Crónicas Técnicas / A Musculação, um complemento da Natação e uma parte integrante da actividade física, por Valério Miranda.

A força muscular e a resistência são importantes componentes da condição física dos jovens. Existem evidências sugerindo que os jovens podem participar em programas de treino de força muscular com cargas, desde que devidamente construídos e orientados. Um programa de exercício para jovem não pode, nem deve, ser o mesmo de um adulto. Há que atender às características morfológicas, psicológicas e fisiológicas especiais do mesmo, bem como aos períodos críticos de desenvolvimento das capacidades físicas em cada uma das fases de desenvolvimento. Uma preocupação habitual com o treino de força com jovens é a potencial danificação dos discos do crescimento. A maioria destas lesões envolve técnicas de levantamentos inapropriados ou a utilização de cargas elevadas. É por isso condição sinequanon educar os jovens a treinar a força correctamente (aquecimento adequado, técnica correcta e uma gradual progressão na carga de treino) e ter por perto alguém com competências para supervisionar o treino. A probabilidade de uma lesão é possível se as orientações para o treino com jovens e regras de segurança não forem seguidas. Os objectivos dos programas de treino de força com jovens não pode ser limitado ao aumento da força muscular, mas deve também incluir o dar noções acerca do seu corpo, promover estratégias de prevenção de lesões e providenciar um programa estimulante que transmita aos mesmos uma atitude mais positiva em relação ao treino de força e ao exercício em geral.
Na “salinha” da EDV foram desenvolvidos programas de treino de força que são um complemento da natação e têm sido utilizados equipamentos de forma segura. Embora o treino de força tenha o potencial para ser agradável e constituir uma experiência valorosa, este deve ser apenas uma parte integrante de um programa de condição física completo que inclua também a parte cardiorespiratória e exercícios de flexibilidade. No microciclo temos planeado os grupos musculares a serem treinados e têm sido utilizados equipamentos (Pesos livres, elásticos e sobretudo exercícios pliométricos e calisténicos) de forma segura. A execução perfeita dos exercícios é a principal preocupação da equipa técnica para a melhoria das componentes da actividade física!

Valério Miranda
(Treinador-adjunto da equipa principal da secção de Natação)