais e treinador. Assim, através dos comentários, recompensas e expectativas explícitas, pais e treinador estruturam a percepção do sucesso e insucesso do atleta. Um exemplo característico é a primeira pergunta que os pais colocam aos filhos quando eles chegam de uma competição “Ganhaste?”, transmitindo-lhe claramente aquilo que realmente é mais importante e considerado como factor de sucesso. Entramos assim numa campo de grande importância que se relaciona com a “responsabilidade” (principalmente nos escalões mais baixos de formação) que pais e treinadores têm em promover o direito ao sucesso, isto é, o direito à satisfação que resulta de conseguir determinado objectivo que não passa necessariamente por um padrão de rendimento absoluto de comparação com os outros (exemplo do resultado: vitória na competição), apenas permitindo a sensação de sucesso a um grupo muito restrito, mas que poderá estar relacionado com padrões individuais adequados à idade, à experiência competitiva, habilidade ou aptidão de cada atleta (exemplo do aperfeiçoamento da técnica de nado, melhoria da prestação anterior, do recorde pessoal, do esforço na tarefa, obtenção de um TAC etc.). Deste modo, a percepção de sucesso e insucesso poderá divergir dependendo do tipo de objectivos estabelecidos pelo treinador para cada situação e atleta. Contudo, é neste contexto, que muitas vezes os treinadores se deparam com a dificuldade de gestão dos objectivos estabelecidos por si em oposição às expectativas e objectivos (frequentemente apenas orientados para o resultado) dos pais. A título de exemplo, uma competição que acabe numa fraca classificação poderá, apesar disso, ser alvo de grande satisfação e percepção de competência para um nadador, se o objectivo acordado com treinador consistir na melhoria de um padrão pessoal de rendimento, ou de grande frustração e desmotivação se, no momento da avaliação parental, apenas a importância da vitória estiver explícita. É assim evidente que, nos escalões mais jovens da NPD, a acção conjugada de pais e treinadores é essencial, tornando-se mesmo determinante para participação e motivação na natação de competição bem como para uma formação desportiva de qualidade.
João Ribeiro (Treinador do Escalão de Infantis da Secção de Natação).
A Natação Pura Desportiva (NPD) representa, para os jovens nadadores, uma experiência social onde não estão apenas envolvidos os atletas, mas também um número elevado de agentes (treinadores, pais, dirigentes, espectadores, juízes etc.) que apresentam um papel preponderante nas suas experiências desportivas. Do conjunto de agentes enunciados os pais e treinadores são aqueles que revelam um papel mais activo na experiencia desportiva dos nadadores, quer seja ao nível das atitudes, valores, perspectivas e comportamentos face à natação, quer seja ao nível do seu índice motivacional. É este grau de motivação que poderá explicar o facto de uns atletas se esforçarem mais ou serem mais competitivos do que outros bem como explicar o abandono da prática desportiva ou a sua continuidade. De entre os inúmeros motivos que podem ser apresentados pelos nadadores, a procura de se sentirem competentes assume capital importância na motivação para a prática desportiva. Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças e jovens privilegiam diferentes fontes de informação para julgar a sua competência contudo, é de salientar que nos escalões mais jovens, o principal referencial de avaliação é realizado através da apreciação e feedback dos pais e treinador. Assim, através dos comentários, recompensas e expectativas explícitas, pais e treinador estruturam a percepção do sucesso e insucesso do atleta. Um exemplo característico é a primeira pergunta que os pais colocam aos filhos quando eles chegam de uma competição “Ganhaste?”, transmitindo-lhe claramente aquilo que realmente é mais importante e considerado como factor de sucesso. Entramos assim numa campo de grande importância que se relaciona com a “responsabilidade” (principalmente nos escalões mais baixos de formação) que pais e treinadores têm em promover o direito ao sucesso, isto é, o direito à satisfação que resulta de conseguir determinado objectivo que não passa necessariamente por um padrão de rendimento absoluto de comparação com os outros (exemplo do resultado: vitória na competição), apenas permitindo a sensação de sucesso a um grupo muito restrito, mas que poderá estar relacionado com padrões individuais adequados à idade, à experiência competitiva, habilidade ou aptidão de cada atleta (exemplo do aperfeiçoamento da técnica de nado, melhoria da prestação anterior, do recorde pessoal, do esforço na tarefa, obtenção de um TAC etc.). Deste modo, a percepção de sucesso e insucesso poderá divergir dependendo do tipo de objectivos estabelecidos pelo treinador para cada situação e atleta. Contudo, é neste contexto, que muitas vezes os treinadores se deparam com a dificuldade de gestão dos objectivos estabelecidos por si em oposição às expectativas e objectivos (frequentemente apenas orientados para o resultado) dos pais. A título de exemplo, uma competição que acabe numa fraca classificação poderá, apesar disso, ser alvo de grande satisfação e percepção de competência para um nadador, se o objectivo acordado com treinador consistir na melhoria de um padrão pessoal de rendimento, ou de grande frustração e desmotivação se, no momento da avaliação parental, apenas a importância da vitória estiver explícita. É assim evidente que, nos escalões mais jovens da NPD, a acção conjugada de pais e treinadores é essencial, tornando-se mesmo determinante para participação e motivação na natação de competição bem como para uma formação desportiva de qualidade.
João Ribeiro (Treinador do Escalão de Infantis da Secção de Natação).