Páginas

Basquetebol- As quatro medidas

Como noticiámos em reunião de direcção de 2 de Março do corrente, foram aprovadas quatro medidas de intervenção na secção de Basquete, motivadas pelo facto de esta direcção ter como objectivo principal a reestruturação financeira e administrativa da EDV, de maneira a terminar com o passivo e a criar uma estrutura segura que permitisse o exercício e o crescimento da actividade desportiva de uma forma sustentada.
Para tal, sempre orientada pelos princípios da transparência, rigor e bom senso e ancorada na filosofia de que a EDV é um todo ecléctico, mas um conjunto indivisível, a direcção iniciou um trabalho de discriminação e registo orçamental das secções. Assim, todas as secções apresentaram, no início da época desportiva, um orçamento reflectido que seria o espelho de um trabalho de sacrifício, entrega e mudança.
Com o decurso do tempo, e sempre que se verificava algum caso de desvio orçamental, as secções foram naturalmente adaptando a sua realidade aos objectivos que inicialmente traçaram, pelo que o tema da situação financeira da EDV tem sido um assunto recorrente em todas as reuniões de direcção.
Infelizmente, a secção de Basquete, apesar dos sucessivos alertas, não soube tomar as medidas mínimas necessárias para evitar, ou precaver, a desconformidade da sua situação financeira aos objectivos traçados, justificando deste modo a intervenção da direcção com as seguintes medidas aplicadas a quatro problemas detectados:
- À questão do sobre dimensionamento do peso dos custos imputados aos Seniores no valor global, respondeu-se com :
1ª Medida: Terminada esta época desportiva, tal categoria só existirá na próxima época se garantidamente for auto-sustentável.
- À questão do sobre dimensionamento dos custos associados à utilização das viaturas da EDV, gasóleo, respondeu-se, à semelhança da prática em outras secções:
2ª Medida: A utilização das viaturas da EDV estará sempre dependente do suporte e pagamento antecipado do gásoleo que gastarem na deslocações por outros que não a secção.
- À questão do acumulado da falta de pagamento de taxas pelos atletas da secção, à falta de implementação do determinado no início da época para todas as secções de que as taxas devem ser pagas até ao dia 8 do mês a que respeitarem, exceptuando as situações já conhecidas e concretas de incapacidade de pagamento, respondeu-se:
3ª Medida: Os atletas em situação de reiterado incumprimento de pagamento não poderão participar nos treinos e ser convocados para os jogos;
- À questão do custo em termos orçamentais do decréscimo de atletas, respondeu-se:
4ª Medida: Se necessário, adequação do valor das receitas efectivas aos custos, pelo aumento do valor das taxas.


Admitimos que, relativamente às situações concretas expostas, outras ou melhores medidas poderiam ser implementadas, mas para isso é necessário que as mesmas sejam, pelo menos, sugeridas e que atinjam o fim que se pretende.
A filosofia de que a EDV é um todo funciona quer para o bem, quer para o mal. A responsabilidade e a autonomia não podem ser dissociadas em nenhum momento. Só é possivel uma EDV forte com um trabalho de equipa a uma só voz e com a colaboração de todos pelo que, no seguimento do decidido, a direcção reunirá com os pais dos atletas.

Estamos certos que a secção de Basquete da EDV, porque recheada de pessoas capazes, trabalhadoras e dinâmicas, saberá implementar, com serenidade, as medidas que foram determinadas, contribuindo assim para o cumprimento dos objectivos a que se propôs.
A direcção.